Desenvolvimento - PHP

Como desenvolver o calculo de Bhaskara ou equação de Segundo Grau em PHP

Neste artigo vou mostrar uma das primeiras coisas que aprendi em php, criar um sisteminha que calcula a fórmula de bhaskara ou uma equação do segundo grau em php.

por Rodrigo dos Messias



Uma das primeiras coisas que se aprende em PHP depois do echo ‘hello word’ são as funções matemáticas, então neste tutorial vamos aprender passo a passo como desenvolver o calculo de Bhaskara ou equação de 2º grau em php.

Quanto desenvolvi esse código, confesso que tive certa dificuldade para montá-lo, pois estou meio enferrujado para cálculo e a última vez que vi Bhaskara foi no colégio, faz um tempo isso, mas depois que relembrei (com a ajuda de alguns amigos e do Google) até que foi relativamente fácil, claro que este código da para ser implementado com algumas funções extras em PHP e HTML, tais como:

  • O usuário digitar as entradas $a, $b e $c
  • Não permitir valores negativos para a raiz quadrada

Mas o intuito deste tutorial é apenas executar a função matemática e compreender seu principio e funcionamento.

Então vamos ao código:

<?php
// Valores
$a = 1;
$b = -5;
$c = 6;
//Delta
$delta = ($b*$b)-((4*$a)*$c);
//Equação
$x1 = (-$b + sqrt ($delta)) / (2 * $a);
$x2 = (-$b - sqrt ($delta)) / (2 * $a);
//Exibindo os valores
echo ‘<strong>O valor de a é:</strong> ‘.”$a”.’<br>’;
echo ‘<strong>O valor de b é:</strong> ‘.”$b”.’<br>’;
echo ‘<strong>O valor de c é:</strong> ‘.”$c”.’<br>’;
echo ‘<strong>O valor de delta é:</strong> ‘.”$delta”.’<br>’;
echo ‘<strong>O valor de x1 é:</strong> ‘.”$x1″.’<br>’;
echo ‘<strong>O valor de x2 é:</strong> ‘.”$x2″.’<br>’;
?>

Agora a explicação:

$a = 1; $b = -5; $c = 6;

São as variáveis utilizadas para executar o calculo isso é bem simples, eu estou informando ao PHP que $a tem o valor 1, que $b tem o valor -5 e $c tem o valor 6, agora já temos os valores para poder executar o cálculo, vamos calcular.

$delta = ($b*$b)-((4*$a)*$c);

Agora vamos achar o delta, neste passo como já temos os valores atribuídos a $a, $b e $c então a conta fica assim $delta = (-5*-5)-((4*1)*6) e no final da operação teremos o resultado $delta = 1, a posição dos parênteses é muito importante para definir a prioridade das operações e se estiver em uma ordem incorreta irá comprometer toda a conta, então muita atenção!

$x1 = (-$b + sqrt ($delta)) / (2 * $a);

Após o delta temos que achar o valor do $x1 e $x2, como as duas operações só temos uma variação de sinal + e - então explicarei apenas o $x1, então vamos à substituição dos valores $x1 = (-5 + sqrt (1)) / (2 * 1); sqrt é o código em PHP que representa a raiz quadrada, no final o valor obtido será $x1=3 e para título de curiosidade $x2 = 2.

Nossa fórmula de Bhaskara esta pronta, porem se mandarmos o PHP executar nosso código ele não retornará na tela nenhum valor, então as próximas linhas de comando servem para mostrar no browser os resultados obtidos, vamos aos códigos:

echo ‘<strong>O valor de c é:</strong> ‘.”$c”.’<br>’;
echo ‘<strong>O valor de delta é:</strong> ‘.”$delta”.’<br>’;
echo ‘<strong>O valor de x1 é:</strong> ‘.”$x1″.’<br>’;
echo ‘<strong>O valor de x2 é:</strong> ‘.”$x2″.’<br>’;

Bem fácil de entender, e simples de fazer, qualquer dúvida podem postar seus comentários! Abraços e até a próxima!

Agora vem um bônus, eu sempre fico curioso para saber quem teve esta ideia primeiro e o que ela representou na história e em seu tempo, então segue quem foi Bhaskara:

Bhaskara Akaria, também conhecido como Bhaskara II, foi um matemático, professor, astrólogo e astrônomo , o mais importante matemático do século XII e último matemático medieval importante da Índia. Viveu na região de Sahyadri.[2]
Filho de um astrólogo famoso chamado Mahesvara[3], tornou-se conhecido pela complementação da obra do conterrâneo Brahmagupta, por exemplo dando pioneiramente a solução geral da conhecida equação de Pell e a solução de um problema da divisão por zero, ao afirmar também pioneiramente, em sua publicação Vija-Ganita ou Bijaganita, um trabalho em 12 capítulos, que tal quociente seria infinito.
Tornou-se chefe do observatório astronômico a Ujjain, cidade onde ficou até morrer e o principal centro matemático da Índia na sua época, fama desenvolvida por excelentes matemáticos como Varahamihira e Brahmagupta, que ali tinham trabalhado e construído uma forte escola de astronomia matemática.
Sua obra representou a culminação de contribuições hindus anteriores. Seis trabalhos seus são conhecidos e um sétimo trabalho, reivindicado para ele, é considerado por muitos historiadores como uma não falsificação posterior.

Para aprender mais sobre PHP, clique aqui.

Rodrigo dos Messias

Rodrigo dos Messias - É formado em publicidade e propaganda pela UBC, atua a 7 anos como webdesigner, programador, criativo e curioso. Atualmente trabalha na RPM produtora como analista SEO, entusiasta de SEO, SEM, Otimização de Conversão, WordPress e Magento. www.inspiredme.com.br