Desenvolvimento - C#

Desenvolvendo para Windows Phone 7 Mango

Veja neste artigo, como desenvolver um aplicativo para plataforma Microsoft Windows Phone 7 Mango

por Flávio Secchieri Mariotti



Veja neste artigo, como desenvolver um aplicativo para plataforma Microsoft Windows Phone 7 Mango.

Introdução

Estamos vivendo em um momento tecnológico onde a comunicação e a mobilidade tomam conta da atenção do mercado e consumidores de tecnologia.

Estamos vivenciando uma corrida intensa das principais empresas de desenvolvimento de software da atualidade como: Microsoft; Apple e Google com propósito de alcançar o maior numero de usuário com seus respectivos Mobile OS, Windows Phone, iPhone, e Android. Sendo assim, essa é uma grande oportunidade para todos desenvolvedores expressarem suas criatividades e desenvolver um aplicativo que pode ser usado por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Um estudo feito pela Gartnet prevê que o mercado de smartphones crescerá e haverá bilhões de dólares em jogo até 2014.

Objetivo

O principal objetivo deste artigo é mostrar ao desenvolvedor as ferramentas, boas práticas e ciclo de vida para a criação de aplicativos suportados pela plataforma Windows Phone 7 Mango.

Windows Phone visão geral

O Microsoft Windows Phone 7 Mango está muito legal, não podemos aqui comparar este sistema com versões anteriores da Microsoft como Windows CE ou Windows Mobile. O Windows Phone 7 Mango oferece todos os recursos que usuários do iPhone ou Android estão acostumados.

Um recurso interessante e que vale ressaltar, é o suporte para os populares serviços de correio eletrônico, tais como: Hotmail, Yahoo, Google entre outros. Caso a empresa que você trabalhe ou presta serviço utilize seu próprio serviço de e-mail com Microsoft Exchange, a integração está ainda mais fácil se comparado com versões anteriores de sistemas operacionais da Microsoft para aparelhos móveis.

Outro recurso interessante para empresas e negócios é uso do pacote Microsoft Office incluindo a ferramenta Office Sharepoint. A importância em ressaltar esses recursos não é para fazer uma propaganda para Microsoft, até mesmo porque não ganho nada com isso, porém estou no mercado de tecnologia e conheço alguns desafios encontrados pelos Gerentes de TI ou Time de desenvolvimento, quando se trata em criar aplicativos para atender as necessidades da organizações.

 

Figure 1. Ilustração Windows Phone 7

Marketplace Windows Phone

O "supermercado" de aplicativos desenvolvidos para plataforma Windows Phone foi disponibilizada em Novembro de 2010. Existem centenas de aplicativos disponíveis para download e podem ser encontrados no endereço http://www.windowsphone.com/en-US/categories/social?list=free. A figura 1 ilustra a pagina de aplicativos gratuitos disponíveis para download no Microsoft Marketplace.

Figure 2. Imagem da pagina Marketplace para Microsoft Windows Phone

Plataforma de desenvolvimento Windows Phone 7 Mango

Com o poder de flexibilidade do .NET Framework, não foi necessário a Microsoft criar uma nova linguagem de programação para plataforma móvel. Contudo, foi feito uma customização na framework para suportar a nova plataforma, e atualmente podemos escolher entre as linguagens C# e Visual Basic (VB) para criação de aplicativos.

É importante ressaltar o uso de ferramentas poderosas como Silverlight, XNA e Cloud services. O Silverlight (XAML) permite a criação de telas mais agradáveis para os usuários finais, e também a criação de jogos simples em 2D. Os recursos de desenvolvimento com XNA tem como principal objetivo o desenvolvimento de jogos em 3D. O cloud services disponibiliza o uso de serviços nas nuvens, como por exemplo se conectar a uma base de dados.

Onde encontrar essas ferramentas

Todas as ferramentas (SDK) e informações como tutoriais e guias de desenvolvimento para Windows Phone podem ser encontrados no endereço http://create.msdn.com/en-us/home/getting_started

Visual Studio

O Visual Studio é a IDE de desenvolvimento, o download do Visual Studio 2010 Express for Windows Phone pode ser feito gratuitamente pelo endereço http://www.microsoft.com/visualstudio/en-us/products/2010-editions/windows-phone-developer-tools.

