Infra - Virtualização

O que é o Citrix EdgeSight Server

Este Artigo trás uma visão panorâmica sobre o software Citrix EdgeSight de monitoramente de ambientes de virtualização da Citrix.

por Marcelo Braga Silva



Em poucas palavras, é um sistema centralizado de monitoramento para o Ambiente de virtualização de aplicações e desktops da Citrix.

Trata-se de uma aplicação baseada na Web, rodando em ASP.NET em servidor IIS.

Basicamente é utilizado para relatórios históricos, que podem ser exportados para formatos de arquivos do Excel (xls), Adobe (pdf) e outros; e para resolução de problemas em tempo real.

Através do Citrix EdgeSight nós podemos ter informações necessárias para entender o que está acontecendo em torno de um problema específico em um servidor XenApp ou em uma estação XenDesktop, por meio dos agentes instalados neles, que se reportam a esse servidor EdgeSight.

Os elementos básicos da arquitetura de monitoramento nesse sistema é a seguinte:

Nos servidores XenApp, rodam 2 Agentes:

Agent Service: rscorsrv.exe

Esse Agente executa or trabalhos, coleta os dados e comunica com o servidor EdgeSight.

Agent Database: rsdatr.fdb

Servidor Firebird responsável pelo armazenamento local dos dados, que são armazenandos, por padrão, pelo período de 3 dias.

Esse sistema de monitoramente de saúde e desempenho coleta três tipos de dados:

Dados de Desempenho

Onde encontramos informações sobre a utilização de CPU, Memória e Discos.

Por meio desse tipo de dados, podemos saber inclusive quais processos estão consumindo mais CPU ou Memória. Sào informaçòes úteis que nos ajudam a resolver problemas e a planejar upgrades de hardware, ou até mesmo de identificar algum problem de aplicação, muitas vezes “roubando” recursos por terem algum tipo de “bug” e que precisam ser reportados ao frabricante ou equipe de desenvolvimento interna.

Dados baseados em Eventos (Event-driven)

Aqui constam informações de aplicações como erros, falhas e travamentos.

Também, são coletadas informações de utilização das aplicações, como tempo de cada aplicação em memória e quando uma determinada aplicação está em uso.

Os dados de eventos coletados também nos fornecem informações quanto à utilização de Rede, como velocidade média de conexões, o volume dad dados trafegado (em KB), o RTT (Round Trip Time) – Tempo de resposta – ping) para as conexões, bem como os servidores que estão respondendo mais lentamente.

Dados dos servidores XenApp

Os dados dos servidores XenApp, mostram o desempenho das sessões, e todos os dados relativos às comunicações ICA (Independent Computing Architecture) que é feita entre o client Citrix e os servidores XanApp.

Informações de entrada e saída para áudio/vídeo e impressoras também são logados no sistema.

Por meio desse tipo de dados, podemos ter infromações quanto ao número total de sessões, e quantas delas estão ativas ou inativas.

Por padrão, os dados são agregados a cada 5 ou 15 segundos no banco de dados local (Firebird), e então são enviados para o servidor EdgeSight duas vezes por dia.

 Todos esses dados pordem ser vizualizados facilmente através da Console de gerenciamento, que é acessível por padrão no seguinte endereço: https://NomeDoServidor/edgesight/app/default.aspx

Existem 6Tabs” que ajudam o melhor gerenciamento e vizualização, e grande parte dos relatórios são disponibilizados em planilhas do MS Excel.

Os dados podem ser checados por dispositivo, por Citrix Farm, por usuário, por Aplicação/processo, sendo filtrados ainda por um período específico. Emfim, são muitas as possibilidades.

Existem alguns pré-requisitos para a implantação, como por exemplo excluir algunsarquivos e processosde serem escaneados pelossoftwares Antivirus, bem como abrir as devidas portas no firewall para o tráfego das informações (80/443/9035).

Segue abaixo alguns links interessantes/úteis:

Perguntas Frequentes: http://support.citrix.com/article/CTX111218

Vídeo de Instalação:  http://www.archy.net/2008/11/23/citrix-edgesight-5-quick-installation-windows-2003

Explicação sobre alguns códigos de Logs: http://tokeshi.com/node/4985

Configuração do Antivirus: http://support.citrix.com/article/CTX111062

Aqui pretendi apenas dá uma visão panorâmica do Citrix EdgeSight. Se você tiver alguma dúvida, comente aqui que tentaremos ajudar a esclarecer.

Marcelo Braga Silva

Marcelo Braga Silva - Marcelo Braga Silva é profissional de TI há 16 anos, atualmente trabalhando como Sr. Systems Administratgor nos Estados Unidos em uma multinacional. Trabalha com virtualização de servidores e Aplicações (VMware ESX/vSphere e Citrix XenApp) e presta suporte de 2º/3º níveis a centenas de servidores Windows. É certificado como VCP, MCITP, ITILv3, MCSA, MCTS e MCT. Blog: http://vmarcelo.wordpress.com