Infra - OCS / LCS

Gerenciando funcionalidades em múltiplos usuários no OCS 2007

Neste tutorial estaremos mostrando como gerenciar configurações de mais de um usuário habilitado para o OCS através da console de gerenciament do OCS, podemos fazer usuário por usuário, mas quando precisamos configurar uma única configuração em mais de um usuário este tutorial pode ser útil para estes tipos de tarefas.

por Anderson Patricio



Overview

Neste tutorial estaremos mostrando como gerenciar configurações de mais de um usuário habilitado para o OCS através da console de gerenciament do OCS, podemos fazer usuário por usuário, mas quando precisamos configurar uma única configuração em mais de um usuário este tutorial pode ser útil para estes tipos de tarefas.

Solução

Quando precisamos gerenciar algumas funcionalidades do OCS em mais de um usuário podemos utilizar o Active Directory Users and Computers ou ainda a console de gerenciament do OCS, como será mostrado neste tutorial.

Através do gerenciamento de múltiplos usuarios podemos configurar as seguintes funcionalidades:

  • User Settings: Habilitar ou desabilitar as seguintes funcionalidades: Federação, PIC, Accesso Remoto, Presença avançada, Arquivamento mensagens internas e arquivamento de mensagens externas
  • Política de reuniões se estiver configurado em nível global para ser definido em nível de usuário
  • Política de Voz, qual a política associada ao usuário
  • Acesso de anônimos à reuniões

Bom, vamos abrir a console de gerenciamento do OCS, expandir Forest - Dominio, expandir Standard Edition Servers/Enterprise pools, Expandir o Front-End/Pool, e clicar em Users e selecionar mais de um usuário e clicar com o botão direito e clicar em Configure Users...

Tela inicial do assistente, apenas clique em Next

Configure User Settings. Vamos definir quais funcionalidades serão habilitadas ou desabilitadas para todos os usuários selecionados anteriormente, se você tem diferentes valores, digamos por exemplo que alguns usuários estão habilitados para acesso remoto e outros não estão, você pode deixar a opção sem estar marcada e nenhuma alteraçao de acesso remoto será efetuada.

Configure User Settings. Agora podemos permitir que os usuários convidem participantes anonimos ou não, se não tiveres discrepâncias entre usuários selecionados, podes deixar em branco e nada será alterado.

Em nosso exemplo, a política Global é de atribuir ao usuário a política, se tiveres na política que é definido em nível de usuário esta opção estaria habilitada.

Configuração de Enterprise Voice, podemos selecionar a política de voz deste determinado grupo de usuários, em nosso caso deixaremos como está.

Tela final informando quantos usuários foram feitos com sucesso e se caso ocorra algum erro aparecerá na tela abaixo os que falharam.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como gerenciar funcionalidades do OCS 2007 em mais de um usuário ao mesmo tempo.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/