Desenvolvimento - ASP. NET

Testes de Performance - Processos e Ferramentas de Automação - Parte 4(FINAL)

Automação do Teste de Performance é uma necessidade do projeto e se torna inevitável para o sucesso em termos de atingir os objetivos/metas acordados com os stakeholders. Com isso, se torna extremamente valioso a correta aquisição da ferramenta em questão, não sendo necessariamente a mais cara, mas sim a que possa trazer mais facilidades e produtividade para a equipe.

por Fábio Martinho Campos



A automação do Teste de Performance é uma necessidade do projeto e se torna inevitável para o sucesso em termos de atingir os objetivos/metas acordados com os stakeholders.

Com isso, se torna extremamente valioso a correta aquisição da ferramenta em questão, não sendo necessariamente a mais cara, mas sim a que possa trazer mais facilidades e produtividade para a equipe.

Ferramentas de automação não fazem milagres!!!

Para tanto, a disponibilização de tais ferramentas requer não apenas tempo e dinheiro, mas preparação, planejamento e treinamento. Isso porque a automação do Teste de Performance é um processo humano.

O processo para automação de um Teste de Performance pode ser visualizado a seguir:

O quê, como e aonde automatizar? Leve em consideração a figura abaixo e imagine qual seria a estratégia de testes ideal para que os objetivos de performance fossem atingidos:

Como já foi falado no primeiro artigo desta série, Testes de Performance são difíceis de serem executados. O profissional que cuida deste tipo de teste deve levar emconsideração principalmente a arquitetura em que a aplicação está sendo construída, sem se esquecer ainda de itens como roteadores, switches, banco de dados, servidores, firewalls, balanceadores de carga, etc. Estes e muitos outros fatores fazem a diferença ao tentarmos identificar um gargalo na aplicação.

Considere também os seguintes parâmetros para a automação:

Ambiente típico de um Teste de Performance(Exemplo: ambientes de bancos):

Após a execução do Teste de Performance, algumas atividades de pós-execução são realizadas:

Ferramentas para Teste de Performance, Stress e Carga:

- HP Mercury Loadrunner;

- IBM Rational Performance Tester;

- Borland Silk Performer;

- Apache Jmeter;

- WebLOAD;

- OpenSTA;

- Gringer;

- Microsoft Web Application Stress Tool;

- WAPT;

- Neoload;

- E-Load.

Outras ferramentas open-source podem ser baixadas no link:

http://www.opensourcetesting.org/performance.php

Fontes e Materiais de Referência:

Artigos:

- http://www.stickyminds.com

Sites:

- http://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd327578.aspx  

- http://en.wikipedia.org/wiki/Stress_testing

- http://en.wikipedia.org/wiki/Performance_testing

- http://en.wikipedia.org/wiki/Load_testing

- http://en.wikipedia.org/wiki/Load_balancing_(computing)

- http://en.wikipedia.org/wiki/Bottleneck_(engineering)

- http://www.opensourcetesting.org/performance.php

- http://www.appperfect.com/

- http://www.webperformanceinc.com/index.html?wmi=0,0

- http://www.load-testing-tools.com/index.html

- http://www.loadea.com/

- http://www.alvicom.hu/eng/index.php

- http://www.loadtracer.com/

- http://www.stresstester.com/index.php

- http://www.loadtestingtool.com/index.shtml

- http://www.neotys.com

- http://www.loadtestingtool.com/

- http://www.web-site-test.com/

- http://www.serversupervisor.com/

Fábio Martinho Campos

Fábio Martinho Campos - Bacharel em Computação pela UNITAU (Universidade de Taubaté), MBA em Gestão de Projetos pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas-USP). Trabalhou no INPE-MCT (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em São José dos Campos como analista de sistemas e desenvolvedor web da Intranet e Internet por dois anos. Trabalhou na empresa alemã Liebherr Guindastes e Máquinas Operatrizes como analista de sistemas e desenvolvedor web, atuando também como analista de processos para o projeto de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) da empresa. Na IBM Brasil trabalhou por um ano como analista de teste no GTO (Global Test Organization) e SEA&T (System Engineer Architecture and Test) no projeto internacional Blue Horizon Configurator. Ainda na IBM trabalhou no Projeto CADU e SCFI do Banco Bradesco. Possui as certificações CBTS (Certificação Brasileira de Teste de Software), CQA (Certified Quality Assurance), CST (Certified Software Testing), COBIT(ISACA), ISTQB/ISEB(CTFL) e IBM Certified Specialist – Software Quality. É palestrante da disciplina de Teste de Software e Qualidade de Software, contribui para o crescimento do mercado de Teste de Software no Brasil através de palestras e eventos em universidades.