Desenvolvimento - WCF

Criando e consumindo serviços com WCF

O WCF é a plataforma da Microsoft disponível desde o .NET Framework 3.0 utilizada para cuidar da comunicação entre sistemas. O WCF é uma união de Web Service, WSE, Remoting e COM+, tudo isso em uma única plataforma, simples de usar, robusta e de fácil integração.

por André Baltieri



Introdução

Atualmente, cada vez mais os serviços estão presentes em nossas aplicações, seja consumindo um serviço, ou servindo uma informação. No cenário de aplicações distribuídas, o serviço já se tornou uma peça chave, substintuindo o velho paradigma de utilização de DLLs.

O WCF é a plataforma da Microsoft disponível desde o .NET Framework 3.0 utilizada para cuidar da comunicação entre sistemas. O WCF é uma união de Web Service, WSE, Remoting e COM+, tudo isso em uma única plataforma, simples de usar, robusta e de fácil integração.

Endpoints

Um endpoint é o que um serviço expôe. Um endpoint contém três principais características que chamamos de ABC (Address, Binding e Contract). Uma analogia para estas características seria que o Address é onde o serviço está hospedado, Binding é como o serviço pode ser acessado, e Contract seria o que pode ser visto no serviço.

A Figura 1 ilustra um endpoint.

Endpoints

Figura 1 - Endpoints.

Hospegadem de Serviços

Posteriormente, quando tinhamos apenas Web Services, havia a necessidade de possuir o IIS (Internet Information Server) instalado para que o serviço pudesse ser publicado e acessado. Junto ao WCF, veio um novo conceito de strong> host (hospedagem) destes serviços que criamos, possibilitando inclusive a hospedagem de serviços em aplicações do tipo Console Application.

Desta forma temos as seguinte opções de host:

Seft-host - Hospedado em qualquer aplicação .NET gerenciada. Windows Service - Hospedado por um processo gerenciado pelo Windows. IIS - Hospedado em um web site, no IIS.

Nota: No IIS 7 ou superior, também podemos hospedar serviços com disponibilidade via TCP.

Disponibilidade de Serviços

Basicamente, podemos disponibilizar nossos serviços de duas formas:

HTTP - Uma URL, um caso de uso para este cenário seria a necessidade de acesso a um serviço de fora da rede da empresa. Este tipo de disponibilidade é menos performático que o TCP. TCP - Acessível somente de dentro da rede da empresa. Este tipo de disponibilidade é mais performático que o HTTP, porém menos acessível já que fica restrito para a redes internas.

Caso faça-se necessário, podemos utilizar ambas disponibilidades. Podemos tomar como base novamente um cenário corporativo, onde um funcionário precisar acessar a rede da empresa tanto de dentro quanto de fora da empresa. O que acontece neste caso é que podemos criar ambos tipos de hospedagem e tornar o serviço disponível tanto dentro da rede, quanto fora.

Vale lembrar também, que estas opções são facilmente customizadas através do arquivo de configuração App.Config / Web.Config disponível nas aplicações.

Configurando um Serviço

O WCF conta com dois tipos de configuração, sendo eles:

Imperativo - Criado no próprio código gerênciado (C#, VB.NET). Declarativo - Através de um arquivo de configuração (Web.Config, App.Config)

Quando trabalhamos com o método imperativo, temos a desvantagem de ter que recompilar o sistema a cada vez que uma modificação for feita, coisa que não ocorre no modo declarativo, onde o as configurações estão escritas nos arquivos de configuração. Por serem arquivos no formato XML, podemos abrí-los com o Notepad ou qualquer outro editor de texto e de forma fácil e simples alterar as configurações necessárias.

Contratos

No conceito de orientação à objetos, um contrato expôe quais membros de uma classe serão visíveis. No WCF o conceito é o mesmo, e através de interfaces podemos definir um contrato entre um serviço e as aplicações que irão consumí-lo, expondo somente os métodos desejados.

