Desenvolvimento - ASP. NET

Atalho novo, Concatenação e Formatação

O Visual Studio .NET 2010 veio para inovar referente a outras ferramentas de desenvolvimento de software e até às versões anteriores do Visual Studio .NET. O que vou mostrar abaixo é simples e fácil, porém quase ninguém usa ou não sabe.

por Mauricio Junior



Usando Visual Studio .NET 2010

Antes de começar, gostaria de informar que publiquei o artigo no TechNet Wiki de forma parecida. Teve uma ou outra modificação.

            O Visual Studio .NET 2010 veio para inovar referente a outras ferramentas de desenvolvimento de software e até às versões anteriores do Visual Studio .NET. O que vou mostrar abaixo é simples e fácil, porém quase ninguém usa ou não sabe.

Informações:

- Linguagem C#.NET

- Visual Studio .NET 2010

- Framework 4.0

- Plataforma Windows Forms

Concatenar dados

            Para concatenar dados, muitos utilizam o “+” entre as variáveis. Usando a plataforma Windows Forms, criei um método no clique do botão para concatenar da melhor maneira. Fundiona também na plataforma Web. Não estou falando que fazer concatenação com "+" é errado, o meu objetivo é mostrar outra maneira de fazer a mesma coisa.

       private void cmdconcatenar_Click(object sender, EventArgs e)

        {

            string a = string.Concat("1", "minha");

            Console.Write(a);

        }

Code 1

            O resultado é “1minha”. Dessa forma você não precisa usar o “+”, sobrando mais memória em sua máquina ou servidor.

Formatar dados

            Existem várias maneiras para formatar dados, porém vou utilizar outro jeito que quase ninguém usa ou não conhece.

        private void cmdformatar_Click(object sender, EventArgs e)

        {

            string a = string.Format("{0:0000}", 1);

            Console.Write(a);

            string b = string.Format("{0:yyyy/MM/dd}", DateTime.Now);

            Console.Write(b);

            string c = string.Format("{0}{1:0000}", "mauricio", 1);

            Console.Write(c);

        }

Code 2

            Segue os resultados:

            a = 0001          b = 2011/05/06           c = mauricio0001

            A primeira linha de código “string.Format(“{0:0000}” ,1);” coloca automaticamente zeros a esquerda do número caso não houve a quantidade total de caracteres, ou seja, completa a variável.

            O segundo exemplo, mostra como formatar data da melhor maneira. Além de ter outras formas de fazer com ToString() por exemplo.

            O terceiro exemplo, “string.Format(“{0}{1:0000}”, “mauricio”,1);” mostra que o método de formatação pode ser formatado e concatenado usando simples códigos.

Atalho Inovador

            Este atalho que veio junto da ferramenta .NET 2010 ajuda muito quando uma classe possui muitos métodos. Por usar outras ferramentas free do mercado, eu sentia muita falta no .NET.

            Agora esse atalho veio com bastante precisão. Se você clicar a tecla “Ctrl + ,” aparece uma tela chamada Navigate To. Nela pode ser colocado qualquer nome de método que automaticamente aparece no resultado. Ajuda muito na procura de métodos.

            É um pouco estranho a tecla de atalho, mas é isso mesmo, aperte a tecla control e segurando clique a tecla vírgula.

            Espero que tenha ajudado.

Mauricio Junior

Mauricio Junior - Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; . Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna e sou editor do Linha de Código.
Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A.
Blog:
blog.mauriciojunior.org
Site pessoal: www.mauriciojunior.org