Desenvolvimento - C/C++

Compilando a última versão do Boost e usando no Visual Studio 2010

O Boost é uma coleção de bibliotecas para ser usado em conjunto com o C++, com essa coleção de lib´s é possível estender a linguagem e obter novos recursos como funções que auxiliam calculos matematicos, Threads, Tokenizer, Array, Date Time, Regex.

por Ricardo Souza de Deus



O Boost é uma coleção de bibliotecas para ser usado em conjunto com o C++, com essa coleção de lib´s é possível estender a linguagem e obter novos recursos como funções que auxiliam calculos matematicos, Threads, Tokenizer, Array, Date Time, Regex... é uma coleção de bibliotecas bastante completa e algumas dessas deverá ser incluida na própria Stl, a relação de todas funcionalidades da última Release 1.44.0 pode ser visto neste site Boost .

Eu precisei compilar o Boost para usá-lo em um projeto recentemente e vou descrever os passos nesse artigo afim de auxiliar quem se interesse ou pensa em incluí-lo em seu projetos.

Primeira coisa a fazer, baixe a ultima versão disponível neste link Boost_1_44_0 até a data que eu precisei e escrevi este artigo esta era a última versão Release.

A compilação é apenas necessária caso você queira usar todas as bibliotecas, é possivel usar apenas alguns headers, nesse caso não é preciso compilar, no meu caso foi preciso compilar e eu vou descrever os meus passos.

Descompacte o arquivo em um diretório de sua preferência no meu caso “C:”

“C:\boost_1_44_0”

Abra um terminal do Visual Studio, não o prompt do Windows, e va até o diretório que você descompactou o arquivo baixado.

O Boost usa uma ferramenta chamada “Bjam” ele pode ser baixado do próprio site do Boost ou é possível gerá-lo na sua própria máquina atravé de um arquivo BAT.

Para gerar o “Bjam” execulte o .bat abaixo:

c:\boost_1_44_0\bootstrap.bat

feito isso é preciso apenas execultar o Bjam, passando alguns argumentos e pronto! O Boost ja esta pronto para usar, a compilação demora um pouquinho, isso você ja suspeitava.

Para compilar basta usar o comando descrito abaixo:

Para máquinas (x64):

bjam --toolset=msvc-10.0 --build-type=complete architecture=x86 address-model=64

Para máquinas (Win32):

bjam --toolset=msvc-10.0 --build-type=complete stage

O argumento –toolset=msvc-10.0, indica Visual Studio 2010, para o caso de outras versões de Visual Studio, você pode usar:

No caso de:

Visual Studio 2005: bjam toolset=msvc-9.0

Visual Studio 2009: bjam toolset=msvc-9.0

O segundo argumento:

--build-type=complete stage

Especifica gerar todas as libs, caso você tenha certeza que não tenha a necessidade de usar alguma lib especifica basta excluir a sua respectiva pasta do diretório libs antes da sua compilação, essa dica é util uma vez que o resultado da compilação é algo em torno de 2G.

Feito isso e tudo ocorrendo certinho, é preciso apenas incluir no PATH os diretórios “C:\boost_1_44_0\stage\lib” e “C:\boost_1_44_0\boost” respectivamente dll´s e os headers.

E é isso, se você seguir todos os passos descritos o Boost está pronto para o uso, agora você pode dar uma lida na documentação do Boost e começar a testar algumas libs que você achar interessante, no meu caso eu usei bastante lib´s e uma que eu achei bastante interessante foi a Regex, que faz uso de Expressões Regulares para busca em Strings, pretendo criar um artigo descrevendo em breve.

Até logo.

Ricardo Souza de Deus.

Analista de Sistemas.

Ricardo Souza de Deus

Ricardo Souza de Deus