Gerência - Qualidade e Testes

Aplicação de QUALIDADE de processo de Software

Peço a gentileza de utilizar um pouco do seu tempo e conhecimento para avaliação da aplicação QUALIDADE. Esta aplicação surgiu com uma dissertação de mestrado e agora esta evoluindo com três grupos de TCC da Universidade Metodista, e espero que evolua ainda mais. O uso da aplicação poderá ser muito util para os desenvolvedores de software, sabemos que muito ainda tem de ser melhorado nela, e contamos com a colaboração de todos. No site tem todas as orientações necessárias Na página relatórios terá um link para o google docs onde estamos solicitando uma avaliação da aplicação. Obrigada link da aplicação http://www.maturidade-academica.com.br/Qualidade/

por Magda Aparecida Silverio Miyashiro



Apresentação

Na década de 60, com o crescimento do número de sistemas baseado em computador, aumentou também a complexidade do desenvolvimento de software, o que deu origem à chamada “Crise do Software” e foi resultado da dependência da sociedade ao uso de sistemas de software. Cinqüenta anos após esta crise, muito foi evoluído na área de desenvolvimento de software, como o surgimento de ferramentas, métodos e técnicas, no entanto, o panorama não modificou conforme as expectativas. De forma geral, o mundo depende cada vez mais de serviços fornecidos por sistemas e softwares.

Portanto é real a importância do desenvolvimento de software com qualidade.


O CMMI - Capability Maturity Model Integration(Integração de Modelos de Maturidade da Capacidade), ver aba ‘SEI’, assim como o MPS.BR - Melhoria de Processos de Software Brasileiro, ver aba ‘SOFTEX’, tem como principal objetivo modelar as melhores práticas para ajudar as organizações na conquista da maturidade na elaboração dos processos de software para o desenvolvimento de seus produtos.
A dificuldade e alto custo para se obter a maturidade de processos segundo estes modelos em geral, afetam as organizações desenvolvedoras de software no Brasil. Para auxiliar as organizações no entendimento e na aplicação destes modelos foi desenvolvido um trabalho de pesquisa distribuído em diferentes atividades e fases que resultou em uma aplicação atualmente chamada QUALIDADE, destinada a todas as empresas de desenvolvimento que deseje melhorar a maturidade de seus processo de desenvolvimento de software.


A aplicação QUALIDADE, foi idealizada seguindo fielmente o modelo CMMI com o planejamento do estudo da aderência e a implementação do modelo MPS.BR.
Esta aplicação por idealização e concepção será disponibilizada para utilização gratuita através do site www.maturidade-academica.com.br/Qualidade para as empresas e instituição de ensino que tenham interesse em estudos e melhoria da qualidade dos processos de software. É uma aplicação web e para ser utilizada todos deverão estar cadastrado.A identificação da organização no momento do cadastro pode ser fantasia, em caso da organização não querer ser identificada.


Estará a disposição para esclarecimento de eventuais duvidas o e-mail duvidas@maturidade-academica.com.br ou para o e-mail contato@maturidade-academica.com.br, onde os pesquisadores/autores da ferramenta, esporádica e voluntariamente poderão orientá-los em alguma questão ou direcionar para a busca da melhor orientação.


Este é um trabalho voluntário e acadêmico, resultado de pesquisa e desenvolvimento, e poderá ser utilizado como base estatística de pesquisa em qualidade de software, onde será utilizado para o entendimento estatístico de fragilidades nos processos de forma geral e conseqüentemente propor pesquisa o desenvolvimento de mecanismos e processos a ser oferecido as organizações para auxiliar na conquistar das melhores classificações nos Modelos de Qualidade de Processos de Software.


Considerações:


O Uso desta aplicação não irá eliminar a necessidade da organização em contratar um especialista ou uma consultoria em modelos de qualidade, mas poderá minimizar o tempo desta contratação, pois o uso responsável irá proporcionar ao usuário um panorama do processo pré-auto-avaliado com relação aos modelos CMMI e MPSBR.
Para ser um usuário da aplicação não é necessário ter conhecimento profundo dos modelos, porem quanto maior a familiaridade maior a facilidade em organizar os processos. O termo pré-auto-avaliação esta se referindo a uma avaliação interna da organização com relação aos seus processos de software, não com relação aos processos oficiais de avaliação do CMMI ou MSPSBR.

Profa. Ms: Magda Aparecida Silvério Miyashiro.

Magda Aparecida Silverio Miyashiro

Magda Aparecida Silverio Miyashiro - Doutoranda em Engenharia e Tecnologia Espaciais na área de concentração em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisa Espacial. Mestre em Computação Aplicada também pelo INPE, Especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Paulista e Tecnóloga em Processamento de Dados pela Faculdade Renascença. Atualmente é professora universitária da Universidade Metodista de São Paulo e da FATEC-Ipiranga. Possuí 28 anos de experiência na área de Desenvolivmento de Sistemas onde em paralelo desenvolveu a carreira acadêmica por mais de 25 anos como Professora, Coodenadora /Diretora de Cursos, Certicação do CMMI.