Desenvolvimento - Visual Studio

Preparado para HTML 5 - Novidades do Visual Studio 2011

Caro(a) internauta, hoje vou falar e mostrar um pouco sobre a preparação do VS 11 versão beta com o HTML5 de várias maneiras. Como em artigos anteriores, mostrei algumas inovações interessantes em código, ferramenta e componentes; hoje vou mostrar o simples HTML5.

por Mauricio Junior



O HTML5 veio contudo na ferramenta de desenvolvimento e agora os desenvolvedores .NET tem suporte para desenvolver web e mobile.

O grande problema que tive foi testar o HTML 5 no browser Internet Explorer 9, não funciona nem a pau. Devido esse problema, testei no Firefox, Chrome e Safari. Espero que a Microsoft faça alguma coisa para deixar padrão o HTML 5 completo no browser.

Listagem 1: O primeiro código criado foi o Listagem 1, bem simples.

    <form>
        <label>
            First Name:
            <input required title="Digite o primeiro nome!" />
        </label>
        <label>
            Last Name:
            <input required title="Digite o ultimo nome!" />
        </label>
        <button>Register</button>
    </form>

Note que no campo input existe uma propriedade chamada required e um title com a mensagem informando a mensagem para o usuário. Se o campo não for preenchido e o botão for clicado, a mensagem é exibida automaticamente usando browser HTML5.

O primeiro teste no Firefox deu esse resultado. Figura 1.

Figura 1 - Teste no Firefox

Figura 1 - Teste no Firefox.

Testando no browser Google Chrome, a mensagem apareceu, mas com estilo diferente e bonitinho. Figura 2.

Teste com Chrome

Figura 2 - Teste com Chrome.

Como já falado em outros artigos, existe agora a possibilidade de debugar usando os diversos browsers instalados na máquina. Basta marcar qual o desejado e pronto, clicar F5 ou no play da ferramenta. Figura 3.

Escolhendo o browse

Figura 3 - Escolhendo o browser.

TextBox HTML 5

O TextBox veio também preparado para HTML5 usando a propriedade TextMode. Antigamente existiam apenas algumas opções como Password, Single e Multiline. Agora a ferramenta trouxe várias outras propriedades como Email, URL, Search, Number, Date, DateTime, Month, Color, Time e mais.

Pra que serve esse elemento na propriedade TextMode? A resposta é simples, se você estiver acessando o site pelo seu device (smartphone ou tablet), ao clicar no campo de texto, vai aparecer o texto que precisa digitar, facilitando a vida do usuário.

Por exemplo: Se o campo for do tipo Number, o teclado do device vai aparece com os números, se for e-mail, o teclado vai aparecer com o @ (arroba) para facilitar a vida do usuário, entendeu?

Listagem 2: O código é bem simples e prático.

<asp:TextBox runat="server" ID="txtTexto" TextMode="Email"/>
<asp:TextBox runat="server" ID="txtTexto" TextMode="Number"/>
<asp:TextBox runat="server" ID="txtTexto" TextMode="Url"/>

Uma vez, quando fui desenvolver um site para funcionar na web e no device, tive que programar uma nova propriedade que transformasse o campo em HTML para aparecer o teclado certo ao usuário.

Agora não é mais preciso fazer isso. Na realidade, essa propriedade só transforma o campo no tipo específico. Listagem 3.

Listagem 3: Transformando o campo em um tipo específico.

<input name="txtText" type="number" id="txtText" />

Note que na Listagem 3, o código em HTML ficou com a propriedade type igual a number. Dessa forma, o device consegue interpretar e aparecer o teclado com números pra você. A mesma coisa funciona com e-mail, url e outros.

Bom, espero ter gostado do artigo e qualquer dúvida pode entrar em contato pelo site pessoal www.mauriciojunior.org.

Mauricio Junior

Mauricio Junior - Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; . Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna e sou editor do Linha de Código.
Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A.
Blog:
blog.mauriciojunior.org
Site pessoal: www.mauriciojunior.org