Infra - Exchange Server

Atualizando o Exchange Server 2010 para o Service Pack 1 (Beta)

Neste tutorial vamos mostrar como fazer o upgrade um Exchange Server 2010 para o Exchange Server 2010 Service Pack 1 Beta.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Marcelo Vighi

Overview

Neste tutorial vamos mostrar como fazer o upgrade um Exchange Server 2010 para o Exchange Server 2010 Service Pack 1 Beta. Como é sabido o Exchange Server 2010 SP1 contém o produto completo ele não é apenas as diferenças entre o lançando na versão RTM + novas atualizações e sim o produto completo. Quando sair a versão final podemos fazer instalações utilizando a× mídia somente do SP1, sem a necessidade instalar o RTM e ir atualizando os service packs.

Neste tutorial vamos mostrar somente a atualização via interface gráfica em um servidor simples, nos próximos tutoriais mostraremos como atualizar via linha de comando e também quando tivermos um DAG.

Solução

Instalando pré-requisitos...

Antes de mais nada se tentarmos instalar alguns pré-requisitos vão ser identificados no Readiness Checks do processo de instalação, para ganharmos algum tempo nós já listamos os hotfixes que serão necessários em um Windows Server 2008 R2 abaixo. Instalando os mesmos e reiniciando o servidor antes de rodar o setup propriamente dito vai economizar tempo de clicar em cada link, baixar, instalar e reiniciar.

Feito isso devemos baixar o Service Pack 1 do site da Microsoft e executar o mesmo, ele pedirá para extrair o conteúdo em uma pasta. Feito isso, podemos iniciar o processo de instalação/atualização.

Instalando o Service Pack 1 (beta)

Depois de descompactado, precisamos dar um duplo clique em setup.exe e na tela inicial devemos clicar em Choose Exchange language option for upgrade e se queremos atualizar todas as versões ou somente os idiomas que estão no DVD do SP1. Em nosso exemplo aqui, só temos o inglês no servidor então vamos clicar em Upgrade only languages from the DVD.

Feito a escolha do pacote de idiomas, podemos estar clicando em Install Microsoft Exchange Server upgrade

Na página Introduction. Temos as boas vindas do produto, e neste ponto só temos o Next como opção para continuar o processo de instalação.

Na página License Agreement. Temos o termo de licenciamento, devemos ler e se estivermos de acordo devemos clicar em I accept the terms in the license agreement e clicar em Next.

Na página Readiness Checks. O processo de setup validará a saúde atual do sistema e se algum componete é necessário, como já instalamos todos os pré-requisitos que impediriam a instalação teremos uma tela como a mostrada abaixo. Caso tenha algo em vermelho (Error) devemos ir no link mostrado e trabalhar na solução do problema antes de continuar. Feito a validação, podemos clicar em Upgrade para início dos trabalhos.

Na página Completion. Temos o resultado final da instalação e como podemos analisar abaixo o processo rodou sem maiores problemas, basta clicar em Finish e começar a usufruir dos avanços que o Service Pack 1 trouxe para o Exchange Server 2010.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como fazer a atualização do Exchange Server 2010 RTM para o Exchange Server 2010 SP1.
Importante: Service Pack 1 ainda está em Beta, ou seja, não instale em servidores de produção e/ou máquinas que estejam em ambiente de produção. Utilize um ambiente de laboratório para fazer os testes.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/