Desenvolvimento - C#

Melhorando WinApps seguindo WebApps

Felizmente, sempre trabalhei com Web e Windows, apesar de não ter tanto talento como designer, adoro estudar padrões para UI, o que é certo, errado, o que fazer e o que não fazer.

por Márcio Fábio Althmann



Nossa Márcio que título maluco!!

Pois é, foi o melhor que encontrei :) mas logo o título fará sentido. Felizmente, sempre trabalhei com Web e Windows, apesar de não ter tanto talento como designer, adoro estudar padrões para UI, o que é certo, errado, o que fazer e o que não fazer.

É claro que não vou falar que todos os sites ou todas aplicações web seguem o que vou mostrar, mas felizmente a maioria das “bem feitas” seguem isso. Vou esquecer sites normais, e vou focar em aplicações web, só para facilitar.

O item que estou falando é tão simples e básico, que todo mundo deveria seguir, que é alinhar corretamente os itens de um formulário, é tão comum quando vamos desenvolver um layout de site, utilizar grids para definir o espaçamento entre os itens, assim temos um layout organizado e agradável.

Quem liga para isso Márcio? Ahhh ninguém, é só mais uma prática boba que o pessoal segue. Todo mundo liga, e liga muito. Mesmo que mesmo sem perceber, um formulário bem organizado ajuda qualquer usuário a encontrar o que ele quer.

Quem nunca viu algum profissional falar algo do tipo, “meu cliente não acha nada, meu cliente não procura nada direito”, é tão fácil culpar o cliente, afinal “eu” fiz tal coisa, então essa coisa está “perfeita”.

Mas eu acho que isso é meio cultural, já cansei de passar estudos de como criar um layout agradável para formulários para programadores, o que eles fazem? Apertam delete no e-mail, afinal isso é trabalho do “designer”, eu acho isso um absurdo, não estou pedindo para algum programador de WinApps aprender como combinar cores, como utilizar o Photoshop, nada disso, mas só para prestar atenção em como organizar um formulário.

Chega de falar, e vamos ver dois exemplos, com Windows Forms mesmo, que é o que a maioria do pessoal utiliza :) .

Padrão macarronada, nem sei se alguém já deu esse nome, mas falei ontem em um curso e gostei :) .

Ok, a tela feita, funciona, mas eu acho horrível olhar telas dessa forma, podemos facilmente organizar da seguinte forma.

Olhando a imagem acima, sei onde tudo começa e acaba, tenho padrão de espaçamento entre os campos do formulário, joguei o Label acima dos campos só para facilitar a visualização, e prefiro assim, mas com o Label a esquerda funciona da mesma forma.

Quando eu trabalhava com o Heitor Althmann, é família de geek =D, ele é designer, nós criamos alguns padrões para formulários, na época definidos por CSS automaticamente, mas ainda utilizo o padrão com sucesso em aplicações para Windows. Segue abaixo a lista de possibilidades com o padrão.

Espero que gostem, e que utilizem o padrão, e que UI seja uma preocupação também de quem desenvolve aplicações para Windows, afinal, aquela tela com 100 campos, totalmente desorganizados, deixa qualquer usuário confuso.

Abraços.

Márcio Fábio Althmann

Márcio Fábio Althmann