Gerência - Arquitetura

Que tecnologia devemos utilizar

Este artigo é uma visão do autor sobre a escolha de tecnologias que estão sendo usadas em projetos atuais.

por Roberto Pereira do Vale



"Escrevo isso porque vejo muita tecnologia e programadores de altíssimo nível, mas coordenadores e gestores muito despreparados para escolher uma tecnologia"

Muitas vezes programadores que nunca programaram em ASP ou VB já iniciaram suas carreira .NET ou mesmo em Java e não conseguem entender que para cada cliente existe um produto. Não existe nada de errado em ter se iniciado na programação trabalhando com linguagens robustas e em projetos de grande porte, desde que a pessoa tenha uma visão global da tecnologia.

Hoje cada vez mais vejo pessoas tentando matar moscas com armas nucleares, acredito que cada tecnologia tem sua utilidade e seu propósito, muitas vezes sistemas bem construídos em asp, Java Script, etc... Supera e muito o uso de uma tecnologia como JAVA ou .NET.

Quanto ao pessoal que muitas vezes me pergunta onde usar scripts sejam eles VBscript ou Javascript, experimentem pesquisar na Internet coisas sobre HTA ou VBS que são bem úteis, varias soluções que muitas vezes serão utilizadas por um determinado período de tempo muito pequeno ou até mesmo só serão usados em condições muito especificas ou até tecnologias mais comuns, o que deixo claro com isso é que não existe nada de errado em construir um site inteiro em HTML porque se o site vai ser só um monte de textos que nunca serão mudados, para que utilizar Java, SPRING, HIBERNAT, MVC, WER, etc...

No ano passado uma empresa a que presto serviços economizou 20% do seu orçamento em projetos que foram orçados em .NET e que por ter uma vida útil muito pequena ou não exigirem uma maior propagação e sim apenas uso interno, trocamos a tecnologia para HTA, ASP e DNA. Com esta economia conseguimos mais benefícios para nossos colaboradores motivando para que nossos projetos fossem entregues no prazo e com qualidade.

Muitas vezes uma boa administração do projeto e uma profunda integração entrem a equipe, pode trazer benefícios e ganhos para a empresa e para os colaboradores envolvidos no projeto e não um anseio desmedido por tecnologias de ponta que muitas vezes não justificam o investimento. Fica um toque para os gestores e coordenadores de equipe no sentido de conscientizar que cada programador vai defender aquilo que mais lhe agrada, sendo que o papel de um líder é conseguir entender a necessidade do cliente e do programador e tentar equalizar na medida do possível.

Abs até mais.

Roberto Pereira do Vale
Roberto Pereira do Vale

Roberto Pereira do Vale