Desenvolvimento - HTML
O email marketing em ano de Copa do Mundo
Dez entre dez pessoas e empresas devem falar de Copa do Mundo em 2010. Nesse cenário, não pude deixar de escrever um artigo de algo que tem total relação com as expectativas da indústria de produtos e serviços e, claro, do consumidor.
por Walter Sabini Junior*Por Walter Sabini Junior
Dez entre dez pessoas e empresas devem falar de Copa do Mundo em 2010. Nesse cenário, não pude deixar de escrever um artigo de algo que tem total relação com as expectativas da indústria de produtos e serviços e, claro, do consumidor.
Se por um lado, almejamos o tão sonhado Hexa, as empresas também se preparam para aquecer suas vendas, muitas com foco em ações que foram plantadas previamente para conquistar o consumidor também nesse momento.
Quem cuidou e cuida do relacionamento digital, tem grandes chances de garantir um maior volume de vendas nessa época do ano. Para quem não cuidou, chegou a hora de começar, urgentemente.
As datas sazonais são períodos em que o número de vendas, naturalmente, se eleva, seja no varejo de lojas físicas ou no comércio eletrônico. Investir em ações digitais em épocas do ano como essas, como por exemplo, email marketing, potencializa o crescimento em vendas, além de favorecer o relacionamento digital entre a marca e o público que ela deseja alcançar, desde que aplicadas as boas práticas de marketing direto no ambiente digital.
O email marketing como potencial na Copa
O varejo eletrônico está crescendo de forma muito acelerada. Em 2009, o faturamento do e-commerce no Brasil somou R$ 10,6 bilhões (dados do e-bit). Hoje é possível comprar artigos esportivos, eletroeletrônicos, itens de informática, enfim, tudo que em um ano de Copa gera mais interesse pelo consumidor.
E, nesse momento, o canal email marketing é uma das ações mais favoráveis para elevar o volume de vendas. Ele chega até o consumidor, ou seja, o cliente não precisa ir buscar o que precisa, ele pode receber em suas mãos (ou melhor, em seu email). Claro, com uma estratégia bem definida, banco de dados atualizado e definição de público que realmente seja o alvo dessa loja online. O varejo off line também pode se beneficiar, com campanhas de email marketing promocionais que trazem o consumidor à loja física. Basta cuidar, principalmente, dos dados certos de quem se quer atingir para gerar maior ROI (Return on Investiment) e, com toda certeza, mensurar.
A Copa é considerada o maior evento esportivo do planeta. Dados da e-bit apontam que a expectativa maior está na venda de produtos como TV´s de tela plana e Artigos Esportivos. Essa última categoria já vem apresentando enorme crescimento. De acordo com os dados levantados, a venda de “Artigos Esportivos” cresceu 145% na variação de pedidos, em comparação de Outubro de 2009 com o mesmo período do ano anterior. Os dados da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), apontam que os fabricantes irão comercializar 19,6% mais TVs em 2010, o que irá representar um total de 11,5 milhões de unidades.
Esses setores, principalmente, devem estar atentos ao potencial do ambiente digital, neste ano, mais do que nunca. Ações de email marketing bem planejadas aliadas ao investimento em Search Marketing e muita campanha promocional digital são recursos fundamentais para trabalhar não apenas as vendas, mas o branding. É um dos momentos mais apropriados para fortalecer uma marca e interagir com quem quer realmente dar atenção a ela.
As ações de email marketing requerem investimentos dedicados não apenas ao custo por envio, mas para o tempo de desenvolvimento da campanha, layout da peça, estratégia para conquistar o público e produção de conteúdo relevante e atrativo. Outro cuidado é análise da concorrência, procurar identificar o que estão fazendo, pensar em teasers para despertar a curiosidade previamente a determinada data sazonal ou evento e, fundamentalmente, mensurar, mensurar e mensurar.
Com a análise de resultados, principalmente por meio das campanhas digitais, é possível conquistar de verdade quem se almeja.
A consequência? Maiores chances de atração para compra de determinado produto ou serviço, ainda mais em ano de Copa, onde os consumidores buscam novidades para entretenimento o tempo todo.
Combinar marketing direto com marketing promocional em datas sazonais vai exatamente ao encontro do que o consumidor busca. Períodos sazonais potencializam as ações de marketing como um todo.
