Infra - Exchange Server

Exchange Server: Gerenciando Managed Folder logging

Com este tutorial mostraremos como gerenciar os logs no componente Managed Folder assistant do Exchange Server 2007.

por Anderson Patricio



Overview

Vamos mostrar como habilitar e desabilitar logs no componente Managed Folder Assistant que é o responsável

Solução

O gerenciamento de logging dos Managed Folders somente é feito através do Exchange Management Shell e é por servidor, o cmdlet Get-MailboxServer como mostrado abaixo mostra todos parâmetros que podem ser utilizados para gerenciamento do Managed Folders.

Podemos configurar o nível de log de acordo com o processo que será efetuado pelo Manged Folder Assistant, basicamente podemos configurar os seguintes parâmetros:

Parametro Valores possíveis Descrição
RetentionLogForManagedFoldersEnabled True ou False Se configurado como True, todas mensagens que chegarem no limite de retenção serão adicionadas ao arquivo de log.
JournallingLogForManagedFoldersEnabled True ou False Se configurado como True, tudo que o Managed Folder Assistant jogar para journaling ele vai colocar nos arquivos de log.
FolderLogForManagedFoldersEnabled True ou False Se configurado como True, todas as pastas processadas que tiverem uma política associada estarão nos logs.
SubjectLogForManagedFoldersEnabled True ou False Se configurado como True, todas mensagens que forem processadas terão o títutlo da mesma nos logs.

Feito isso na proxima vez que o Managed Folder Assistant for executado os logs serão gerados em <Diretório onde o Exchange está instalado>\Logging\Managed Folder Assistant, como mostrado na figura abaixo:

Se abrirmos o log teremos informações sobre cada caixa processada e se marcamos as opções de Subject, Folder vão também aparecer no log, como isto podemos saber se o Managed Folder Assistant está sendo aplicado em uma caixa ou não.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como gerenciar os logs no componente Managed Folder assistant do Exchange Server 2007.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/