Infra - Exchange Server

Usando Address Policy para gerenciar mais de um domínio SMTP baseado em OUs

Com este tutorial mostramos como gerenciar múltimos SMTP no Exchange Server 2010 utilizando OU para gerenciar os domínios SMTPs.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues

Overview

O Exchange Server 2010 possui uma nova funcionalidade no Exchange Management Console que permite gerenciar múltiplos domínios através de Organization Units (OU). Neste tutorial vamos mostrar como uma empresa com mais de um domínio SMTP pode organizar este endereção entre as OU existentes.

Solução

A primeira tarefa é ser organizado, vamos usar como cenário o domínio apatricio.local, onde nós temos dois domínios: @portoalegre.tche.br e @Toronto.ca. Nosso objetivo é que somente os usuários das respetivas localidades recebam o endereçamento SMTP de sua respectiva unidade invés de recebem os dois.

Vamos nos certificados que temos uma OU para cada localidade, e que os usuários estão nas OUs corretas, em nosso tutorial criamos uma OU para cada uma das localidades: Porto Alegre (a maior capital gaúcha do mundo) e Toronto e abaixo daquelas OUs principais criamos uma OU chamada Users, como mostrado na figura abaixo.

O Exchange Server 2010 foi instalado com as configurações padrões, então se pedirmos propriedades dos usuários através do Exchange Management Console, vamos ter somente o domínio padrão como mostrado abaixo:

Bom agora vamos criar as políticas para cada localidade, vamos abrir o Exchange Management Console, expandir Organization Configuration, clicar em Hub Transport, depois clique na aba Accept Domains e vamos clicar em New Acccept Domain. E vamos criar o primeiro domínio, em nosso caso PortoAlegre.tche.rs e vamos definir que a nossa organização é responsável por todo o recebimento de e-mail selecionando Authoritative Domain e clique em New e depois em Finish. Feito isso devemos repetir o processo para o segundo domínio.

Agora é hora de criarmos a política que vai associar o endereçamento SMTP com os usuários, vamos clicar na aba E-mail Addresses Policies e vamos clicar em New E-mail Address Policy. E podemos usar os seguintes passos para cada domínio:

  1. Na página Introduction. Vamos colocar o nome da localidade em Name para facilitar a descrição e no segundo campo vamos selecionar a Organization Unit daquela localidade, para Porto Alegre, será apatricio.local/Porto Alegre/Users, podemos também escolher a OU pai (apatricio.local/PortoAlegre) o que importa é tudo que tiver abaixo daquela OU será processado por esta política.
    Vamos também dizer que somente usuários com mailbox no Exchange receberão esta nova política. Feito isso clique em Next.

  1. Na página Conditions. Podemos utilizar o botão Preview para garantir que estamos pegando os usuários corretos, como mostrado na figura abaixo. Feito este pequeno teste, clique em Next.

  1. Na página E-mail Addresses. Clique no botão Add para criarmos o formato do endereçamento SMTP, na nova página teremos um pequeno assistente para ajudar na criação do endereço SMTP final dos usuários afetados por esta política que estamos criando.
    Valide que a opção Select the accepted domain for the e-mail address (o que configuramos no passo anterior deste tutorial) esteja marcada e clique em Browse e selecione um dos domínios que criamos.
    Segundo ponto é como será o e-mail, somente o Alias, PrimeiroNome.Sobrenome, esta configuração depende do seu ambiente, faça a escolha e clique em OK.

  1. O resultado será uma string e uma nova seção SMTP na página E-mail Addresses, como mostrado na figura abaixo. Clique em Next.

  1. Na página Schedule. Vamos aplicar imediatamente e vamos clicar quem Next.

  1. Na página New E-mail Address Policy. Temos um sumário do que escolhemos até agora no assistente, vamos apenas clicar em New.

  2. Na página Completion. Vamos ver o resultado da operação, se tudo está como Completed isto é bom sinal, clique em Finish.
    Nota: Se tiver algum error analise a mensagem de erro para identificar onde está o problema.

  1. Agora temos que fazer exatamente o mesmo procedimento para a segunda localidade (onde vc vai trocar obviamente os seguintes parâmetros: OU, SMTP Address).

Depois de criado as políticas, podemos voltar nas propriedades dos usuários e verificar que os usuários das localidades receberam somente o seu respectivo e-mail relacionado a localidade.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como gerenciar múltimos SMTP no Exchange Server 2010 utilizando OU para gerenciar os domínios SMTPs.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/