A utilização de contratos deve-se ao fato de melhorar (e muito) o versionamento dos serviços. Imagine um cenário onde temos um serviço que não possúi um contrato, e uma necessidade de adicionar um novo método a este serviço. Provavelmente isto irá impactar todas as aplicações que consomem este serviço, forçando elas a modificarem seus meios de acesso ao mesmo.

O versionamento do serviço permite que quando precisarmos criar um novo método, cria-se uma nova interface com este método e adiciona ao serviço (Interfaces permitem multipla herança). Em seguida, podemos simplesmente criar um novo endpoint para que este seja consumido.

O WCF conta com os seguintes tipos de contratos:

Service Contract - Um contrato para um serviço. Define os detalhes do serviço, e será utilizado na interface de contrato. Operational Contract - Define uma operação individual, e será aplicado na assinatura dos métodos da interface de contrato. Data Contract - Define a serialização para objetos complexos. Esta propriedade necessita da inclusão do namespace System.Runtime.Serialization. Message Contract - Este contrato descreve a mensagem SOAP completa. Fault Contract - Utilizado para documentar erros no WCF.

Os contratos do WCF são utilizados como propriedades, decorando as classes e interfaces.

Criando um Self-host service

Como passado anteriormente, um serviço do tipo Self-host pode ser hospedado em qualquer aplicação .NET de código gerenciado. Para este exemplo, vou criar uma nova Console Application (Figura 2) no Visual Studio 2010 com o Framework 4.0, mas como já dito, o WCF está presente desde a versão 3.0 do .NET Framwork.

Criando uma nova Console Application

Figura 2 - Criando uma nova Console Application.

Com a aplicação criada, vamos criar uma nova classe, que representará um cliente (Customer). A Listagem 1 demonstra o código da classe criada, Customer.cs.

Listagem 1 - Classe Customer.cs.

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;
 
namespace MySelfHostService
{
    public class Customer
    {
        public int CustomerId { get; set; }
        public string Name { get; set; }
        public string Email { get; set; }
        public string CreditCardNumber { get; set; }
    }
}
    

Assim criamos o que chamamos de objeto complexo, que nada mais é do que um objeto customizado. Precisamos agora criar um contrato (Interface) que definirá o que poderá ser consumido deste serviço. Para isto, vamos criar uma nova interface e chamá-la de ICustomer.cs, como demonstrado na Listagem 2.

Listagem 2 - Interface (Contrato) ICustomer.cs.

namespace MySelfHostService
{
    public interface ICustomer
    {
        Customer CreateCustomer(int customerId, string name, string email);
        Customer GetCustomerByName(string customerName);
        Customer[] GetAllCustomers();
    }
}
    

Na interface ICustomer temos duas observações a serem levadas em conta, sendo a primeira o uso de array no retorno do método Customer[] GetAllCustomers();. Estamos acostumados com a utilização de listas (List<T>) quando falamos em conjuntos de objetos, porém temos que pensar que como este sistema será distribuido e consumido por outros sistemas que talvez não sejam feitos em .NET, provavelmente estes sistemas que estão consumindo os serviços não suportarão o List, como é o caso do VB6. Podemos muito bem ter uma aplicação desenvolvida em VB6 que irá consumir este serviço. Ela entenderá um array de Customers, mas não um List de customers.

A outra observação vai para o fato de não incluirmos o número do cartão de crédito do cliente no método CreateCustomer. Como a intenção aqui é exemplificar o que um contrato pode ou não expor de um serviço, vamos optar futuramente por mesmo tendo uma propriedade para armazenar o número do cartão de crédito do cliente, não expô-la.

Por fim, teremos uma classe que representará o serviço em sí, e irá conter a implementação dos métodos especificados no contrato (Interface ICustomer), como mostrado na Listagem 3.

