Infra - Exchange Server

Exchange Server: Configurando uma página de apresentação para o MRM

Neste tutorial mostraremos como configurar uma página para o MRM que será utilizado pelo Outlook 2007 ou versões mais atuais.

por Anderson Patricio



Overview

No Exchange Server 2007 temos a funcionalidade do MRM (Messaging Records Management) que permite que a nossa organização entre de acordo com normas de compliance do mercado e também eliminação de mensagens que não são úteis pela empresa. O elemento fundamental para uma implementação correta do MRM não está propriamente dito na área tecnológica e sim no treinamento do usuário final para usar este recurso de forma adequada. Em ordem de acelerar este treinamento podemos configurar uma página para auxiliar os usuários, como estaremos mostrando no decorrer deste tutorial.

Solução

Primeiro passo em criar uma página para auxiliar os usuários é pedir para o departamento de marketing criar uma página bem apresentada, e você fazer um FAQ ou ainda dicas mostrando como utilizar o MRM de forma eficiente, o conteúdo do arquivo não é escopo deste tutorial. Feito isso, coloque esta página em qualquer servidor IIS da sua rede, e teste através do Internet Explorer se você pode acessar tal página e anote o endereço. Em nosso tutorial aqui nós colocamos no próprio Exchange Server e o nome do arquivo que criamos foi mrm.html, o nosso caminho ficou: http://srv-ex01/mrm.html.

Segundo passo é configurar a página de MRM que será organização pela organização Exchange Server, podemos estar fazendo isto através do seguinte cmdlet:

Set-OrganizationConfig -ManagedFolderHomepage <HTTP://endereço>

O usuário tendo a correta política associado, ele pode estar clicando em Managed Folders e na direita ele verá a página que criamos personalizada. Detalhe: esta página só é mostrada no Cliente Outlook 2007 ou superior.

Conclusão

Neste tutorial mostramos como configurar uma página para o MRM que será utilizado pelo Outlook 2007 ou versões mais atuais.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/