Desenvolvimento - PHP

Módulos que não podem faltar na sua Intranet com XOOPS

Tecnologia para gerir intranet sem custo com software. Utilizando XOOPS + PHP + APACHE + MYSQL.

por Leonardo Pinheiro da Costa



O XOOPS vem demonstrando estabilidade e confiança no gerenciamento de conteúdo. Os seus módulos estão sempre atualizados e diversificados. Para instalar o XOOPS você precisará do Apache + PHP 4 ou superior + Mysql5. Recomendo para servidores Windows o XAMPP, pois já instalará tudo que precisa.

Baixar o XAMPP: http://www.apachefriends.org/en/xampp-windows.html

Baixar o XOOPS PT/BR 2.5.0: http://guxbr.googlecode.com/files/xoops-2.5.0_pt-br_utf8_e_iso-8859-1.zip

Abaixo vou compartilhar com vocês os principais módulos que podem ser utilizados para gerir a Intranet do seu trabalho, podendo até render algum bônus ou marketing pessoal.

Segue abaixo 10 módulos sugeridos por mim:

1 - extgallery_logo.png 

O ExtGallery foi criado para gerir fotos e imagens. Você pode restringir acessos a galeria e adicionar marca d"água.

Download:  Clique aqui

2 - news_slogo.png

Com este módulo Xoops, você pode criar um número ilimitado de notícias na sua Intranet. Você pode criar todos os artigos que você quer e anexá-los a tópicos.

Ex: Cardápios, Institucionais, notícias, artigos , etc.
Com um gerenciamento de permissões muito poderoso, você pode criar grupos autorizados a enviar artigos e um grupo autorizado a aprová-las e decidir quem pode ver o que.

Download:  Clique aqui

3 - logo.png

DMS (Document Management System) ou Sistema Gerenciador de Documentos. Com ele você poderá gerenciar os documentos da Instituição ou empresa. Controle de versão, ciclo de vida, armazenamento, cheking/checkout, busca no texto, auditoria e muito mais.

Download:  Clique aqui

4 - smartfaq_logo.png

SmartFAQ é um Sistema avançado para gestão de perguntas e respostas para o seu site ou Intranet  XOOPS: fornece recursos interativos que permitem aos usuários e o administrador do Website  postar e responder a perguntas e respostas. Acabe com aquelas perguntas repetitivas que você está cansado de responder.

Download: Clique aqui

5 - extcal_logo.png

O ExtCal foi desenvolvido para gerenciar os eventos e datas importantes. Com ele você poderá programar o inicio e término do evento e ele se encarregará de avisar aos usuários. Podendo postar imagens ou banners para divulgação.

Download: Clique aqui

6 - smartmedia_logo.png

SmartMedia é um módulo, que permitem gerenciar uma coleção de clipes e vídeos, agrupados por categorias e pastas.

Ex.: Vídeos institucionais, eventos, manuais, etc

Download: Clique aqui

7 - liaise.png

O LIAISE é um módulo para XOOPS que oferece formulários de contato amplamente customizáveis. Gera diferentes tipos de elementos de formulário, por exemplo áreas de texto, caixas de seleção, etc. Facilitando a criação do Formulário. Informações apresentadas podem ser enviados por email ou através do sistema de mensagem privada do XOOPS, e recebida pelo grupo de usuários selecionados.

Ex.: Clique aqui

8 - xoopsbb_slogo.gif

Uma ótima ferramenta para compartilhar experiências e tirar dúvidas. Pode ser usado como banco de conhecimento.

Download: Clique aqui

9 -  module_logo.gif

WF-Downloads é um módulo avançado de Downloads. Com este módulo poderoso, você pode facilmente configurar uma seção de downloads na sua Intranet e oferecer uma quantidade ilimitada de arquivos para os usuários. O módulo suporta subcategorias, tem um sistema totalmente integrado de permissões, bem como um sistema de notificações completo.

Ex.: Repositório de drivers

Download:
Clique aqui

10 - xdir_slogo.png

O objetivo do MX-directory é realizar a gestão dos contatos internos ou externos. Pode ser organizado por grupos, sub-grupos, especialidades, função. Etc. Pode ser integrado com Yahoo maps.

Ex.: Cadastro de fornecedores, funcionários, etc.

Download: Clique aqui

Estes módulos foram instalados e testados. Estão todos em produção com mais de 500 usuários cadastrados no XOOPS.

Dúvidas podem comentar que responderei.

Referencia: http://www.xoops.org

                    http://xoopsfire.com/

Leonardo Pinheiro da Costa

Leonardo Pinheiro da Costa - Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FAESA-ES, atua como Desenvolvedor de Sistemas WEB, administração e criação de reports BI (Microstrategy) e indicadores estratégicos utilizando BSC (Balanced Score Card). Participação nas analises estratégicas de T.I com a metodologia de Governança COBIT 4.0.