Infra - Exchange Server

Database Availability Groups: Gerenciando DAGs

Neste tutorial vamos estar mostrando a criação de um novo DAG e também gerenciamento de membros deste novo grupo.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues

Overview

O Exchange Server 2010 inovou e muito no sentido de alta disponibilidade, o produto evoluiu do 2003 que só possuia a solução de Cluster para o Exchange Server 2007, onde temos o LCR, CCR, SCC e SCR e agora nesta nova versão o número de siglas foi diminuído mas as funcionalidades e flexibilidade aumentaram. Agora possuímos o DAG (Database Availability Groups) que nos permitem replicar databases entre servidores, o DAG pode ser considerado um mixto do CCR (Cluster Continuous Replication) com o SCR (Standby Continuous Replication). Neste tutorial vamos estar mostrando a criação de um novo DAG e também gerenciamento de membros deste novo grupo.

Solução

Umas das funções do Exchange Server 2007 mais modifiadas nesta nova versão foi a Mailbox Server role, vamos estar falando em um tutorial sobre as mudanças nesta regra, mas para o que precisamos saber para este tutorial é que agora o gerenciamento de Cluster vai ser feito através do Exchange Management Console, através da utilização de DAGs. Neste tutorial vamos mostrar como criamos e gerenciamos esta nova funcionalidade.

Criando um novo DAG

  1. Abra o Exchange Management Console
  2. Expanda Microsoft Exchange On-Premises
  3. Expanda Organization Configuration
  4. Clique em Mailbox
  5. Clique na guia Database Availability Group
  6. Botão direito ou ainda na Toolbox Actions, clique em New Database Availability Group...

  1. New Database Availability Group. Defina o nome do novo DAG (nosso exemplo será DAG-Toronto) e também o caminho UNC e físico onde ele será criado, podemos estar configurando também a criptografia e compressão de rede. Por agora vamos deixar as configurações padrão e clicar em Next.

  1. Completion. Tela final do assistente mostrando que o DAG foi criado com sucesso, podemos clicar em Finish.

As telinhas de criação do DAG realmente são bonitinhas, mas o que realmente é legal é que todo este processo que acabamos de fazer foi a criação de um cluster :), isto mesmo, agora nesta nova versão todo o DAG irá criar automaticamente os recursos de cluster na máquinas, quando passamos a configuração de UNC e Share estavamos configurando o Quorum do mesmo. Na figura abaixo podemos notar as configurações feitas através do Exchange Management Console no Failover Manager do sistema operacional:

Observações Importantes:

  • O Share e o caminho UNC não vai aparecer no servidor desejado na hora, após a adição dos servidores ao DAG poderemos vê-los
  • Procure sempre usar um Hub Transport, pelo motivo que o administrador de Exchange em alguns casos não é o administrador do domínio e em teoria em servidores exchange ele tem permissão de logar, acertar diretório e tudo mais. Com isto simplificamos o processo e evitamos erros de não acesso ao diretório do Quorum quando necessário.
  • Não mexa no Failover Cluster Management, Exchange vai fazer estas alterações para você de uma forma transparente
  • O server utilizado identificado no DAG não pode pertencer a proteção das Databases

Adicionando membros ao DAG..

A criação de DAG pode ser feito via Exchange Management Console or Exchange Management Shell. Infelizmente na versão beta 1 precisamos fazer via Exchange Management Shell, mas o comando é relativamente simples. Precisamos rodar a seguinte sintaxe para adicionar um membro a um DAG existente:

Add-DatabaseAvailabilityGroupServer -Identity <Nome do DAG> -MailboxServer <Servidor a ser adicionado ao DAG>

No exemplo abaixo, vamos adicionar dois servidores (ap-mbx01 e ap-mbx02) ao nosso DAG (DAG-Toronto).

Após a criação podemos abrir o caminho UNC do servidor e vamos verificar que o share definido na criação do DAG já está criado.

Recomendações:

  • Você pode ter que precisar instalar o Failover Cluster Management antes de adicionar o servidor ao DAG, neste caso rode o ServerManagerCMD -i RSAT-clustering

Propriedades do DAG...

Todas configurações que fizemos durante a criação podem ser visualizadas e alteradas através da propriedade do DAG, no DAG em questão se chama DAG-Toronto e pedindo propriedades do mesmo podemos estar alterando as configurações do Quorum (File share witness) e também criptografia e compressão deste DAG.

Temos também a guia Operational Servers que nos mostra todos os servidores ativos deste DAG.

Visualizando o DAG..

Depois de configurado e com os membros adicionados, podemos voltar para o Database Availability Group e vamos ter o nosso DAG, servidores que pertencem ao conjunto e também informações sobre o share de rede onde ele está armazenado.

Conclusão

Com este tutorial mostrados como criar um DAG e gerenciar os membros do mesmo.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/