Listagem 3 - Classe CustomerService.cs

 
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
 
namespace MySelfHostService
{
    public class CustomerService:ICustomer
    {
        ///  
        /// Lista de clientes
        ///  
        List customers = new List();
 
        ///  
        /// Método construtor
        /// Carrega os clientes
        ///  
        public CustomerService()
        {            
            for (int i = 1; i  
        /// Implementação do método CreateCustomer
        /// Cria um novo cliente e retorna o mesmo
        ///  
        /// Identificador 
        /// Nome 
        /// Email 
        /// Cliente (Customer) 
        public Customer CreateCustomer(int customerId, string name, string email)
        {
            Customer customer = new Customer();
            customer.CustomerId = customerId;
            customer.Name = name;
            customer.Email = email;
 
            return customer;
        }
 
        ///  
        /// Busca na lista de clientes gerada no método construtor um cliente
        /// pelo nome
        ///  
        /// Nome do cliente 
        /// Cliente 
        public Customer GetCustomerByName(string customerName)
        {
            return (from c in customers where c.Name == customerName select c).First();
        }
 
        ///  
        /// Retorna todos os clientes
        ///  
        /// array de clientes 
        public Customer[] GetAllCustomers()
        {
            return customers.ToArray();
        }
    }
}    
     

Basicamente implementamos a interface ICustomer e codificamos seus métodos. Neste caso, criei uma lista simples de clientes, apenas para fins de estudos, mas e um cenário de um sistema, aqui seria feito o acesso à dados por exemplo.

Decorando classes e interfaces

Até o momento, apenas criamos um tipo customizado, uma interface e uma classe que implementa a interface. Temos agora que decorar estas classes e interfaces com contratos que o WCF nos fornece, utilizando os atributos do .NET Framework.

Para que possamos decorar a interface, precisaremos adicionar uma referência ao System.ServiceModel, e para decorar nosso tipo customizado, precisamos adicionar referência ao System.Runtime.Serialization.

Começaremos com a decoração da interface ICustomer, que agora completa é exibida na Listagem 4.

Listagem 4 - Decorando a interface (Contrato) ICustomer.cs.

 
using System.ServiceModel;
 
namespace MySelfHostService
{
    [ServiceContract]
    public interface ICustomer
    {
        [OperationContract]
        Customer CreateCustomer(int customerId, string name, string email);
        
        [OperationContract]
        Customer GetCustomerByName(string customerName);
        
        [OperationContract]
        Customer[] GetAllCustomers();
    }
}    
        

Para a interface, utilizamos o atributo ServiceContract, e para os métodos utilizamos o atributo OperationalContract, ambos explicados no começo do artigo. Temos agora o contrato decorado, mas isto não basta. Como iremos trafegar um tipo customizado (Customer.cs), precisamos decorá-lo também, para dizer ao contrato quais membros deste tipo devem ser trafegados e expostos. A Listagem 5 mostra a versão final da classe Customer.cs, decorada.

Listagem 5 - Decorando a classe Customer.cs.

 
using System.Runtime.Serialization;
 
namespace MySelfHostService
{
    [DataContract]
    public class Customer
    {
        [DataMember]
        public int CustomerId { get; set; }
 
        [DataMember]
        public string Name { get; set; }
 
        [DataMember]
        public string Email { get; set; }
 
        public string CreditCardNumber { get; set; }
    }
}
    

Então temos um serviço, certo? Errado. Precismos agora configurar este serviço, informar seu endereço, forma de acesso e contrato que expôe suas informações.

Configurando um serviço

Como comentádo préviamente, existem dois meios para se configurar um serviço no WCF, imperativo e declarativo. Por ser de mais fácil manutanção, criaremos do modo declarativo, através do arquivo de configuração App.Config.

Caso sua aplicação não possua este arquivo, adicione-o.

No App.Config, dentro da sessão configurations, existe um área reservada para as configurações dos serviços, esta área é o system.serviceModel.