Ano de Copa... ano de marketing... ano de... email marketing. Aproveite os recursos e mãos à obra.
Dez entre dez pessoas e empresas devem falar de Copa do Mundo em 2010. Nesse cenário, não pude deixar de escrever um artigo de algo que tem total relação com as expectativas da indústria de produtos e serviços e, claro, do consumidor.
Se por um lado, almejamos o tão sonhado Hexa, as empresas também se preparam para aquecer suas vendas, muitas com foco em ações que foram plantadas previamente para conquistar o consumidor também nesse momento.
Quem cuidou e cuida do relacionamento digital, tem grandes chances de garantir um maior volume de vendas nessa época do ano. Para quem não cuidou, chegou a hora de começar, urgentemente.
As datas sazonais são períodos em que o número de vendas, naturalmente, se eleva, seja no varejo de lojas físicas ou no comércio eletrônico. Investir em ações digitais em épocas do ano como essas, como por exemplo, email marketing, potencializa o crescimento em vendas, além de favorecer o relacionamento digital entre a marca e o público que ela deseja alcançar, desde que aplicadas as boas práticas de marketing direto no ambiente digital.
O email marketing como potencial na Copa
O varejo eletrônico está crescendo de forma muito acelerada. Em 2009, o faturamento do e-commerce no Brasil somou R$ 10,6 bilhões (dados do e-bit). Hoje é possível comprar artigos esportivos, eletroeletrônicos, itens de informática, enfim, tudo que em um ano de Copa gera mais interesse pelo consumidor.
E, nesse momento, o canal email marketing é uma das ações mais favoráveis para elevar o volume de vendas. Ele chega até o consumidor, ou seja, o cliente não precisa ir buscar o que precisa, ele pode receber em suas mãos (ou melhor, em seu email). Claro, com uma estratégia bem definida, banco de dados atualizado e definição de público que realmente seja o alvo dessa loja online. O varejo off line também pode se beneficiar, com campanhas de email marketing promocionais que trazem o consumidor à loja física. Basta cuidar, principalmente, dos dados certos de quem se quer atingir para gerar maior ROI (Return on Investiment) e, com toda certeza, mensurar.
A Copa é considerada o maior evento esportivo do planeta. Dados da e-bit apontam que a expectativa maior está na venda de produtos como TV´s de tela plana e Artigos Esportivos. Essa última categoria já vem apresentando enorme crescimento. De acordo com os dados levantados, a venda de “Artigos Esportivos” cresceu 145% na variação de pedidos, em comparação de Outubro de 2009 com o mesmo período do ano anterior. Os dados da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), apontam que os fabricantes irão comercializar 19,6% mais TVs em 2010, o que irá representar um total de 11,5 milhões de unidades.
Esses setores, principalmente, devem estar atentos ao potencial do ambiente digital, neste ano, mais do que nunca. Ações de email marketing bem planejadas aliadas ao investimento em Search Marketing e muita campanha promocional digital são recursos fundamentais para trabalhar não apenas as vendas, mas o branding. É um dos momentos mais apropriados para fortalecer uma marca e interagir com quem quer realmente dar atenção a ela.
As ações de email marketing requerem investimentos dedicados não apenas ao custo por envio, mas para o tempo de desenvolvimento da campanha, layout da peça, estratégia para conquistar o público e produção de conteúdo relevante e atrativo. Outro cuidado é análise da concorrência, procurar identificar o que estão fazendo, pensar em teasers para despertar a curiosidade previamente a determinada data sazonal ou evento e, fundamentalmente, mensurar, mensurar e mensurar.
Com a análise de resultados, principalmente por meio das campanhas digitais, é possível conquistar de verdade quem se almeja.
A consequência? Maiores chances de atração para compra de determinado produto ou serviço, ainda mais em ano de Copa, onde os consumidores buscam novidades para entretenimento o tempo todo.
Combinar marketing direto com marketing promocional em datas sazonais vai exatamente ao encontro do que o consumidor busca. Períodos sazonais potencializam as ações de marketing como um todo.
Ano de Copa... ano de marketing... ano de... email marketing. Aproveite os recursos e mãos à obra.