Desenvolvimento - ASP. NET

Como fazer uma enquete - parte 1

O meu objetivo do artigo é mostrar como é fácil fazer passo a passo um sistema de enquete.

por Mauricio Junior



Tecnologias usadas:

Banco de dados SQL Server 2005

Linguagem de programação: C#.NET

Tecnologia: ASP.NET

Stored Procedure

Objetivo:

O meu objetivo é mostrar a todos vocês leitores, como é fácil fazer passo a passo um sistema de enquete. As perguntas são buscadas no banco de dados utilizando Stored Procedure junto com as respostas.

        

Figuras e Solução:

Todas as figuras neste texto não é de ilustração, ou seja, são figuras reais; buscadas da solução real. Todo o software mostrado nestes passos, foi feito, comprovado e testado.

Projeto:

Vamos começar de camada debaixo para cima, ou seja, da parte de acesso a dados para depois irmos à camada de aplicação. O primeiro passo é mostrar como está o banco de dados, ou seja, tabela e stored procedures. (Referência 1.1)

Referência 1.1

É importante dizer que, quando pensei em fazer uma enquete; pensei em duas tabelas diferentes, uma apenas com as perguntas e outra com as respostas. Lógico que, contendo uma chave com co-relação entre tabelas.

Tabela TB_ENQUETE_PER

Note que, na tabela TB_ENQUETE_PER o campo CH_PER é a chave que não permite NULL e é AUTO-INCREMENTADO. O campo NO_PER fica a descrição da pergunta, ou seja, propriamente a pergunta da enquete.

No campo DT_PER fica a data da pergunta para controle e o último campo ST_PER é o status da pergunta, isto é, ativo ou inativo (0 ou 1) que no meu caso escolhi. Você pode colocar ‘A’ ou ‘I’ sem nenhum problema; lembrando que no momento de pegar as perguntas o status deve ser correlativo.

Tabela TB_ENQUETE_RES

O campo CH_RES funciona como chave da tabela de resposta, auto-incremento e não permite NULL. CH_PER é o campo relacionado a pergunta cadastrado na tabela anterior, ou seja, cadastrado na tabela TB_ENQUETE_PER. Este é o campo importante para relacionar a pergunta com as resposta. Lembro que, para cada pergunta podem ter várias respostas.

No campo OPCAO_RES, posso colocar a descrição da resposta, por exemplo (Sim, Não). O campo VOTOS_RES é para computar os votos postados pelos usuários, ou seja, o número de votos para esta opção escolhida.

Negócio

Em regra de negócio, é bom enfatizar que um mesmo usuário não pode votar duas vezes no mesmo dia. Isso para, não haver fraude de voto, nem mesmo de usuário querendo trapacear.

Portanto no sistema de enquete, deve ser verificado o IP da máquina antes do voto ser computado. Caso o IP não for achado, o mesmo deve ser inserido em uma tabela e depois computado o voto. Se o mesmo usuário tentar votar no mesmo dia, essa verificação será feita novamente e o IP será encontrado.

Para isso, construí uma outra tabela para manter este controle. (Referência 1.2)

Referência 1.2

Tabela de IP

A tabela para guardar IP do usuário é bem simples. O primeiro campo CH_IP é auto-numérico e chave da tabela, não aceita NULL. O segundo campo, IP é propriamente o número do IP do usuário que está votando.

O campo DT_IP grava a data DD/MM/YYYY que o usuário votou. Esses dois campos, DT_IP e IP são verificados diretamente antes de ocorrer a votação.

Stored Procedure

Foram feitas 4 (quatro) procedures para toda essa aplicação, ou seja, para inserir, buscar, somar e verificar os dados da enquete. Segue as mesmas:

Primeira Procedure

CREATE PROCEDURE [dbo].[ASPNETI_EXEMPLO1]

AS

         SELECT

         PER.CH_PER, PER.NO_PER, RES.OPCAO_RES

FROM

         TB_ENQUETE_PER PER,

         TB_ENQUETE_RES RES

WHERE

         PER.CH_PER = RES.CH_PER AND

         ST_PER=1

Table 1.1

Nessa procedure (table 1.1) apenas seleciono os campos de duas tabelas (TB_ENQUETE_PER e TB_ENQUETE_RES). Os dados trazidos são: CH_PER, NO_PER, OPCAO_RES. A camada de apresentação busca nessa procedure.


Segunda Procedure

CREATE PROCEDURE [dbo].[ASPNETI_EXEMPLO2]

         @OPCAO_RES AS VARCHAR(3)

AS

DECLARE @VOTO AS INT

SET @VOTO = (SELECT VOTOS_RES FROM TB_ENQUETE_RES WHERE OPCAO_RES = @OPCAO_RES

         AND  CH_PER =

         (SELECT MAX(CH_PER) AS CH_PER FROM TB_ENQUETE_RES))

SET @VOTO = @VOTO + 1

UPDATE

         TB_ENQUETE_RES SET VOTOS_RES=@VOTO

WHERE CH_PER =

         (SELECT MAX(CH_PER) AS CH_PER FROM TB_ENQUETE_RES)

         AND

         OPCAO_RES = @OPCAO_RES

Table 1.2

Na procedure (table 1.2) recebo como parâmetro de entrada a opção escolhida pelo usuário, ou seja, (Sim ou Não). Note que coloquei apenas VARCHAR(3). Caso suas opção tenham mais de três letras, favor alterar esse número de caracter.

Depois, declarei a variável VOTO como INT. É o número de votos contabilizados na tabela. No passo seguinte, fiz um select pegando o número máximo de votos, somando mais um e atualizando na tabela.

Esse select sempre pega a enquete ativa, ou seja, a de chave com número maior.

Terceira Procedure

        

CREATE PROCEDURE [dbo].[ASPNETI_EXEMPLO3]

       @IP AS NVARCHAR(50)

AS

INSERT INTO TB_IP (IP, DT_IP) VALUES (@IP,CONVERT(CHAR(10),GETDATE(),102))

Table 1.3

Na procedure (table 1.3) apenas faço o insert na tabela IP (TB_IP) o ip do usuário e a data no formato (dd/mm/yyyy).

Quarta procedure

        

CREATE PROCEDURE [dbo].[ASPNETI_EXEMPLO4]

         @IP AS NVARCHAR(50)

AS

SELECT

         COUNT(CH_IP) AS CH_IP

FROM

         TB_IP

WHERE

         IP = @IP AND

         DT_IP = CONVERT(CHAR(10),GETDATE(),102)

Table 1.4

Na procedure (table 1.4) apenas faço um select count no banco de dados e na tabela TB_IP se o valor passado e o dia são iguais. Caso retornar 1, o usuário não pode votar, se for 0, ele pode votar e depois é inserido o IP do mesmo no banco de dados.

Com isso, eliminamos o problema do usuário votar mais de uma vez no mesmo dia. Isso pode ser definido de outra forma, por exemplo: um voto por mês, por semana e até por ano.

Bom, aqui eu termino a primeira parte do artigo, com banco de dados. A segunda parte vem o software e interfaces de acesso. Qualquer dúvida, favor entrar em contato ou comente o mesmo que respondo.

Mauricio Junior

Mauricio Junior - Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; . Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna e sou editor do Linha de Código.
Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A.
Blog:
blog.mauriciojunior.org
Site pessoal: www.mauriciojunior.org