Desenvolvimento - Visual Basic .NET

Code Snippets

Code Snippets, que numa tradução livre seria algo como “retalhos de código”, são pedaços de código pré-fabricados e parametrizáveis que podemos inserir em nossa aplicação.

por Fernando Amaral



Code Snippets, que numa tradução livre seria algo como “retalhos de código”,  são pedaços de código pré-fabricados e parametrizáveis que podemos inserir em nossa aplicação. É um recurso muito interessante: ajuda na produtividade e na padronização do código. A idéia de “pedaços” de códigos reutilizáveis integrados a uma IDE não é nova, mesmo que sem a sofisticação com que a encontramos no VS.

Se você leu meu artigo sobre Refactoring no VS, viu que o VB não tem nenhum (ou praticamente nenhum) destes recursos. Na área de Code Snippets, a vantagem é do VB: existem mais Snippets prontos na IDE do VS, e em termos de ferramenta visual para a criação de novos Snippets, o VB também esta na frente.

Para inserir um Snippet no seu código, basta clicar com o botão direito sobre a área de digitação de código e escolher “Insert Snippet...”.

Há uma divisão hierárquica, normalmente em dois níveis, o que facilita a localização do código. Note que a imagem abaixo é a captura de três telas, mostrando os dois níveis mais os Snippets propriamente ditos:

Escolhido o Snippet, basta clicar sobre o mesmo, o VS insere o modelo de código. As partes em verde devem ser preenchidas por você e são navegáveis através da tecla TAB:

O VS possui um gerenciador de Snippets que pode ser encontrado no menu Tools Code Snnipet Manager:

A funcionalidade mais desejada a ferramenta não tem, que seria a de criar novos Snippets. Você pode somente importar um Snippet de um arquivo. Os Snippets são armazenados em um subdiretório de instalação do VS de nome Snippets. São arquivos XML com extensão snippet, como no modelo abaixo:

Você pode criar seus snippets manualmente, seguindo o padrão do arquivo XML. Coloque o arquivo no subdiretório apropriado, e o mesmo já estará disponível para uso. Porém a melhor forma é usar uma ferramenta de terceiros. Atualmente a mais completa é a VB Snippet Editor, que pode ser encontrada no codeplex (http://www.codeplex.com/) e que, apesar do nome, também funciona com Snippets em C#.

O interessante desta ferramenta é que a mesma começou como um projeto da própria Microsoft, que decidiu não dar andamento ao mesmo e disponibilizou seu código fonte. Desde então alguns MVPs mantém o projeto.

Fernando Amaral

Fernando Amaral - Certificado PMP pelo PMI, CDIA+ pela CompTia, MCP, MCAD, MCSD, MCDBA, MCT pela Microsoft. Pós Graduado em Gestão de Sistemas de Informação (UNIDERP) e Melhoria em Processos de Software (UFLA). Atualmente reside em Campo Grande, MS, onde presta consultoria, treinamentos e palestras na área de TI.
Blog:
http://www.fernandoamaral.com.br.