Banco de Dados - SQL Server

Integrando PowerPivot do SQL Server 2008 R2 com Excel 2010

Algumas coisas que estão bem interessantes no SQL Server 2008 R2 é sua customização para trabalhar com BI, um ponto que a Microsoft está investindo pesado para o lançamento da plataforma do SQL Server 2008 R2.

por Diego Nogare



Com o lançamento do SQL Server 2008 R2 previsto para os próximos meses, nada mais justo do que explorar algumas de suas funcionalidades. Algumas coisas que estão bem interessantes no SQL Server 2008 R2 é sua customização para trabalhar com BI, um ponto que a Microsoft está investindo pesado para o lançamento da plataforma do SQL Server 2008 R2. Vendo esse investimento em Self-Service BI, pensei em escrever um artigo sobre o PowerPivot utilizando como dados as temperaturas que enfrentarei no MVP Global Summit 2010, na Microsoft em Redmond. Vou juntar a informação irrelevante das temperaturas dos lugares que visitarei, com um exemplo de criação e utilização do PowerPivot e Excel 2010.

Não vou reescrever com as minhas palavras o que é o PowerPivot, justamente porque o Zavaschi fez isso muito bem neste artigo e neste outro. Recomendo a leitura!

Pra começar, os links que utilizei pra montar isso foram:

Pra encontrar a temperatura:

· http://www.dryday.com/miniforecast.asp

Hah, como no site a temperatura está em Farenheight, utilizei a formula Cº = (Fº – 32) / 1,8pra chegar em Celsius.

Pra baixar o add-on pro Office 2010:

· http://powerpivot.com/download.aspx

Pra baixar o Office 2010 Beta:

· http://www.microsoft.com/office/2010/en/default.aspx

Montei também uma tabela no SQL Server 2008 R2, pra armazenar diretamente (isso significa que é a forma mais rápida, e mais burra) de guardar estes dados. Eles serão utilizados só pra isso e não servirão pra mais nada. Mas como o objetivo é só mostrar esses dados hoje, então vou fazer assim mesmo!

Fazendo um select simples na tabela, tenho o seguinte RowSet:

image

Ótimo, já tenho a tabela e já tenho os dados das temperaturas. Agora é abrir o Excel 2010 e montar meu gráfico das temperaturas.

Com o PowerPivot instalado, vou abrir o Excel 2010 já com o plugin instalado, e procurar a opção PowerPivot [1] no menu superior. Ao acessar esse menu, procurar o item PowerPivot window [2].

image

Agora é esperar o ambiente de Workspace do PowerPivot carregar e começar a configurar as coisas. Quando se abre o PowerPivot window, essa tela abaixo é apresentada, e é onde se monta a brincadeira. Selecionamos a origem dos dados vindo do SQL Server, que é o primeiro item do menu que aparece na imagem abaixo.

image

Uma tela pra colocar as credenciais do banco, e demais informações de acesso é apresentada.

image

Depois de preencher as credenciais e avançar pra próxima tela, existe a possibilidade de escrever uma query e testar, pra ver o retorno dela. Fazendo isso corretamente, um resultado como esse é apresentado.

image

Após essa validação, é só confirmar no botão OK e depois em Finish. O PowerPivot vai analisar a sua query e montar um relatório em seu Workspace te apresentando o RowSet que retornou do banco com a facilidade de se trabalhar com o Excel 2010.

Com os dados apresentados, é possível montar alguns relatórios com poucos cliques do mouse, utilizando todos os benefícios do Excel 2010. No exemplo vou montar um único gráfico, selecionando Single PivotChart, que é a segunda opção do item PivotTable.

image

Neste momento, o PowerPivot pergunta em qual Worksheet quero colocar o gráfico que está selecionado, e então, o gráfico (sem nenhum dado ainda) é apresentado, e as informações que vieram do SQL Server 2008 R2 (ou qualquer outra fonte de dados selecionada) é mostrado no TaskPanel.

Agora que as informações já estão de volta ao Worksheet do Excel 2010, é só trabalhar normalmente. Isso é ótimo pros Gerente / Diretores e Presidentes.

image

Pra fechar, o relatório com as temperaturas que vou enfrentar em Seattle é esse:

image

A informação da temperatura é importante pra mim, pra eu me planejar com a quantidade de roupas que vou levar, mas a do PowerPivot é bem legal pra quem trabalha com desenvolvimento de relatórios gerenciais. Fica ai a dica!

Diego Nogare

Diego Nogare - Graduado em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Desenvolvimento Web com .NET, Colaborador do Portal Linha de Código, co-Líder do grupo de usuários Codificando .NET, co-Líder dos Microsoft Student Partners [MSP] de São Paulo e Microsoft Most Valuable Professional [MVP] em SQL Server, possui certificações MCP e MCTS em SQL Server 2005, é palestrante em eventos da Microsoft, Codificando .NET e INETA BR, mantém o site: www.diegonogare.net.