Business - E-Learning

Proposta modelo para auxiliar na decisão da escolha de um software e-Learning

O grande dilema de uma empresa é definir qual o software comprar no mercado, este artigo tem o intuito de auxiliar na decisão da escolha um software E-learning LCMS.

por Adriana Rodrigues do Nascimento



Por:
Adriana Rodrigues do Nascimento
Email.: adriana_rodrigue@uol.com.br
Diolino José Santos Filho
Email.: diolinos@unifieo.br
UNIFIEO - Rua Narciso Sturlini, 883
Bela Vista - Osasco - CEP 06018-903, Brasil
http://www.unifieo.br

1. Introdução

Um treinamento a distância é uma realidade próxima, com o uso cada vez mais difundido de treinamentos on-line as empresas estão buscando diminuir custo e tempo.

O objetivo deste artigo é mostrar um método para escolha de um software de E-learning. Atualmente é complicado para uma empresa decidir qual o software de qualidade que existe no mercado que tenha um perfil adequado às suas necessidades.

2. O Surgimento da Tecnologia E-learning

Com o surgimento de novas tecnologias, como a multimídia, os sistemas de ensino vêm possibilitando a exploração do uso educacional das tecnologias de rede e das diversas aplicações internet onde podem apoiar-se em diferentes vertentes de pesquisa e desenvolvimento.

Os softwares de E-learning conhecidos estão, normalmente, circunscritos ao ambiente Internet ou a uma outra tecnologia de rede proprietária como a intranet, considerando este aspecto o empresário deverá saber "qual a melhor ferramenta que adequada ao perfil da sua empresa".

Quando uma empresa for pesquisar um software de E-Learning, ela precisará também de um aplicativo que administrará o acesso e disponibilidade de cada curso, a matrícula e acompanhamento de aproveitamento de cada aluno, e a geração de relatórios sobre todas estas atividades para a gerência da empresa. Os softwares LMS e LCMS são aplicativos que enquadram uma grande parte das necessidades dos treinamentos.

O software LMS é a abreviação de Learning Management System e o software LCMS é Learning Content Management System. Um LMS é um aplicativo que gerencia as atividades dos alunos de e-Learning via Internet/Intranet. Ele permite o controle das matrículas, dos pagamentos dos cursos quando houver, do andamento de cada aluno nas lições, dos resultados de avaliações, etc. Um LCMS controla a disponibilização do conteúdo dos cursos na Internet/Intranet, permite a sua navegação, etc.

Há aplicativos que englobam tanto funções de LMS como de LCMS e geralmente são chamados simplesmente de LMS ou, em português, de gerenciador de conteúdo. Existem fornecedores de LMS/LCMS de todos os portes e preços, nacionais e estrangeiros.

2.1. As funcionalidades LMS e LCMS

LCMS: O problema das ferramentas de autoria é que a grande maioria de seus usuários não são especialistas em conteúdo, nem design, nem multimídia, então acabam produzindo cursos do tipo apostila online e que podem tornar o processo de aprendizado tedioso e desestimulante. Uma empresa ou universidade deve considerar com cuidado esta opção, porque muitas vezes, se torna mais um caso de "o barato sai caro - e ineficiente".

LMS: É preciso analisar com cuidado a escolha do LMS, e, para certos casos, será uma solução cara, mas não necessariamente será assim para todos. E se você não está planejando no seu orçamento o custo real para conteúdo bem desenvolvido, muito provavelmente não atingirá os objetivos que deseja com o Software de e-Learning, mesmo que gaste, digamos, milhões de dólares/Reais com seu LMS.

Nas pesquisas: "Como escolher o sistema correto para sua organização", Brandon Hall, Ph.D., um reconhecido especialista em e-Learning, e pesquisador líder na brandon-hall.com, comparou 61 Sistemas de Gerenciamento de Treinamento e iniciou com um questionário de 06 (seis) perguntas, no qual todo empresário deve fazer ao procurar um software e-learning, são essas:

  1. Como você definirá a aprendizagem na sua organização?
  2. O curso vai ser assíncrono e incluíra CD-ROMS, vídeos, sistemas eletrônicos e sistemas sistemas de gerência do conhecimento?
  3. Como você se certificará de que o aluno está alinhado às necessidades do negócio da empresa?
  4. Quem deverá manter a iniciativa?
  5. Como você comunicará e introduzirá no mercado sua iniciativa de aprendizagem internamente?
  6. Como medirá a eficácia do treinamento?

