Desenvolvimento - Delphi

Criando uma aplicação com Delphi.Net

Já faz um tempo que não escrevo por estar com muitas atividades, mais arrumei um tempinho. Bom, muitos de vocês conhecem o Delphi, uma excelente ferramenta de desenvolvimento de aplicações Windows...

por Adriando Victor



Salve, salve pessoal! Já faz um tempo que não escrevo por estar com muitas atividades, mais arrumei um tempinho. Bom, muitos de vocês conhecem o Delphi, uma excelente ferramenta de desenvolvimento de aplicações Windows, inclusive, em sua época foi o grande concorrente do Visual Basic, muitas empresas ainda usam o Delphi como principal ferramenta de desenvolvimento, incluindo muitas empresas que desenvolvem ERPs comerciais, só para ter uma idéia nossa primeira versão doCredencie, que é nosso aplicativo comercial para credenciamento de eventos, foi feita em Delphi.

Com a chegada doDotNet, muitas destas empresas começaram a migrar suas aplicações Delphi paraDotNetutilizando ou o VB.Net ou o C#, quando a Borland, atualmente Embarcadero, percebeu isto resolveu melhorar sua ferramenta criando o Delphi.Net. Sua primeira versão não era muito boa, era difícil de encontrar referências, vinculava componentes ao executável e ficava quase que impossível desenvolver algo com ela. Recentemente foi lançada uma nova versão da ferramenta chamada Delphi Prism, ou Delphi Prisma, que pode ser “anexada” ao Visual Studio 2008 ou 2010 como um add-on. Esta versão se comporta de forma estável e possui um Help fantástico que auxilia aqueles que não conhecem a linguagem.

Sua estrutura sintáxica é uma mistura de C# com Pascal, porém, lembra mais o Pascal do que o próprio C#, mas agora, vamos ao que interessa! A intenção deste artigo será apresentar o ambiente e a linguagem para passar uma primeira impressão sobre ela.

Para acompanhar o artigo de forma completa são necessárias as seguintes ferramentas:

1.Microsoft Visual Studio 2008 ou 2010 com o Delphi Prism instalado

Criando a aplicação

Vamos criar uma aplicação simples para entender o funcionamento, para isto abra o Visual Studio e vá emFile > New Project, selecione a opção Delphi Prism na janela de criação de projetos.

SelecioneWindows Forms Application, dê o nomePrimeiraAplicacaoDelphiNete clique em Ok para criar a aplicação. Após a criação do projeto você terá uma janela idêntica a de qualquer aplicação .Net que esta acostumado a desenvolver, ou seja, visualmente não muda nada, até a barra de ferramentas é a mesma a única mudança é na extensão dos arquivos de código que passar a ser *.pas.

Vamos continuar: abra a barra de ferramentas e adicione um botão (Button) no formulário e clique duas vezes sobre ele para abrir a janela de código.

Aqui, já podemos ver as diferenças. O Pascal tem uma estrutura de código diferente da apresentada pelo Visual Basic ou mesmo o C#, ela esta dividida da seguinte forma:

namespacePrimeiraAplicacaoDelphiNet;

Indica o nome do “pacote” da aplicação, ou seja, qual a pasta onde ela está.

interface

uses

System.Drawing,

System.Collections,

System.Collections.Generic,

System.Linq,

System.Windows.Forms,

System.ComponentModel;

A palavrausesé equivalente ausingno C# ou aImportsno Visual Basic que indica qual ou quais os namespaces que vamos utilizar,a grande diferença ai é que não precisamos escrevê-la para cada namespace que incluirmos.

type

/// <summary>

/// Summary description for MainForm.

/// </summary>

MainForm = partial class(System.Windows.Forms.Form)

private

method button1_Click(sender: System.Object; e: System.EventArgs);

protected

method Dispose(disposing: Boolean); override;

public

constructor;

end;

A criação da classe, em Pascal, indicamos a criação de uma classe com o comandotypee logo abaixo informamos o nome da classe e indicamos se será uma classe estática, uma classe abstrata ou uma classe concreta, isto também serve para indicar uma interface. Abaixo, indicamos as variáveis e métodos privados, públicos e protegidos que teremos. Sim, em Pascal precisamos declarar o nome do método antes de implementá-lo.

implementation

method MainForm.button1_Click(sender: System.Object; e: System.EventArgs);

begin

end;

Após a declaração da classe devemos implementá-la no blocoimplementationou implementação. Como podem ver o evento click do botão é um método indicado pela palavra chavemethod.

Em Pascal, ao invés de usarmos {...} , para o inicio e o fim de um bloco usamos begin...end; e todo código deve ser escrito ai. Vamos para uma demonstração mais pratica agora.

Vamos criar duas variáveis para efetuar uma soma e apresentar o resultado em uma caixa de mensagens. Dentro do método button1_Click entre com o seguinte código :

method MainForm.button1_Click(sender: System.Object; e: System.EventArgs);

var

val1: Integer;

val2: Integer;

ret: Integer;

begin

val1 := 10;

val2 := 6;

ret := val1 + val2;

MessageBox.Show(self, "O resultado da soma é: " + ret.ToString(),

"Resultado", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);

end;

Para atribuir valor a uma variável, no Pascal usamos “:=”, nesta versão do Delphi podemos declarar variáveis de duas formas: a tradicional, declaramos a variável e seu tipo e depois atribuímos um valor a ela ou dainline, ou seja, declaramos a variável e seu tipo e atribuímos um valor a ela de uma vez só. Nas versões anteriores isto não era permitido o que, em algumas ocasiões, aumentavam as linhas de código para iniciarmos todas elas.

O comandoselfé o equivalente dothisdo C# ouMedo Visual Basic. Ao executar a aplicação o resultado será este:

Bom pessoal, por enquanto é só. Se tiverem dúvidas, criticas ou sugestões deixe um comentário.

Um grande abraço e até próxima.

Adriando Victor

Adriando Victor - Colunista do Linha de Código