Infra - Exchange Server

Como listar todos os usuários que não tem a política de atualização de endereçamento habilitada

Com este tutorial mostraremos como comparar os valores e buscar isto no Exchange Server através do Exchange Management Shell.

por Anderson Patricio



Overview

Muitas das dúvidas do fórum é relacionado a procurar informações em vários usuários, o processo de procura em vários usuários é simples e pode ser considerado consequência, mas o mais importante é como procurar a informação desejada em uma ou mais contas. Neste tutorial vamos seguir uma linha de raciocínio que pode ser utilizado para qualquer atributo de um objeto usuário e outros tipo de objetos. A idéia é a mesma só mudam os objetos e nomes de atributos.

Solução

Neste tutorial vamos fazer uma listagem de todos os usuários que não tem marcado a opção de atualização de endereçamento automático habilitado, esta consulta é importante na troca de E-mail Recipient Policies, porque cada vez que houver alguma mudança os usuários que não tiverem esta opção não receberão o novo enderaçamento.

Bom a nossa idéia aqui é mostrar como descobrir a informação a partir do Exchange Management Console, os seguintes passos podem ser feitos:

  1. Abra o Exchange Management Console
  2. Duplo clique em um usuário que iremos utilizar para criar a consulta inicial, em nosso exemplo será Lidiana.Zamprogna
  3. Vamos até a guia E-Mail Addresses e verifique que a opção Automatically update e-mail addresses based on e-mail address policy esta marcada, como mostrado na figura abaixo

  1. Abra uma nova sessão do Exchange Management Shell e execute o seguinte cmdlet:

Get-Mailbox Lidiana.Zamprona | FL

  1. Agora vamos voltar para o Exchange Management Console no mesmo usuário, e vamos desabilitar a opção que desejamos procurar em todos os usuários e vamos clicar em Appy e OK

  1. Abra uma nova sessão do Exchange Management Shell e rode novamente o cmdlet

Get-Mailbox Lidiana.Zamprogna | FL

Você pode estar se perguntando, porque abrir duas sessões do Exchange Management Shell e rodar o mesmo comando? Se eu só quero listar os usuários que não estão configurados para serem atualizados de acordo com a política?

O objetivo deste tutorial é mostrar como você faz para você mesmo descobrir a resposta, sem precisar ir perguntar para cada pesquisa. Então o que você deve fazer, colocar ambas as janelas uma do lado da outra uma vai ter todas as propriedades do usuário com a opção marcada e a outra sem a opção marcada, e o que tiver de diferença será o que mudamos! :).

Como não temos nem idéia do que foi mudamos, precisamos comparar linha a linha as duas saídas, no exemplo que acabamos de efetuar o teste existem duas linhas que são diferentes, a que estamos procurando é o atributo EmailAddressPolicyEnabled, eu marquei ambos na mesma saída e ali podemos ver a diferença entre elas através de comando. Pegou a idéia?

Agora que sabemos o nome do atributo só precisamos procurar todos os usuários de acordo com a nossa situação, ai fica bem fácil, como segue:

Get-Mailbox | where { $_.EmailAddressPolicyEnabled -eq 0 }

Bom agora você pode fazer isto para qualquer outro atributo seguindo a mesma linha de raciocínio.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como comparar os valores e buscar isto no Exchange Server através do Exchange Management Shell.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/