Infra - Exchange Server

Obtendo informações da organização através do Exchange Management Console

Nesta nova versão do Exchange Server 2010 a Console teve inúmeras novidades e neste tutorial vamos mostrar como ter uma visão de todos a organização, servidores e recipientes através de uma única view.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues

Overview

Nesta nova versão do Exchange Server 2010 a Console teve inúmeras novidades e neste tutorial vamos mostrar como ter uma visão de todos a organização, servidores e recipientes através de uma única view.

Solução

A funcionalidade é bem simples e de fácil acesso, basta abrir o Exchange Management Console e clicarmos em Microsoft Exchange On-Premises

Podemos perceber que já temos alguma informação na aba Finalize Deployment mas vamos atualizar com as informações atuais, para tanto vamos clicar na Toolbox Actions, vamos clicar em Gather Organizational Information..., e na primeira tela do assistente vamos deixar as configurações padrão que é executar o inventário agora e vamos clicar em Next

Collect Organization Health Data. Nesta tela vamos clicar em Gather o tempo de processamento vai depender do tamanho da sua organização.

Completion. Na tela final do assistente podemos ver que a coleta foi bem sucedida então podemos clicar em Finish.

Visualizando os dados recém adquiridos..

A visualização dos dados é feito na mesma guia Finalize Deployment na figura abaixo podemos ver as duas primeiras seções que é a Exchange Organization e os Servers, onde podemos ter números de servidores rodando Exhcange 2010, 2007, 2003, quantos servers por função, quantos licenciados e quantos não-licensiados. Ou seja, temos muita informação em uma única guia e não precisamos mais correr atrás de propriedades por servidor.

A terceira seção na mesma guia é o sumário de Recipients onde podemos ver números de mailboxes total na organização, grupos de distribuição, contatos e etc., como também pro protocolos, como mostrado na figura abaixo.

Em qualquer uma das guias, sempre tem um link na direita para gerenciamento (Manage recipients) clicando ali o administrador é redirecionado automaticamente para a seção específica dentro do Exchange Management Console.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como usar o dashboard do Exchange Server 2010 para ter um sumário da organização, servidores e recipientes.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/