Infra - Exchange Server

Configurando a funcionalidade de Back Pressure no Exchange Server 2007

Neste tutorial mostraremos como gerenciar a funcionalida de de back pressure no Exchange Server 2007.

por Anderson Patricio



Overview

Neste tutorial vamos mostrar o que é o Back Pressure feature do Exchange Server 2007, esta funcionalidade existe apenas em dois papéis do Exchange Server 2007, que são o Hub Transport e o Edge Transport, ela monitora a utilização do servidor e associa níveis que podem ser Normal, Médio e Alto de utilização. Conforme o nível o Exchange Server 2007, se o nível de utilização estiver médio apenas as mensagens autenticadas serão aceitas até o nível voltar ao padrão normal, mensagens de internet serão descartadas, se tivermos um nível Alto o servidor não aceitará nenhuma nova conexão e trabalhará apenas nas existentes em ordem de entregar antes de uma parada do servidor devido aos altos níveis de utilização.

Okay, mas o que o Back Pressure monitora? Aqui está a lista do que é monitorado:

  • Espaço livre em disco onde reside a base de dados do message queue
  • Espaço livre em disco onde reside os arquivos de log do message queue
  • Memória utilizada pelo serviço EdgeTransport.exe ou todos os processos
  • Número de transações não comitadas da base de dados de message queue na memória

Solução

Antes de visualizarmos a funcionalidades, vamos verificar os sintomas causados por ela quando a mesma está ativa, os dois sintomas mais comuns são:

Todas mensagens enviadas via OWA ficam na pasta Drafts, como mostrado abaixo:

Segundo sintoma é tentarmos dar um telnet e recebermos a seguinte informação:

Podemos verificar também o Back Pressure em ação através do Event Viewer, no exemplo abaixo o espaço em disco onde a base e logs do message queue residem não é o suficiente e o recurso ficou em High.

Okay, vamos verificar onde podemos configurar o Back Pressure, ele não pode ser configurado via Exchange Management Shell ou Exchange Management Console, a única forma é editando o arquivo EdgeTransport.exe.config e atentar para as seguintes chaves:

Feito qualquer alteração, devemos estar reiniciando os serviços de Transporte do Exchange Server 2007 para as novas alterações terem efeito.

Sabendo como os níveis são configurado, podemos utilizar as seguintes tabelas para saber o efeito que a mudança de Normal para médio ou Alto pode acarretar nos servidores Exchange Server 2007:

Efeitos no Hub transport

Nível de utilização Conexão de outros Hub transports Conexão de outros servidores de e-mail Conexão do mailbox Server Diretório Pickup e Replay Fluxo Interno de mensagens
Médio Permitido Rejeitado Permitido Rejeitado Funcional
Alto Rejeitado Rejeitado Rejeitado Rejeitado Não Funcional

Efeitos no Edge Transport

Nível de utilização Conexão de outros Hub transports Conexão de outros servidores de e-mail Diretório Pickup e Replay
Médio Rejeitado Rejeitado Rejeitado
Alto Rejeitado Rejeitado Rejeitado

Nota: Não é recomendado desabilitar o Back Pressure, esta funcionalidade é uma forma segura onde podemos saber antecipadamente problemas que podem ocorrer no servidor, tais como falta de espaço em disco e etc. E também nos mostra se calculamos bem o hardware para a carga que ele está recebendo.

Conclusão

Neste tutorial mostramos como gerenciar a funcionalida de de back pressure no Exchange Server 2007.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/