Infra - Exchange Server

Gerenciando Mailbox Databases no Exchange Server 2010

Com este tutorial mostramos como gerenciar databases no Exchange Server 2010. Não entramos no mérito de 24x7 online defrag e DAG neste tutorial.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues

verview

Neste tutorial vamos analisar o gerenciamento de Databases Stores no Exchange Server 2010. O processo de administração é muito semelhante a versão anterior no entando a localização da configuração mudou drasticamente. As mailbox databases não são mais administradas em nível de servidor e sim em nível de organização e isso se deve a mudança de arquitetura do produto que agora possui o DAG que é um conceito de alta disponibilidade que permite até 16 cópias de uma mesma database.

Uma diferença grande para os administradores das versões anteriores é que não temos mais Storage Groups, somente databases, apesar de os logs existirem eles não são mostrados tão claramente na interface gráfica.

Solução

Agora para gerenciarmos as Databases temos que abrir o Exchange Management Console, expandir Microsoft Exchange On-Premises e expandir Organization Configuration e clicar em Mailbox. Depois clicar na guia Database Management e então iremos ter uma listagem de todas as databases da organização, naquela visualização podemos ver o caminho das mesmas, servidores e o status.

Para criarmos uma nova database podemos estar clicando em New Mailbox Database... e na página Introduction podemos colocar o nome da Database e o nome do servidor que receberá a database, neste exemplo a database será chamada POA-DB01 e depois vamos clicar em Next.

Na página Set Paths. Podemos definir o caminho físico da base de dados (arquivo *.edb) e dos arquivos de Log (*.log) e depois clicamos em Next.

Na página New Mailbox Database. Um sumário do que definimos até agora será mostrado, precisamos apenas clicar em New.

Na página Completion. Será mostrado o resultado da operação, aqui podemos ver que a database foi criado e montada com sucesso.

Agora podemos pedir propriedades da nova Database e na guia General temos uma informação muito importante no último campo desta guia (Servers hosting a copy of this database) onde será mostrado todos os servidores que possuem uma cópia desta Database no DAG.

Um outro ponto importante durante a criação de uma nova Database é a definição de OAB e Public Folder (se esta database tiver clientes rodando Outlook 2003 é obrigatório). Para configurar qualquer um destes atributos basta clicar em Browse e selecionar da lista que será mostrada.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como gerenciar databases no Exchange Server 2010. Não entramos no mérito de 24x7 online defrag e DAG neste tutorial.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/