Infra - Virtualização

Conhecendo o MED-V 2.0

Neste artigo você conhecerá as novidades do Microsoft Enterprise Desktop Virtualization 2 (MED-V 2)

por Leandro Carvalho



MSDN & TechNet

Introdução

Imagine que você precise migrar todo seu parque de estações de trabalho, em um período curto de tempo, sendo impossível adaptar todas suas aplicações existentes ao novo sistema operacional. Este é o dilema de muitos administradores de rede atualmente. O Windows 7 por padrão e o Application Compatibility Toolkit 5.6 ajudam na compatibilidade de aplicações que rodam somente no Windows XP, mas mesmo assim às vezes é impossível executar certos programas no Windows Vista ou 7.

Cerca de 99% dos programas disponíveis no mercado são homologados e criados para executar no Windows XP, isto é fato. O problema é quando eles não dão oportunidade para que os mesmos sejam usados nos novos sistemas operacionais. O projeto para essa adaptação pode levar ao desenvolvimento de um novo software ou outros recursos que são muito difíceis, caros e que demoram a serem feitos

Para ajudar nesses dilemas a Microsoft disponibiliza o MED-V, uma solução de virtualização de desktop justamente para rodar esses aplicativos do Windows XP, através de uma máquina virtual do Windows Virtual PC.

A história do Microsoft Enterprise Desktop Virtualization (MED-V) começou com a compra da empresa Kidaro em 2008. Na época ela já era conhecida por fornecer soluções de virtualização de aplicações e era usada justamente nesses ambientes de compatibilidade.

O MED-V é uma das 6 soluções disponíveis no pacote Microsoft Desktop Optimization Pack (MDOP) para clientes que usam o tipo de licença de Software Assurance, e com ele você pode melhorar os recursos de instalação, gerenciamento e usabilidade de uma imagem de máquina virtual (VM) para os usuários da sua empresa.

Usando o MED-V Workplaces você consegue criar uma VM com os aplicativos descritos acima com várias configurações que ajudam na experiencia dos usuários, tornando bem simples a usabilidade delas.

Para entender melhor como funciona o MED-V, na figura 1 é possível entender um pouco da estrutura de uma aplicação virtualizada pelo Windows Virtual PC.

Figura 1 – Estrutura do Windows Virtual PC

Usando o Windows Virtual PC e uma imagem de máquina virtual do Windows XP, o MED-V habilita várias funcionalidades que são impossíveis usando somente as ferramentas padrões do Windows, como por exemplo:

· Criação de pacotes de instalação das máquinas virtuais.

· Redirecionamento de paginas web que requerem o Internet Explorer 6 para a VM.

· Automatização da configuração de primeiro uso da VM.

· Ajustamento da memoria da VM de acordo com a disponível no Host.

· Imagens virtuais podem ser instaladas de acordo com usuários e grupos do AD.

· Autenticação dos usuários antes de acessar o Virtual PC.

· Controle centralizado das configurações do Windows Virtual PC.

· Automatizar a criacão de máquinas virtuais e configurações de Sysprep dos usuários finais.

· Integração com Powershell para automatização, configuração e testes.

A versão 2.0 oferece alguns recursos novos, como:

· MED-V Workplace – Não é mais necessário um servidor somente para o MED-V. Com o MED-V Workplaces você pode criar um pacote com todas as configurações da máquina virtual para os usuários e instalá-los manualmente, com Active Directory ou usando o System Center Configuration Manager 2007 R2.

· SSO usando o MED-V Workplaces – Os usuários podem salvar suas senhas nas máquinas virtuais do MED-V, tendo assim o single-sign-on.

· Automatic Application Publishing – Todas as aplicações que são instaladas no MED-V são automaticamente exibidas aos usuários no menu Iniciar, inclusive aplicacões baseadas no APP-V, fornecendo uma interface amigável.

· Redirecionamento dos Meus Documentos e Desktop. Agora é possível a integração da máquina física e virtual caso a aplicação precise salvar ou acessar alguma dessas opções da máquina física e vice versa.

· Suporte a dispositivos USB – Smartcards, discos removíveis e outras séries de dispositivos removíveis são suportados através do compartilhamento USB.

· Novas opções de redirecionamento de páginas Web – Para aplicações ou páginas da web que só podem ser exibidas no Internet Explorer 6 ou 7.

· Hibernação automática durante o desligamento da máquina física – A máquina virtual do MED-V é automaticamente hibernada quando o usuário faz logoff ou desliga a máquina física.

Para mais informações sobre o MED-V, acesse o blog do time do MED-V ou o site do MDOP nos links abaixo:

Blog do MED-V:

http://blogs.technet.com/b/medv/

Site do time do MDOP:

http://www.microsoft.com/windows/enterprise/products/mdop/med-v.aspx

MDOP Techcenter:

http://technet.microsoft.com/en-us/windows/bb899442.aspx

Sobre o Autor

Leandro Carvalho trabalha como instrutor e gerente de consultoria em produtos Microsoft como Windows Server, virtualização, ISA Server, CRM Server, System Center, Exchange, Sharepoint e sistemas clientes, alem de ajudar a comunidade constantemente com artigos e palestras.
Possui as certificações MCP/MCSA+M+S/MCSE+S/MCTS/MCITP/MCBMS/MCT e MVP. No ano de 2009 ele ganhou o prêmio MCT Awards destaque do ano da América latina e em 2010 o MVP de Virtual Machine.

http://msmvps.com/blogs/MSvirtualization

Leandro Carvalho

Leandro Carvalho - Leandro Carvalho trabalha em um parceiro na Australia como instrutor e engenheiro de sistemas em produtos Microsoft como Windows Server, virtualização, ISA Server, Exchange Server, System Center, CRM Server, Sharepoint e sistemas clientes, além de ajudar a comunidade constantemente com artigos, palestras e foruns.
Possui as certificações MCP/MCSA+M+S/MCSE+S/MCTS/MCITP/MCBMS, MCT e MVP Virtual Machine. No ano de 2009 ele ganhou o prêmio MCT Awards destaque do ano da América Latina e em 2010 o MVP awards especialista em virtualização.
Blog: http://msmvps.com/blogs/msvirtualization
Twitter: @leandroeduardo