Infra - Exchange Server

Instalando os pré-requisitos automaticamente no Exchange Server 2010 SP1

Neste tutorial vamos mostrar uma das novas facilidades do Exchange Server 2010 Service Pack 1 que permite ao administrador utilizar o próprio setup do produto para fazer a instalação dos pré-requisitos do sistema operacional.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Marcelo Vighi

Overview

Neste tutorial vamos mostrar uma das novas facilidades do Exchange Server 2010 Service Pack 1 que permite ao administrador utilizar o próprio setup do produto para fazer a instalação dos pré-requisitos do sistema operacional.

Solução

Analisando as Roles e Features antes da instalação...

Antes de começarmos o processo de instalação vamos analisar o que temos instalado nas Features e Roles do servidor em questão que receberá a instalação do Exchange Server 2010 SP1 (Beta). Podemos estar verificando nas figuras abaixo que não há nenhuma configuração relacionado ao Exchange.

Fazendo a instalação do Exchange Server 2010...

No Service Pack 1 do produto existe uma opção chamada Automatically install Windows Server roles and features required for Exchange Server e só marcando esta opção todos os pré-requisitos do sistema operacional vão ser instalados automaticamente durante a instalação do Exchange Server.

Depois de clicar Next na tela anterior, a opção continua selecionado caso tenha escolhido a opção de instalação customizada, o que significa que podemos definir qual função o Exchange Server vai ter instalado.

Na pagina Readiness Checks vamos ter a instalação dos pré-requisitos durante a fase Configuring Prerequisites do assistente.

Analisando a instalação dos pré-requisitos...

Agora que já analisamos a nova funcionalidade vamos ver como ela funciona. Nesta versão Beta do Service Pack 1 podemos acompanhar os logs durante a instalação para ver o que está acontecendo em background. Cada papel do Exchange Server vai criar um arquivo separado de log para os pre-requisitos, como podemos visualizar no diretório C:\ExchangeSetupLogs abaixo.

Se abrirmos o primeiro arquivo gerado qu eé o AdminToolsPrereqs.txt podemos analisar as linhas e vamos perceber que as que possuem [ServerManagerCmd] possuem informações do que está sendo instalado. A grande maioria das roles e funcionalidades são instaladas nesta seção.

O Exchange Server 2010 SP1 utiliza o ServerManagerCMD utilitário do sistema operacional para fazer a instalação, basicamente ele passa um arquivo de respostas XML contendo o que deve ser instalado para cada regra, no caso abaixo podemos ver que os pré-requisitos do Mailbox estão sendo instalados.

Agora que sabemos o que já rodou, podemos analisar depois da instalação do produto as Features, como mostrado abaixo:

Como também podemos ver os novos papéis instalados durante este processo (Web Server IIS).

Conclusão

Com este tutorial mostramos como instalar os pré-requisitos do sistema operacional durante a instalação do Exchange Server 2010 Service Pack 1 (beta).
Importante: Service Pack 1 ainda está em Beta, ou seja, não instale em servidores de produção e/ou máquinas que estejam em ambiente de produção. Utilize um ambiente de laboratório para fazer os testes.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/