2.2. Conhecendo o LCMS

Estarei citando algumas das principais ferramentas de uso da LCMS que são usadas durante um treinamento E-learning :

Email

O serviço de e-mails permite uma discussão assíncrona entre no mínimo duas pessoas (tendo em vista que uma mesma mensagem pode ser enviada para um número bem maior de destinatários). Na verdade, o serviço de mensagens textuais eletrônicas é um dos mais antigos e já evoluiu muito em sua breve história. Inicialmente, as mensagens podiam conter apenas texto.

Atualmente, e-mails podem ser escritos em HTML e conter imagens, backgrounds e carregar consigo qualquer outro arquivo (em attachment). Mesmo assim, certas mensagens não-verbais como fisionomia ou entonação de voz, importantes em um contato interpessoal, não podem ser valorizadas através de e-mails. Assim surgiu o uso do ICQ (sigla esta que lida em inglês soa como "I seek you"), com o intuito de oferecer pistas sobre como se sente o redator ao escrever a mensagem (alegre, triste, irônico, etc.).

Através de e-mails é possível debater-se sobre os mais diversos assuntos, e até mesmo apaixonar-se ou ofender-se. Pode-se perceber através desse serviço interações mútuas onde os interagentes envolvidos se transformam uns aos outros através (principalmente) de mensagens textuais, e vão aos poucos qualificando a relação que constróem entre si. A interação que assim emerge só vai se definindo durante o processo. Não se encontra determinada ou prevista por antecedência. As mensagens só são criadas e significadas a partir da complexidade cognitiva de cada um, levando em conta os contextos envolvidos e diante da relação que eles erguem.

Já uma lista de discussão é um serviço que recebe e distribui mensagens de todos seus "assinantes".

Chats ou Sala de Bate-Papo

Se tanto os e-mails quanto as listas de discussão permitem interações assíncronas, os chats ou salas de bate-papo oferecem um ambiente para a livre discussão em tempo real, isto é, de forma síncrona. A interface comum desse serviço permite ao participante saber quem são as outras pessoas (ou pelo menos o apelido ou nick adotado) que estão conectadas e interagindo naquele momento.

Além de enviar mensagens que serão mostradas na janela principal de todos participantes, cada interagente pode se comunicar em um canal privativo) com outra pessoa sem que o resto da "sala" visualize o diálogo. O chat é uma das ferramentas mais poderosas para a interação mútua pois, devido à velocidade de intercâmbio de mensagens textuais (com ou sem imagens anexadas), oferece um palco para diálogos de alta intensidade e para a aproximação de interagentes sem qualquer proximidade física.

Nas salas de bate-papo e programas de comunicação instantâneos, os interagentes modificam-se uns aos outros, enquanto vão construindo uma relação entre si; debatem diferentes temas em uma velocidade que pode se aproximar de um encontro face-a-face.

Videoconferência

A videoconferência, por sua vez, incorpora as vantagens dos chats somando o recurso de emissão e visualização de imagens em vídeo dos interlocutores. Se em outras ferramentas, mensagens faciais não-verbais não podiam ser valorizadas, através do uso de pequenas webcams os interagentes podem ver como se comporta fisicamente seu parceiro no diálogo, e vice-versa.

Contudo, por causa da maior quantidade de dados necessários para a constituição de cada quadro (frame) da imagem videográfica, a qualidade do movimento do vídeo é prejudicado devido a atual baixa taxa de transmissão de bits por segundo na Internet. E se ao vídeo ainda é somado o áudio da voz do interlocutor, incrementa-se ainda mais a quantidade de dados a enfrentar a pequena largura de banda da rede brasileira, que acaba funcionando como um estreito gargalo que limita sobremaneira o envio de dados em tempo real. Isto é, o vídeo visto na pequena janela de videoconferência mostra uma imagem com poucos quadros por minuto, fazendo com que o movimento fique truncado. Diante dessa limitação, muitas vezes despreza-se a transmissão da voz, preferindo-se associar uma janela de chat em modo texto para acelerar o envio e recebimento de informações.

Fóruns e Livro de Visita

Já os fóruns e livros de visita (guestbooks) servem de interface tanto para interações mútuas quanto reativas, dependendo de seu uso e objetivo. São muito usados na Web para que os visitantes de um site, por exemplo, deixem suas opiniões e sugestões sobre as páginas visitadas.

