Desenvolvimento - Visual Studio

Visual Studio 2011: Novo Layout

Caro (a) Leitor (a), hoje gostaria de falar da nova “cara” da ferramenta de desenvolvimento de software mais famosa de todos os tempos. Talvez a ferramenta que compete em relação a sua “fama” pode ser o Eclipse. Mas o Visual Studio ainda é a que manda.

por Mauricio Junior



Você pode baixar a ferramenta Visual Studio 11 versão beta no link abaixo, gratuitamente. Instalei na minha máquina com a versão Visual Studio 2010 e não deu problema algum. Link: Visual Studio 2011

A nova logomarca foi alterada e a tela está sem cor. Melhorou para quem trabalha a noite, não cansa os olhos. Muitas pessoas reclamaram, mas isso é o de menos. (Imagem 1)

Logomarca nova

Imagem 1. Logomarca nova.

A tela de SOLUTION EXPLORER está mais inteligente e precisa, busca métodos ou qualquer outro tipo de informação. Basta digitar as teclas Ctrl + ç. (Imagem 2)

Solution Explorer

Imagem 2. Solution Explorer.

Note também que as cores dos ícones sumiram e os ícones comuns sumiram colocando no local outros modelos.

A tela de busca funciona para tudo dentro do projeto. Eles mantiveram também as teclas de atalho Ctrl + , (vírgula) para pesquisar os métodos da classe (isso é muito bom). A imagem 3 mostra o resultado.

Pesquisar os métodos na classe

Imagem 3. Pesquisar os métodos na classe.

Ainda dentro do SOLUTION EXPLORER e dentro da classe Default.aspx.cs são mostrados todos os métodos, basta expandir com o clique do mouse ou com a seta do teclado. Ao clicar ou selecionar o método específico da classe, aparece o método selecionado do lado esquerdo da tela. (Imagem 4)

Método selecionado

Imagem 4. Método selecionado.

Quero dizer que você pode ir direto ao método listado no SOLUTION EXPLORER. Lembro que só é feito isso quando o projeto for do tipo Application, se for Web Site isso não acontece.

Antes de você abrir a página ou o método, selecionando com o mouse ou a seta do teclado, aparece um ambiente de visualização antes de propriamente abrir a classe.

Ambiente de Visualização

Imagem 5. Ambiente de Visualização.

Você pode separar os ambientes gerando um novo SOLUTION EXPLORER de acordo com a sua necessidade. Clique com o botão direito e escolha a opção de Scope to this ou em New View. Imagem 6 e 7. Como separar os ambientes em Solution Explorer

Imagem 6. Como separar os ambientes em Solution Explorer.

O ambiente separado na nova Solution Explorer

Imagem 7. O ambiente separado na nova Solution Explorer.

Outras duas novidades legais no código de HTML são: uso de “:” (dois pontos) em vez do = (igual) para escrever “scriptled”. Você pode também pegar uma parte do código HTML com componentes ou simples HTML, selecionar e pegar a parte para gerar um arquivo user control (.ascx). A ferramenta faz automaticamente pra você, isto é, gera o arquivo .ascx e referencia na página. (Imagem 8)

Gerando o arquivo .ascx e referencia na página

Imagem 8. Gerando o arquivo .ascx e referencia na página.

Bom, esse artigo teve o objetivo de mostrar mais novidades da ferramenta Visual Studio 11 de desenvolvimento .NET. Espero que tenha te ajudado e até o próximo artigo.

Mauricio Junior

Mauricio Junior - Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; . Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna e sou editor do Linha de Código.
Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A.
Blog:
blog.mauriciojunior.org
Site pessoal: www.mauriciojunior.org