Desenvolvimento - C#

Resources como padrão de mensagens

Olá Leitor, hoje gostaria de falar um pouco sobre resources como um padrão de mensagens dentro de um software. Em artigos anteriores...

por Mauricio Junior



            Olá Leitor, hoje gostaria de falar um pouco sobre resources como um padrão de mensagens dentro de um software. Em artigos anteriores, foi tratado o assunto de forma diferente, porém funcional. O Resources foi tratado como internacionalização de aplicativo, ou seja, colocar coisas em português, inglês e espanhol.

            A minha proposta hoje é deixar o Resources como um repositório de mensagens do sistema. Onde todas as mensagens ficam registradas no arquivo do projeto. Essas mensagens podem ser completadas com parâmetros e tudo mais.

Conceitos básicos para entender o artigo:

Visual Studio .NET 2010

Linguagem: C#.NET

Plataforma: ASP.NET

Obs.: pode ser usado na plataforma Windows Forms e Web Forms.

            Segue os links dos outros artigos publicados:

1 – Resources Parte 1

2 – Resources Parte 2

3 – Resources Parte 3

            O primeiro passo para usar Resources em um projeto web é clicar com o botão direito em cima do projeto, em seguida Properties. (Imagem 1)

Referência: Imagem 1

            Depois de clicado, uma das abas ao lado esquerdo haverá a opção chamada Resources. Neste lugar ficam as mensagens colocadas para melhor controle. Evitam os famosos arquivos de mensagens no projeto, cada um localizado diferentemente.

            Dentro do Resources existe o nome e o valor. (Imagem 2)

Referência: Imagem 2

            No campo Name procure colocar sem espaço e sem caracteres especiais como ç, acentos e tudo mais. Esse nome que aparecerá junto ao código C#.NET. O campo Value pode ser colocado qualquer caracter sem qualquer problema.

            Note que a segunda linha existe uma chave e o valor {0}. Essa é uma manha para colocar ou acrescentar mais dados na mensagem dinamicamente. Isto quer dizer que, pode ser concatenado outro valor junto à mensagem. Por favor, salve o arquivo depois de colocar os valores.

            Dentro da página Default.aspx, mais propriamente dentro do arquivo .cs pode ser pego a mensagem colocada no Resources. (Código 1)

Response.Write(Resources.MeuTeste.ToString());

Referência: Código 1

            O valor da variável chamada MeuTeste  no arquivo de Resoreces aparece na tela. Para concatenar alguma mensagem com a variável PassandoValor mostrado na Imagem 2 é necessário criar um código diferente. (Código 2)

Response.Write(string.Format(CultureInfo.CurrentCulture, Resources.PassandoValor, "alguma coisa"));

Referência: Código 2

            Note que foi colocado a classe CultureInfo.CurrentCulture, o string.Format, o Resources.PassandoValor e a string que precisa ser passada para concatenação. Nesse caso passei como valor alguma coisa.

           

            Pode-se colocar como mensagem de alerta em javascript na tela utilizando o Resources e passando alguns valores. (Código 3).

string a = "<script>alert("" + string.Format(CultureInfo.CurrentCulture, Resources.PassandoValor, "alguma coisa") + "");</script>";

ClientScript.RegisterClientScriptBlock(GetType(), "alert", a);

Referência: Código 3

            Segue o resultado final. (Imagem 3)

Referência: Imagem 3

            Espero que tenha gostado e qualquer dúvida pode entrar em contato pelo site.

Mauricio Junior

Mauricio Junior - Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; . Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna e sou editor do Linha de Código.
Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A.
Blog:
blog.mauriciojunior.org
Site pessoal: www.mauriciojunior.org