Desenvolvimento - Visual Basic .NET

Tutorial de Utilização da classe DataAccess

Esta classe foi desenvolvida para acesso a diversos bancos de dados, entre eles estão (SQL Server, Oracle, MySQL, Access entre outros), deixando a vida do desenvolvedor um pouco mais simplificada na hora de se comunicar com o banco de dados.

por Jefferson Gobi Barbosa



Esta classe foi desenvolvida para acesso a diversos bancos de dados, entre eles estão (SQL Server, Oracle, MySQL, Access entre outros), deixando a vida do desenvolvedor um pouco mais simplificada na hora de se comunicar com o banco de dados.

Este projeto foi desenvolvido utilizando .net Framework 1.1

Nos arquivos, existem o código propriamente dito, um tutorial de utilização e um exemplo para que possa ser ainda mais fácil o primeiro contato com a classe.

Utilizando a Classe

A utilização da classe DataAccess dentro de qualquer aplicação para a plataforma .net é extremamente simples, uma vez que para utilizá-la, não são necessárias muitas configurações e sim tomadas de decisões sobre qual será o banco de dados utilizado no aplicativo em questão.

Abaixo farei uma espécie de tutorial simplificado de utilização da Classe DataAccess utilizando um Banco de Dados SQL Server 2000.

Primeiramente o desenvolvedor deverá criar um Projeto de Windows Application no Visual Studio .net 2003, através da linguagem Visual Basic Projects, conforme a imagem abaixo mostra.


Ilustração 1 - NOVO PROJETO

Após a criação do Windows Application, o desenvolvedor deverá dentro do Solution Explorer, pressionar o botão direito do mouse sobre o item References e clicar em cima de "Add References..." e abrirá a seguinte tela.


Ilustração 2 - ADICIONANDO REFERÊNCIAS

Clique no botão Browse e localize o arquivo DataAccess.dll e pressione no botão OK. Após este procedimento a classe DataAccess irá aparecer na listagem das referências.

Adicione 01 (um) DataGrid ao WinForm, colocando o atributo Name como grdTeste e o atributo Dock como Fill. Altere a propriedade Text do WinForm para Teste Simples da Classe DataAccess. O WinForm ficará da seguinte forma.


Ilustração 3 - WINFORM DE TESTE

Após esta parte estar concluída, agora deverá ir para a parte do código da Classe WinForm.

Dentro da parte do código, importe a classe DataAccess e a System.Data.SqlClient conforme a linha de código abaixo:

Imports DataAccess
Imports System.Data.SqlClient

Com a classe já referenciada e importada para este WinForm, agora teremos que criar a nossa variável que será instanciada com a classe DataAccess, ficando o código da seguinte forma.

Private BD As New SQLServer("MeuBanco", "MeuServidor", "USUARIO", "SENHA")

Conforme informado anteriormente, o exemplo utilizará a sub-classe SQLServer, o qual possui 4 (quatro) parâmetros de entrada: Nome do Banco de Dados, Nome ou número IP do Computador aonde o SQL Server estiver instalado, o Usuário para Acesso e a Senha.

Em seguida o método abaixo deverá ser criado:

Private Sub MontaGrid()
   Dim pTable As New DataTable

   If BD.ExecuteSP("GetSaidaTX", pTable) Then
      Me.grdTeste.DataSource = pTable
    Else
      MessageBox.Show("Erro na interno !")
   End If
End Sub

A função do método acima é invocar o Procedimento Armazenado GetSaidaTx do banco de dados e popular a variável pTable do tipo DataTable com os valores do retorno desta SP.

Em seguida, dento do evento Load do formulário, este evento deverá ser chamado, ficando da seguinte forma.

Private Sub Form1_Load(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
        Me.MontaGrid()
End Sub

Após este último passo, salve o seu projeto e execute-o o mesmo irá ter um resultado semelhante ao da imagem abaixo.


Ilustração 4 - APLICATIVO FINALIZADO

Dentro do método Finalize da classe o desenvolvedor não pode esquecer de fechar a conexão com o banco de dados, chamando o método Close, ficando o método desta forma:

Protected Overrides Sub Finalize()
   Me.BD.Conn.Close()
   MyBase.Finalize()
End Sub

Para aplicativos WebForm, o desenvolvedor não pode esquecer de chamar o método DataBind dos controles que deseja popular com o resultado dos DataSets, DataTables e DataReaders.

Jefferson Gobi Barbosa

Jefferson Gobi Barbosa - Líder do GUP .NET (Grupo de Usuários do Paraná - Plataforma .NET).
Professor do CEFET-PR (Unidade de Pato Branco).
Professor Orientador da CAP (Comunidade Acadêmica do Paraná - Plataforma .NET).
Diretor de Desenvolvimento de Software da Tanzyi Tecnologia.