Infra - Exchange Server

Gerenciando Transport Rules através do Exchange Control Panel

Neste tutorial vamos mostrar algumas das novas funcionalidades que são encontradas no Service Pack 1 do Exchange Server 2010 relacionado ao Outlook Web Access. Vamos focar na tela inicial e no modo de visualização de conversação neste tutorial.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues

Overview

Neste tutorial vamos mostrar algumas das novas funcionalidades que são encontradas no Service Pack 1 do Exchange Server 2010 relacionado ao Outlook Web Access. Vamos focar na tela inicial e no modo de visualização de conversação neste tutorial.

Solução

Estando logado como Administrador ou usuário com permissões equivalentes vamos clicar em Options e depois em All Options. Dentro do ECP (Exchange Control Panel) vamos clicar no 3o item da barra de caminho e vamos clicar em My Organization, como mostrado na figura abaixo.

Se clicarmos em Mail Control e depois em Rules, vamos ter abaixo como gerenciar as regras e até mesmo criar regras de Transporte. Lembrando que tais regras são em níveis organizacionais.

Criando uma nova regra...

A criação de uma nova regra também é simples, basta clicar em New... e um novo assistente será mostrado em uma nova página, a princípio é bem simples onde podemos escolher algumas condições (campo If...)e também algumas ações básicas (campo Do the following).

No exemplo abaixo vamos dizer que todas mensagens vindas da origem (usuário Anderson Patricio) terá um Disclaimer. Lembrando que sempre que uma opção é escolhida no lado direito vai aparecer um link de escolha relacionado ao item da esquerda.

Se quisermos mais opções, podemos clicar em More Options... e este oferece bem mais funcionalidades, no exemplo abaixo adicionamos texto ao título da mensagem. Podemos também gerenciar o nome da regra e também exceções. Feito as escolhas clique em Save.

Depois de criar a regra via Exchange Control Panel, podemos utilizar o Exchange Management Console para conferir a regra criada, como mostrado na figura abaixo.

Alterando uma regra de transporte e habilitando e desabilitando a mesma..

Para habilitarmos e desabilitarmos uma regra, temos um checkbox na primeira coluna ao lado do nome da regra, se a mesma estiver marcada a regra fica habilitada se ela estiver desmarcada a regra está desabilitada.

Para visualizarmos de uma forma rápida o que uma regra está fazendo, basta clicar na regra e na direita aparecerá tudo que a regra já possui configurada.

Para alterarmos uma regra basta clicarmos em Details fazer as alterações desejadas e clicar em Save.

Deletando uma regra de Transporte...

Para deletar uma regra é muito simples, basta selecionar a regra desejada e clicar no ícone de deleção que a mensagem abaixo será mostrada. Clicando em Yes a regra é deletada, clicando em não a regra é mantida.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como gerenciar regras de transporte usando o Exchange Control Panel do Exchange Server 2010 SP1. Apesar de este tutorial ser de uma versão Beta o mesmo pode ser utilizado quando o Service Pack 1 for liberado para a produção, no entanto algumas telas e/ou texto podem sofrer alterações.
Importante: Service Pack 1 ainda está em Beta, ou seja, não instale em servidores de produção e/ou máquinas que estejam em ambiente de produção. Utilize um ambiente de laboratório para fazer os testes.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/