Gerência - Metodologias e Processos

Metodologias de Gerenciamento de Projetos – Mais importante que a agilidade é a flexibilidade

O artigo questiona a flexibilidade das metodologias de mercado e quais as perguntas que poderiam auxiliar na escolha de métodos eficientes.

por Patricia Sodré



PMP, SCRUM, XP, KANBAN... Todos são métodos comprovadamente eficazes nos gerenciamentos dos mais diversos tipos de projetos de desenvolvimento de software. Claro que cada um diz respeito a um tipo ou podemos mesclar mais de um, enfim, o que importa no final das contas é a flexibilidade que um método deve ter.

A flexibilidade a que me refiro é: Adaptação do método a realidade da sua empresa.

Vamos encarar que encontramos diferentes cenários, recursos, linguagens e produtos finais e antes mesmo de pensarmos em um método que irá nos auxiliar temos que pensar no que precisamos ser ajudados.

O mercado, em sua maioria, tem feito o contrário, tem se engessado em um método e quando eles percebem estão mais ocupados do que deveriam, ficam mais tempo se documentando do que entregando e os projetos continuam falindo.

Ou seja, o ideal seria pensar: O que preciso e onde preciso aplicar uma metodologia? Qual o tamanho dos meus projetos e quantos recursos nós temos? Qual tipo de entregável eu tenho e como preciso evidenciar as alterações no meu projeto? Qual a freqüência de alterações eu tenho durante o processo de desenvolvimento?

Acho que com essas respostas conseguimos definir claramente as necessidades e daí então escolher qual ou quais metodologias poderão nos atender e que nível de qualidade de trabalho eu terei após a implantação das mesmas.
Patricia Sodré

Patricia Sodré - Gerente de Projetos de BI
Analista de sistemas pela Universidade Estácio de Sá
Pós Graduada em BI pela FGV