Desenvolvimento - Visual Basic .NET

Nova IDE do Visual Studio 2010 criada com WPF

Durante o PDC2008 realizado em Novembro/2008 na cidade de Los Angeles, a Microsoft apresentou novos recursos do editor e designer de formulários criados com WPF e .NET Framework 4.0.

por Carlos de Mattos



Durante o PDC2008 realizado em Novembro/2008 na cidade de Los Angeles, a Microsoft apresentou novos recursos do editor e designer de formulários criados com WPF e .NET Framework 4.0. Em seguida, foram divulgadas as primeiras imagens da nova IDE do Visual Studio 2010 também construída com WPF. A Figura 1 mostra a nova Start Page.

Figura 1: Nova Start Page em WPF

A Microsoft concentrou seus esforços na redução da poluição visual com a remoção de linhas e gradientes excessivos da UX e na modernização da interface com a substituição dos traços 3D considerados ultrapassados. Outro ponto importante considerado foi o melhor aproveitamento dos espaços entre as diversas janelas da IDE, e a utilização de cores para facilitar a identificação visual de áreas distintas da IDE. Veja a Figura 2.


Figura 2: A nova IDE do VSTS2010

A próxima imagem (Figura 3) mostra o novo recurso de floating documents que permite que o desenvolvedor possa explorar o uso de dois monitores para criar seus formulários e codificar sua aplicação simultaneamente.

Figura 3: Novo Recurso Floating Documents

O Editor de Código também tem novos recursos que facilitam a leitura e organização do código-fonte. Triângulos vazios posicionados na margem esquerda identificam seções de código que foram colapsadas, estas seções também mostram um sinal de reticências ao final da linha. As cores apresentadas na margem esquerda representam um indicador visual das alterações realizadas no código. Veja a Figura 4.

Figura 4: O Editor de Código

A nova janela New Project também foi atualizada para incluir o acesso e visualização de Templates Online e facilitar a navegação entre os Templates instalados no computador local. O recurso de Multi-targeting continua disponível nesta janela, incluindo o .NET Framework 4.0 (Figura 5).

Figura 5: Janela New Project

O Visual Studio possui um grande eco-sistema de extensões fornecidas por parceiros. No Visual Studio 2010 o desenvolvedor terá o acesso facilitado para localizar e instalar essas extensões com o novo Extension Manager (Figura 6).

Figura 6: O Novo Extension Manager

Ainda não há definição quanto à data de lançamento ou mesmo do primeiro Beta público, mas já conseguimos ter uma idéia do que vem por aí na nova versão da melhor suíte de desenvolvimento disponível no mercado.

Carlos de Mattos

Carlos de Mattos - É profissional certificado pela Microsoft desde 1998. Atua como desenvolvedor de soluções customizadas para o mercado corporativo há mais de 10 anos. Foi premiado pela Microsoft como MVP em 2003 e 2004. Tem diversos artigos publicados nas revistas FórumAccess e MSDN Magazine, nos Websites MSDN Online Brasil, Portal DevMedia/MSDN e Linha de Código. Carlos também atuou durante 5 anos junto à Comunidade Acadêmica na região de Sorocaba/SP ministrando palestras e treinamentos junto às Universidades e Colégios Técnicos. Atualmente está em Sorocaba/SP, na WD5 Solutions dedicando-se à implementação de soluções baseadas em tecnologia Microsoft.NET.