Desenvolvimento - HTML

Google Chart API

A Google Chart API (http://code.google.com/apis/chart/) permite a criação de gráficos de forma dinâmica e on-line (API para criação de gráficos). Esta é uma API muito interessante que descobri recentemente.

por Rodrigo S. Donini



Muitos não sabem, mas o Google tem uma série de funcionalidades em suas APIs que facilitam muito nossas vidas.

A Google Chart API (http://code.google.com/apis/chart/) permite a criação de gráficos de forma dinâmica e on-line (API para criação de gráficos). Esta é uma API muito interessante que descobri recentemente.

Com ela é possível gerar gráficos nos seguintes tipos: Bar chart, Line chart, Radar chart, Scatter plot, Venn diagram, Pie chart, Google-o-meter, Maps e QR-Code.

Para a criação de cada tipo de gráfico existe uma infinidade de parâmetros, tais como cores, tamanho, dados, título, legenda, entre outros.

Vou explicar aqui os principais parâmetros enviados na URL para a geração dos gráficos:

http://chart.apis.google.com/chart? <URL inicial para geração do gráfico>
& <separador de parâmetros>
chs=250×100 <tamanho do gráfico>
chd=t:50,10,40 <dados do gráfico>
cht=p3 <tipo do gráfico>
chl=Msn|ICQ|GTalk <label do gráfico>
chtt=IMs+mais+usados <título do gráfico>

Resultado do nosso exemplo utilizando gráfico pie3:

URL utilizada: http://chart.apis.google.com/chart?cht=p3&chd=t:50,10,40&chs=250×100&chl=Msn|ICQ|GTalk&chtt=IMs+mais+usados

Outro exemplo, que é um dos meus preferidos atualmente é o novo modelo de código de barras bi-dimensional ou QR Code (http://en.wikipedia.org/wiki/QR_Code). Uma das grandes vantagens do QR Code é que ele pode ser interpretado rapidamente e com imagens de baixa resolução feitas por câmeras digitais no formato VGA.

URL utilizada: http://chart.apis.google.com/chart?cht=qr&chl=Pletax.com&chs=120×120

O mais impressionante desde modelo de código de barras é que pode-se colocar qualquer coisa dentro dele. QR Code é tão empolgante que nos dará conteúdo para outro post futuro.

Rodrigo S. Donini

Rodrigo S. Donini - Coordenador de desenvolvimento, líder de desenvolvimento nas tecnologias Microsoft, com fortes conhecimentos de client/server/web e metodologias de desenvolvimento.