Está ferramenta é fundamental para a criação do aplicativo, iremos usar o Visual Studio para criar a interface, efetuar o debug, criar o projeto, e publicar o aplicativo no App Hub.

Expression Blend

Quando for necessário desenhar uma interface mais rica, e agradável visualmente para o usuário é recomendado o uso dos recursos oferecidos pelo Silverlight, para isso podemos usar a ferramenta Microsoft Expression Blend com o propósito de facilitar as tarefas de criação do design ou animação com XAML. Esta ferramenta é similar a aplicativos como Adobe Ilustrator e Photoshop, tais ferramentas já são bem conhecidas pelos Web Designer.

Para conhecer um pouco mais sobre seus recursos acesso o endereço http://www.microsoft.com/expression/windowsphone/.

Windows Phone Emulator

O Microsoft Windows Phone Emulator está integrado ao Visual Studio 2010 Express for Windows Phone, caso sua empresa tenha a licença de versões superiores como Visual Studio 2010 Ultimate, se faz necessário a instalação do pacote Windows Phone SDK 7.1.

Com o Windows Phone Emulator é possível fazer a simulação de todos os recursos do smartphone com exceções de funções que depende de recursos físicos do aparelho, tais como: GPS; SMS; FM radio; e-mail; ligação telefônica; câmera e etc.

Figure 3. Ilustração do Windows Phone Emulator

Ciclo de vida

O ciclo de vida do desenvolvimento de aplicativos para plataforma Windows Phone 7 Mango, se torna importante quando a empresa ou desenvolvedor deseja fazer uso das melhores práticas de desenvolvimento do mercado. O uso dessas melhores práticas para a confecção do aplicativo são recomendados com intuito de diminuir os esforços gastos com a criação e manutenção do aplicativo.

A figura 4 representa de forma ilustrativa os processos que envolvem o ciclo de vida de uma aplicação desenvolvida para plataforma móvel. Perceba que o ultimo processo, representa o feedback, ou seja, o comentário das pessoas que instalaram o aplicativo em seus aparelhos.

Figure 4 Representação do ciclo de vida de um aplicativo para Windows Phone 7 Mango

Um outro detalhe importante que os desenvolvedores devem dar atenção, é os processos que envolve um evento no Windows Phone. Abaixo uma ilustração com os processos que representam os estados de execução de cada evento:

Figure 5 Ilustração dos estados de execução de um evento

Conclusão

Com esse artigo foi possível ter uma visão geral do que é necessário para desenvolver seu primeiro aplicativo para plataforma Windows Phone e fazer parte desse mercado bilionário que é a comunicação móvel.

Conhecemos também um pouco sobre quais ferramentas são necessárias para a criação de uma aplicativo, e quais linguagens o .NET Framework já oferece suporte para essa plataforma, vimos também o ciclo de vida do desenvolvimento de aplicativos.

No próximo artigo vamos desenvolver nosso primeiro aplicativo e utilizar todos os itens citados neste documento, até logo...

Comunicado Importante

Espero que tenham gostado do conteúdo explorado neste artigo, caso exista interesse em conhecer um pouco mais sobre desenvolvimento de aplicativos para plataforma Windows Phone, informe seu interesse usando o recurso de "comentários" neste artigo ou qualquer dúvida relacionada ao conteúdo do mesmo.

Referência

Dominic Betts;Federico Boerr;Scott Densmore;Jose Gallardo Salazar;Alex Homer. Windows® Phone 7 Developer Guide, Microsoft Press, 2011.

Henry Lee; Eugene Chuvyrov. Windows Phone 7 Development, Second Edition

, Apress, 2011.

Flávio Secchieri Mariotti

Flávio Secchieri Mariotti - Especialista em Engenharia e Arquitetura de Software. Pós Graduado pelo Instituto de Pesquisa Avançada de Tecnologia IBTA em Engenharia de Software baseado em SOA. Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIUBE e técnico em Processamento de Dados pela FEB. Consultor independente no desenvolvimento de software em arquitetura OO, SOA, GIS e Plataforma .NET.