Gerência - Metodologias e Processos

EPM (Project Server) + ALM (Team System) = Maior controle em projetos

A integração de cronogramas para prover uma melhor previsibilidade dos andamentos de projetos sempre foi um grande desafio a todos os gestores.

por Marcus Garcia



Como o Project Server e o Team Foundation Server podem trabalhar juntos no Ciclo de Desenvolvimento de software de sua empresa

O grande desafio

A integração de cronogramas para prover uma melhor previsibilidade dos andamentos de projetos sempre foi um grande desafio a todos os gestores.  Conseguir visualizar a disponibilidade de sua equipe de colaboradores (analistas, programadores e etc) e desta forma alocá-los de maneira inteligível nos projetos, procurando explorar ao máximo seus recursos, ou seja, alocar o colaborador certo para o projeto que melhor lhe “encaixe”, exige grande destreza e conhecimento de equipe, portanto, é uma das etapas que exige um feeling extra software por parte do gestor, precisa-se conhecer de fato as qualidades de seus recursos, portanto, por que temos que investir tempo replicando informações, muitas vezes até duplicando de um sistema para outro? A resposta é relativamente simples, porque precisamos alimentar algum outro sistema que faz parte do processo de desenvolvimento de software da empresa que trabalhamos.  Exemplificando: Existem empresa que utilizam o Project para controlar o fluxo do projeto e um outro software para gerenciar o ciclo de desenvolvimento das aplicações deste mesmo projeto, causando muitas vezes a necessidade de se digitar informações tais como; Tarefas+esforço.

Project Server para que mesmo? (introdução a tecnologia)

O Project Server é o componente principal de EPM (Enterprise Project Management) http://office.microsoft.com/pt-br/epmsolution/FX101935291046.aspx

sl03_anim3

O foco principal do Project Server e prover recursos  para a Alta (estratégica), Média (Tática) e Baixa (Operacionail)  administração de uma empresa.

Através do EPM você faz as definições padrões de projetos para sua empresa, defina calendários de trabalho, formata padrões de tarefas, cria definições para Status Reports entre outros recursos. O Project Server torna-se portanto, o centralizador de projetos de sua empresa, proporcionando regras globais de utilização baseado nas métricas que definir.

Abaixo, temos alguns cenários encontrados no dia-a-dia empresarial em que o EPM nos auxilia e quais recursos podemos encontrar:

Dentre esses cenários você pode notar que praticamente, todo o ciclo do projeto é previsto no Project Server, com exceção do detalhamento do que acontece na etapa de desenvolvimento que realmente não é uma das funções do Project mesmo. Ele lhe auxilia, mas não controla efetivamente, no detalhe do check-in de um projeto por exemplo, o que esta acontecendo operacionamente. Esses detalhes estaremos visualizando no Team Foundation Server.

Arquitetura do Project Server

O Project Server tem sua arquitetura totalmente integrada ao SQL Server, proporcionando um grande poder de extração de relatórios através de Cubos OLAP ou diretamente das tabelas. Esse fato é mais um dos motivos da integração que vamos ver a seguir, com o Team Foundation Server.

O Project Server hoje, tem 3 formas de acesso. Através de sua IDE o próprio Project, através de seu componente web ou através de Web Services que é a maneira pela qual é feita a integração com o Team Foundation Server.

Team Foundation Server integrando-se com Project Server

Esse artigo parte do princípio que você já conheça basicamente o Team Foundation Server e toda sua tecnologia embarcada. O que não podemos de lembrá-lo é que, assim como Project Server o Team Foundation Server também tem sua base de dados fortemente atrelada ao SQL Server 2005, e por sua vez, à utilização de web services.

Utilizando o Project Server 2007 VSTS Connector

Essa solução pode ser facilmente encontrada no endereço: http://www.codeplex.com/pstfsconnector onde você poderá fazer download inclusive, dos manuais de configuração para soluções em 2 ou 3 camadas.

Project Server 2007 VSTS Connector foi criado através do Codeplex, que é um site aberto a toda comunidade de desenvolvedores, onde você pode encontrar muitas outras soluções também. Cada projeto possui pelo menos um coordenador, neste caso, o Project Server 2007 VSTS Connector é coordenado por membros do time de desenvolvimento da própria Microsoft e conta com o auxilio de toda a comunidade no sentido de melhorar cada dia mais a solução.

Arquitetura da solução

A arquitetura é basicamente simples, através de web services aconte-se a integração entre os ambientes. Na figura abaixo, você pode ver de um lado o Project Server, ao centro o Connector e do outro lado o Team Foundation Server.

Instalação da solução

Para instalar o Project Server 2007 VSTS Connector você precisa:

1) Ter um servidor com o Project Server (no mínimo)

2) Ter um servidor com o Team Foundation Server

3) Instalar o componente de acordo com a solução que escolher

Detalhes da instalação

Todos os detalhes de como instalar, um guia passo-a-passo esta disponível para download no próprio endereço descrito acima. Basta seguir com atenção que após alguns minutos você terá integração realizada.

Como integrar depois de instalado?

A instalação do Project Server 2007 VSTS Connector cria um diretório em seu IIS, basta acessar a home e visualizará a seguinte página:

Clique em Create New Project Association, na sequencia você será enviado para outra tela onde você deve efetivar sua integração como na figura abaixo.

Nesta figura você vê do lado esquerdo o nome de um projeto que esta sendo controlado pelo Project Server (Project Server Project Information), ao centro você vê outro projeto, mas  desta vez, um projeto de time  que esta dentro do Team Foundation Server (Team Foundation Server Project Information). Do lado direito você vê as opções (Option) disponíves para em regime de auto-criação que se referem exclusivamente a criação de tarefas, mais conhecidas como Tasks para o Project e Work Items para o Team Foundation Server.

Como base nesta associação, o Project Server 2007 VSTS Connector exibe detalhes que estão associados aos Work Items

Sincronização

O principal benefício desta conexão entre as duas tecnologias é justamente, promover a sincronização de informação sem a necessidade de fazer todo o processo pull/push entre os mesmos sempre que se quiser manter atualizado ambos os ambientes.  Essa sincronização acontece em duas vias, ou seja, de um lado para o outro e vice-versa automaticamente através dos seus respectivos webservices.

Conclusão

Ao utilizar o Project Server 2007 VSTS Connector é possivel minimizar o impacto na sincronização de informações entre seus cronogramas de projetos e o que de fato esta acontecendo naquele exato momento na aplicação. É possivel fechar o ciclo de desenvolvimento de software de uma forma mais realista, entretanto, fazer a gestão de um projeto requer grande atenção sempre, independente da tecnologia que esta se utizando.

Fontes de referência deste artigo:

· www.codeplex.com

· www.msdn.com

Marcus Garcia

Marcus Garcia - Foi Microsoft MVP entre 2004 a 2009, faz gestão de Desenvolvimento de Software na Submarino (Grupo B2W), é autor de inúmeros artigos técnicos e livros, além de ter proferido treinamentos e palestras por todo o Brasil. Atualmente, um dos sócios do Centro de Treinamentos Profissionais Actiongroup (www.actiongroup.com.br) . Pode ser encontrado pelo e-mail marcus.garcia@actiongroup.com.br ou pode ser seguido pelo @marcusgarcia