Desenvolvimento - ASP. NET

Web Site ou Web Application eis a questão

Explica algumas diferenças entre Web Application e Web Site para ajudar na escolha de qual utilizar em sua solução.

por Marcos Aguiar Jr



Atualmente onde trabalho tinha uma aplicação Web Site. Após algumas reuniões entre os desenvolvedores, decidimos migrar essa aplicação para Web Application. Qual a diferença? Quais as vantagens? Essas foram algumas das perguntas a quais pretendo informar agora.

Ambas têm suas vantagens e desvantagem, cabe a você desenvolvedor decidir qual utilizar para seu tipo de projeto.

Você gostaria de alterar seu código fonte durante a depuração?

Então você deve usar Web Site, pois Web Application não suporta essa funcionalidade.

Precisamos atualizar apenas alguns arquivos aspx ou aspx.cs ou editá-lo?

Web Site é a resposta, pois esse tipo de projeto tem o código fonte no servidor quando publicado. Quando necessário basta atualizar o arquivo sem a necessidade de atualizar o projeto.

Você pretende se conectar através do Visual Studio via FTP e editar seu projeto?

Se a resposta é sim, então você deve usar Web Site. E como a pergunta anterior à resposta é porque o código fonte do projeto fica no servidor.

Não quero deixar meu código fonte disponível no servidor.

Web Application é a resposta. Web Application são compilados e geram dll.

Quero agilidade para atualizar meu projeto no servidor.

Ora se Web Application gera apenas dlls, para atualizar meu servidor é muito mais rápido do que Web Site, onde terei que subir todos meus arquivos aspx e aspx.cs.

Quero organizar minhas classes do meu jeito.

No projeto Web Site as classes são colocadas na pasta App_Code. Se quisermos criar uma organização própria é mais recomendado o Web Application.

Organização das Referências.

Web Site organiza as referências do projeto no arquivo Web.Config, enquanto que Web Application realiza as referências através da pasta References no próprio projeto.

Bem essas são algumas das diferenças entre Web Application e Web Site, cabe a você agora analisar e pesquisar para decidir qual solução utilizar em sua solução. Alguns membros da comunidade .NET acreditam que a Microsoft ira descontinuar o Web Site, porém eu não tenho essa informação.

Quanto a mim, eu gosto de trabalhar com Web Application só acho uma pena não conseguir atualizar o code behind enquanto estamos depurando o código :D.

Obrigado e até a próxima.
Marcos Aguiar Jr

Marcos Aguiar Jr - Analista de Sistema com carreira em empresas de tecnologia, atuando em soluções de sistemas e TI para diversos segmentos de negócios, além de definir e planejar metodologias de desenvolvimento de software. É bacharel em Administração com gestão em TI, Pós-Graduação Projeto e Desenvolvimento de Sistemas para WEB e cursando Pós-Graduação em Inteligência de Negócios (BI).