Banco de Dados - Sybase

Adaptive Server Enterprise (ASE): Engines

O recurso que tem um papel fundamental para o processamento é a engine (CPU), e o ASE também disponibiliza ao administrador, aproveitar/implementar melhor esse recurso.

por Luis Raposo





O recurso que tem um papel fundamental para o processamento é a engine (CPU), e o ASE também disponibiliza ao administrador, aproveitar/implementar melhor esse recurso.

Em um ambiente de múltiplas engines, o ASE por default não tem "afinidade nas engines", ou seja, cada task é enviada para uma engine que é processada, mas o ASE tem algumas características que possibilita aproveitar o máximo do power das engines:
  1. Habilitando afinidade, via "dbcc tune", não disponível para todas as plataformas (checar junto ao fornecedor do hardware), mas se a plataforma permitir, com o comando abaixo, vamos indicar a afinidade entre as CPU´s, que possibilitara alcançar melhor desempenho de processamento:

    dbcc tune(cpuaffinity, start_cpu [, on | off])


  2. Outra característica do produto, onde a plataforma não permitir afinidade é utilizar o recurso de "Engines Group". O legal deste recurso é que as opções para implementação permitem escolher "login","aplicação" e "stored procedure" que mais consome do ambiente, abaixo segue os passos:
    1. definir "engines groups" (qtd de cpu´s em afinidade)
    2. definir "execution classes" (classes associada ao novo grupo de engines)
    3. associar (login,aplicação ou stored procedure) de maior consumo


  3. 3. Outra possibilidade legal é ir adicionando/habilitando as CPU para o ASE, ou seja, o hardware tem 4 cpu , mas o ASE somente foi configurado com 2 CPU. Através do SP_SYSMON "Engine Busy Utilization", poderemos acompanhar a necessidade de adicionar mais engines ou não ao ambiente:
    1. verificar via "sp_sysmon" uso das engines
    2. habilitar/desabilitar engines "sp_engine "online", 1"
E a dica mais bacana é observar/coletar com frequencia via "sp_sysmon - summary (Engine Busy Utilization)" o consumo das engines, caso seja verificado que a utilização esteja a 90% de sua capacidade, essa informação será fundamental para adquirir/adicionar mais CPU na nossa maquina e ASE.



Até a próxima
Luis Raposo

Luis Raposo