Desenvolvimento - C#

Utilizando upload de arquivo em Ajax (ShaWebUI)

ShaWebUI é um controle desenvolvido para upload de arquivos para sistemas .net. Tem a vantagem de ser adicionada em páginas que utilizem AJAX e é livre para utilização. Neste artigo é mostrado quais os passos e atributos para a utilização do controle.

por Stephany Henrique de Almeida Batista



Utilizando Upload de arquivo ShaWebUI

Olá pessoal. Este é o meu primeiro artigo e estou contente por isso. Antes de tudo tenho que agradecer a minha esposa, Thamara Gonçalves, por permitir que eu passe horas no computador estudando e desenvolvendo programação. Por isso estou aqui hoje.

Por muito tempo fiquei pensando o que eu poderia escrever em meu primeiro artigo. Ai pensei, tenho que desenvolver algo que ajude outras pessoas. Esse pensamento só ficou na ideia por muito tempo (como em qualquer lugar).

Recentemente estive desenvolvendo um aplicativo onde precisava fazer upload de arquivo. Como todo mundo, fiz a receita de bolo, copiar o código já pronto e colar na página, pois o “FileUpload” não funciona com AJAX por causa do POSTBACK da página. Encabulado com isso, procurei outras soluções que já estivessem prontas. Até que achei uma versão paga, porém muito boa (mas não tenho dinheiro).

Foi aí que me veio na cabeça, por que não desenvolver isso?!

E hoje estamos aqui. Irei passar para vocês um controle que desenvolvi para .Net que tem a função de efetuar upload de arquivos para o servidor (funciona com AJAX e não precisa fazer GAMBI) e se chama ShaWebUI (Sha = Stephany Henrique Almeida) e pode ser feito o download aqui.

Como qualquer controle de terceiro, você precisa adicionar a referencia e declarar em sua página para que funcione (<%@ Register Assembly="ShaWebUI" Namespace="ShaWebUI" TagPrefix="sha" %>). Abaixo segue o código fonte com mais detalhe do controle.

Note que o controle está abaixo de um UPADATE PANEL. Segue na próxima figura a impressão do HTML.

O botão chama “send” por que definimos esse texto no controle através da propriedade “LabelText”.

Segue a lista com as propriedades desenvolvidas para a controle nesta versão 1.0

· LabelText: Imprime o texto do botão, em nosso exemplo chama-se “send”.

· LabelBackGround: Cor de fundo do botão.

· LabelColor: Cor do texto do botão.

· Width: Tamanho do botão na página.

· OnFileUpComplete: Evento do servidor que será acionado quando o arquivo finalizar o upload para o servidor. Este evento tem o objeto “PostedFile” que representa o arquivo enviado.

Até o momento estas são as propriedades utilizadas. Espero melhorar ainda mais este controle.

Se você gostou ou não deste controle de o seu feedback. O objeto é melhorar ele e ajudar outras pessoas que necessitem de um upload de arquivos decente.

Galera, este é o fim e espero ter ajudado.

Obrigado.  

Stephany Henrique de Almeida Batista

Stephany Henrique de Almeida Batista - Formado em Ciências da Computação e Pôs-Graduado em Banco de dados. Atualmente trabalho na UNIMED Campo Grande como analista de sistema em sistemas desenvolvidos com .Net