Cada texto enviado é ordenado em uma seqüência cronológica. O serviço é normalmente usado para simples registro linear de opiniões, mantendo-as em uma estrutura estática que pouco motiva o intercâmbio de idéias. Por outro lado, pode servir de ambiente para debate de certos temas propostos. Alguns preferem o uso de fóruns por seu ordenamento de todas as mensagens enviadas em uma ou mais web-pages. Dessa forma, qualquer pessoa que visite o site pode recuperar a evolução da discussão. Porém, isso resulta em maior tempo de espera para que toda a página seja carregada no browser. Cada vez que se queira ler ou enviar novas opiniões é preciso aguardar o download de todo código HTML, que vai ficando progressivamente maior e "mais pesado".

2.3. Conhecendo o LMS

Depois da auto-análise você deverá focar ao LMS nas ferramentas necessárias para seu software e-learning, algumas das principais funções do LMS são:

Matrícula dos Alunos

O aluno pode efetuar sua matrícula diretamente no site onde vai vai requerer o treinamento.

Coleta e Armazenamento de dados sobre a Atuação dos Estudantes

O software armazena os dados de cada passo do aluno e com isso faz uma coleta para trabalhar com estes dados futuramente.

Apresentação de Relatórios sobre o Progresso dos Estudantes nos Cursos

Os dados coletados são gerados para módulos e relatórios personalizados para atender as necessidades específicas de cada empresa.

Administração dos Estudantes e Cursos

Os alunos receberão certificado de conclusão do curso caso seu desempenho seja maior que a média estipulada pela empresa para cada curso.

3. Escolhendo o software e-Learning Projeto

A tomada de decisão para seleção de uma ferramenta E-learning necessita de decisão humana, para esta escolha usaremos a lógica Fuzzy.

A lógica Fuzzy (ou Nebulosa) vem sendo usada para aplicações que têm certo grau de incerteza, proposto por Zedeh em 1965. Esta lógica booleana define as variáveis como sendo verdadeiras ou falsas, 1 ou 0, enquanto na lógica fuzzy, as variáveis são em graus de pertinência que variam de 0 a 1.

A teoria dos conjuntos nebulosos é baseada no uso de aproximações, chegando a um valor "fuzzificado", este valor não precisa ser necessariamente 0 (zero) ou 1 (um).

O grau de pertinência dos elementos deste conjunto é especificado da seguinte forma:

1 (um) para os elementos pertencentes;
0 (zero) para os elementos não pertencentes;
] 0, 1 [ para os elementos do intervalo.

3.1. Tabela Grau de Pertinência

A decisão da escolha de um software E-learning LCMS fica clara quando usamos Tabela Grau de Pertinência. Por exemplo, na proposição " e-Learning é eficaz é muito verdade", o predicado eficaz e o qualificador de verdade muito verdade são representados por Conjuntos Fuzzy mostrados nas Tabela 1 (Conjunto Fuzzy representando o predicado Eficaz) Tabela2 (Conjunto Fuzzy representado o qualificador Muito Verdade).

Tabela 1

Eficaz Grau de Pertinência
Interatividade 1
Ensino independente de tempo e lugar 0,75
Minimização de deslocamentos 0,65
Economia de tempo 0,50
Atendimento em massa personalizado 0,36
Possibilidade de determinação, pelo aluno,
de seu ritmo de aprendizagem
0,25
Network 0

Tabela 2

Grau de Pertinência
do Conjunto Eficaz
Grau de Pertinência
Para muito verdade
0 0
0,25 0,2
0,36 0,4
0,50 0,55
0,65 0,70
0,75 0,87
1 0,1

Esta técnica funciona veja o exemplo: Assumindo que a eficaz é a Economia de tempo, o valor dentro do conjunto eficaz possui grau de pertinência igual a 0,65, conseqüentemente o valor de 0,65 para o conjunto eficaz possui grau de pertinência igual a 0,70 no Conjunto Fuzzy muito verdade.

4. Conclusão.

Este artigo mostrou ao usuário um auxílio para a tomada de decisão da escolha de uma ferramenta "e-learning".

Uma regra fundamental de uma empresa que está querendo adquirir um software e-learning é que não se deve comprar sem antes pesquisar "se, como, quando" o cliente está disposto a comprá-lo; é o que parece estar acontecendo com o E-learning. O fornecedor quer vender, o RH quer comprar, mas o cliente talvez ainda não esteja preparado/pronto/conscientizado para usar.

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Adriana Rodrigues do Nascimento

Adriana Rodrigues do Nascimento