Dentro desta área podemos configurar vários serviços, inclusive devemos notar inclusive que temos uma tag services, no plural, indicando que mais de um serviço pode ser configura dentro deste service model.

A Figura 3 mostra as tags de configuração iniciais.

Configurando os serviços.

Figura 3 - Configurando os serviços.

Note que temos no nome do serviço, o namespace seguido do nome da classe que implementa os membros definidos pelo contrato. Esta ligação que permite identificar para qual serviço estas configurações se aplicam.

Configurando Host

Ainda dentro da configuração de serviços, temos a necessidade de configurar o host, que definirá a disponibilidade deste serviço. Como vimos previamente, podemos disponibilizar um serviço via HTTP ou via TCP, ou melhor, em ambos, como mostrado na Figura 4.


Figura 4 - Configurando hosts.

Configurando Endpoints

Até o momento, temos o serviço e os seus hosts configurados, porém, também precisamos configurar seus endpoints, que são justamente os pontos por onde este serviço poderá ser acessado.

Para cada tipo de acesso (HTTP, TCP) teremos que criar um endpoint diferente, que conterá o address, binding e contract para aquele ponto de acesso, como mostrado na Figura 5.

Configurando endpoints

Figura 5 - Configurando endpoints.

Os endpoints possuem um endereço, que nesta caso chamei de customerAddress, um binding que pode ser basicHttpBinding ou netTecpBinding e um contract que deve ser o nome do contrato inclíndo seu namespace.

WSDL

Para que um serviço possa ser lido e entendido, quem consome este serviço faz uso de um documento que chamamos de WSDL (Web Service Description Language), que pode ser visto adicionando o parâmetro WSDL no final da url (http://localhost:8776/MeuServico?WSDL), e que contém todas as informações sobre o serviço requisitado.

Não é necessário criarmos manualmente este documento, o próprio WCF faz isto para nós, porém, precisamos no arquivo de configuração, dizer a ele quais contratos e serviços esta aplicação está expondo para que então o documento WSDL seja gerado.

Configurando behaviors.

Figura 6 - Configurando behaviors.

Basicamente criamos um behavior (Comportamento), e nomeamos ele como wsdlConfiguration. Para que a aplicação que esteja consumindo este serviço esteja habilitada a gerar seu WSDL, adicionamos a tag serviceMetadata httpGetEnabled e atribuimos seu valor para verdadeiro.

Não podemos esquecer de incluir este comportamento no serviço, através da tag behaviorConfiguration.

Para finalizar precisamos então criar mais um endpoint, que será o ponto de acesso para o WSDL gerado. Ao contrário dos outros endpoints, neste endpoint os dados são padrões.

A Figura 7 mostra o arquivo App.Config final.

Arquivo App.Config na versão final.

Figura 7 - Arquivo App.Config na versão final.

Com o nosso sereviço configurado, precisamos agora iniciar o serviço quando a nossa aplicação iniciar. Para isto precisamos criar um ServiceHost que contenha as informações do nosso serviço. Ele será responsável pelo host do mesmo.

O interessante aqui, é que podemos apenas passar o tipo do nosso serviço (typeof(CustomerService)) que o ServiceHost já sabe onde obter as informações do mesmo. O que ele faz é ir na sessão services do App.Config e buscar por este tipo nos nomes dos serviços configurados ali. Por isso a importância de ter o namespace.nomedoserviço no parâmetro "name" da sessão services no App.Config.

A Listagem 6 mostra como iniciar um serviço self-host em uma ConsoleApplication.

Listagem 6 - Iniciando um serviço self-host.

static void Main(string[] args)
{
    ServiceHost host = new ServiceHost(typeof(CustomerService), new Uri[] { });
    host.Open();
    Console.WriteLine("Serviço rodando...");
    Console.WriteLine("Tecle  para finalizar.");
    Console.ReadKey();
    host.Close();
}    

Testando o serviço

O Visual Studio (a partir da versão 2008 se não me engano) traz com ele uma ferramenta chamada WCF Test Client, que permite-nos testar os serviços rodando sem a necessidade de criar uma aplicação e consumí-lo.

