Desenvolvimento - Mobile

Windows Phone 7 – Alterando o Splash Screen

Veja neste artigo como é simples alterar a “aparência inicial” de nossas aplicações utilizando o recurso de Splash Screen no Windows Phone 7.

por Welington Lourenço Melo de Paula



Splash Screen é uma tela que é apresentada enquanto a aplicação é carregada na memória do aparelho. Por padrão, o Windows Phone apresenta uma tela escura com um relógio estático, isso porque a Splash Screen é uma imagem, a qual podemos alterar ou suprimir, ou seja, criar uma imagem no tamanho padrão da Splash Screen (480x800) ou não apresentar a Splash Screen enquanto a aplicação é carregada.

O tempo de apresentação da Splash Screen vai depender do tempo gasto pelo aparelho para carregar a aplicação, então muitas vezes quando a aplicação é muito rápida ao ser carregada, suprimimos a sua apresentação. Por outro lado, quando temos uma aplicação em que o tempo para ela ser carregada possibilite a apresentação de uma Splash Screen, podemos criar uma tela de apresentação com algumas instruções sobre a nossa aplicação ou boas vindas, que torne a apresentação mais amigável para o usuário.

Para acessar a Splash Screen atual, podemos acessar a pasta do projeto e localizar a imagem com o nome SplashScreenImage.jpg. Caso não encontre a pasta do projeto, podemos localizar a SplashScreenImage abrindo o Solution Explorer e, ao localizá-la na lista de arquivos, clicar com o botão direito do mouse na SplashScreenImage.jpg. No menu que surge, basta selecionar a ultima opção (Properties) ou pressionar simultaneamente Alt+Enter (Figura 1). Serão apresentadas então as propriedades e vamos encontrar o caminho da SplashScreen na propriedade “Full Path”. Então através do conteúdo desta propriedade podemos acessar a pasta da SplshScreen (Figura 2).

Exibindo propriedades do Splash Screen

Figura 1: Exibindo propriedades do Splash Screen

Propriedades do Splash Screen original

Figura 2: Propriedades do Splash Screen original

Como se pode observar, a propriedade “Full Path” contém o caminho completo da Splash Screen, acessando este arquivo através de algum editor ou visualizador de imagens, veremos a figura abaixo (Figura 3).

Então, para mudar a SplashScreen, podemos substituir esta imagem por outra imagem mais amigável, mas mantendo o mesmo nome, porque por padrão o Windows Phone procura por este nome para apresentar a SplashScreen. Temos a opção de não apresentar a SplshScreen e basta que esta seja retirada do projeto clicando com o botão direito em cima da SplashScreen e escolhendo a opção Exclude From Project.

Splash Screen original da aplicação

Figura 3: Splash Screen original da aplicação

Para testar, basta criar uma aplicação, seguiros passos citados anteriormente (alterar a imagem) e executar a aplicação. Como exemplo, alterei o Splash Screen conforme ilustra a figura 4.

Novo Splash Screen da aplicação

Figura 4: Novo Splash Screen da aplicação

Percebemos então como é simples alterar a “aparência inicial” de nossas aplicações utilizando o recurso de Splash Screen.

Espero que tenham gostado. Até a próxima.

Welington Lourenço Melo de Paula

Welington Lourenço Melo de Paula - Welington Lourenço(welingtonl@gmail.com) é desenvolvedor, trabalha com análise e desenvolvimento de sistemas em Visual Fox Pro desde 1995, desde 2000 atua com desenvolvimento de sistemas com acesso a banco de dados (Sql Server, MySql, Oracle). Hoje trabalha na MCJ Assessoria Hospitalar e informática.