Para acessar esta ferramenta, clique sobre Start (Iniciar)> All Programs (Todos os Programas)> Visual Studio 2010 (No meu caso)> Visual Studio Tools> Visual Studio Command Prompt (2010)

Deste modo, o prompt de comando do Visual Studio abrirá, digite então o seguinte comando:

WcfTestCliente.exe <endereço do serviço>

Caso você esteja seguindo a risca o artigo, ficaria assim:

WcfTestClient.exe <http://localhost:7874/>

Nota: Em alguns casos pode ser necessário rodar o Visual Studio Command Prompt como administrador.

Nota: Seu serviço deve estar rodando para que o aplicativo possa se conectar a ele.

Deste modo, teremos a tela do WCF Test Client aberta e listando os serviços, como mostrado na Figura 8.

WCF Test Client

Figura 8 - WCF Test Client.

Podemos notar que ele mostra tanto o serviço HTTP quanto o TCP, e com os métodos para invocarmos. Neste ponto, fiquem à vontade em testar da forma que acharem interessante.

Criando serviços apartir de templates

Até o momento, criamos um serviço do tipo self-host. Legal, mas pudemos notar que tivemos que fazer muita coisa manualmente, e isso foi desnecessário (Necessário apenas para aprendizado).

O Visual Studio conta com templates que trazem os serviços prontos, bastando apenas alterar o nome dos arquivos, classes e contratos.

Para este exemplo, criarei um novo WCF Service Application, acessando o menu File> New Project e selecionando o template, como mostrado na Figura 9.

Criando um novo serviço apartir de um template

Figura 9 - Criando um novo serviço apartir de um template.

Podemos notar que na solution criada temos já temos um contrato (IService.cs) e um serviço (Service.svc), como mostrado na Figura 10.

Solução do projeto

Figura 10 - Solução do projeto.

Nota: Este tipo de serviço só suporta hospedagens HTTP. IIS 7 ou superior também suporta hospedagem de serviços TCP.

Da mesma forma que anteriormente, podemos criar classes e decorá-las, modificar as configuração no arquivo de configuração (Agora Web.Config) e etc.

Rodando a aplicação, novamente teremos o WCF Test Cliente nos auxiliando a testar este serviço, porém agora ele foi iniciado automaticamente, sem a necessidade de utilizar o prompt de comando do Visual Studio.

Conclusão

O WCF é uma plataforma que une recursos antes espalhados em um único ponto, tornando a plataforma robusta. Os recursos de customização estão facilitados, podendo ser acessados e modificados através de arquivos de configuração como Web.Config e App.Config.

A possibilidade de hospedar os serviços não apenas no IIS torna o WCF ainda mais rico, trazendo flexibilidade e aumentando o leque de possibilidades de consumo deste mesmo serviço.

Para finalizar, temos a opção de disponibilizar este serviço via TCP, que é mais performático que o HTTP, porém menos acessível. Se mesmo assim ainda não basta, podemos ter a disponibilidade tanto HTTP quanto TCP em um mesmo serviço.

Referências

Israel Aece - WCF Vídeos

http://www.israelaece.com/?tag=/videos

WCF Brasil

http://wcfbrasil.ning.com/

Espero que tenham gostado e até o próximo artigo!

André Baltieri

André Baltieri - Trabalha com desenvolvimento de aplicações web a mais de 7 anos, e com ASP.NET desde 2003. É líder da comunidade Inside .NET (http://www.insidedotnet.com.br/) e do projeto Learn MVC .NET (http://learn-mvc.net/). Bacharelando em Sistemas de Informação, atualmente trabalha com desenvolvimento e suporte de aplicações web em ASP.NET/C# em projetos internacionais e ministra treinamentos e consultorias sobre a plataforma .NET.