Desenvolvimento - PHP

Como calcular a idade com PHP e inserir o botão do Google Plus em seu blog Wordpress

Neste artigo vou mostrar como calcular a idade com PHP e vamos aprender também como inserir o botão do Google Plus em seu blog wordpress.

por Rodrigo dos Messias



Olá pessoal, no artigo de hoje vamos explicar duas funcionalidades muito legais, vamos aprender como calcular sua idade atual baseado no dia, mês e ano do seu nascimento com PHP e vamos aprender também como inserir o botão do Google Plus em seu blog wordpress.

Função muito útil para quem quer parar de se preocupar em trocar a idade todo o ano no seu site ou blog, neste tutorial irei explicar passo a passo como calcular automaticamente sua idade em PHP.

Eis o código:

<?php
//Data atual
$dia = date (‘d’);
$mes = date (‘m’);
$ano = date (‘Y’);
//Data do aniversário
$dianasc = (’19′);
$mesnasc = (’04′);
$anonasc = (’1982′);
//Calculando sua idade
$idade = $ano - $anonasc;
if ($mes < $mesnasc){
$idade-;
echo “$idade”;
}
elseif ($mes == $mesnasc and $dia <= $dianasc) {
$idade-;
echo “$idade”;
}
else{
echo “$idade”;
}
?>

Eis a explicação:

//Data atual
$dia = date (‘d’);
$mes = date (‘m’);
$ano = date (‘Y’);

Esta função guarda o dia o mês e o ano atual, ou seja, o dia de hoje.

//Data do aniversário
$dianasc = (’19′);
$mesnasc = (’04′);
$anonasc = (’1982′);

Esta é responsável por recuperar a sua data de nascimento, a parte de coleta de dados está pronta, os próximos passos serão a manipulação e operação desses dados.

//Calculando sua idade
$idade = $ano - $anonasc;

Primeiro vem o calculo do ano então seguindo a lógica temos $idade = 2011 - 1982 então temos $idade = 29, mas o código esta incompleto neste ponto, pois o aniversário muda quando altera o ano, para que isso não ocorra temos que colocar algumas condições.

if ($mes < $mesnasc){
$idade-;
echo “$idade”;
}

Esta condição diz que se o mês atual for menor que o mês de nascimento então é para retirar 1 ano da $idade.

elseif ($mes == $mesnasc and $dia

Esta diz que se o mês atual for igual ao mês de nascimento, mas o dia atual for menor que o dia de nascimento, então é para retirar 1 ano da $idade.

else{
echo “$idade”;
}

Já esta diz que para todos os outros casos, entregar a $idade como calculada.

Inserindo Google+1 no WordPress

O Google esta usando um botão de compartilhamento chamado “Google +1”, e vou mostra como inserir o Google+1 no WordPress sem complicação, mas antes vamos aprender para que este botão serve: funciona mais ou menos como um botão de rede social só que a diferença é que você esta indicando o conteúdo de sua preferência para o motor de busca diretamente, e não só para o seu circulo de amizade, é uma poderosa ferramenta de compartilhamento e ajuda a destacar seu site preferido ou o seu próprio site para o universo da web. Agora nas palavras do próprio Google:

O Google +1 ajuda as pessoas a descobrir conteúdo relevante, um website, um resultado de pesquisa do Google ou um anúncio, de pessoas que já conhecem e nas quais confiam. Adicionar um botão do Google +1 à sua página permite que os usuários recomendem seu conteúdo, sabendo que os amigos e os contatos verão a recomendação quando for a mais relevante, no contexto dos resultados de pesquisa do Google. Quando um usuário conectado do Google pesquisar, seu snippet dos resultados de pesquisa do Google poderá estar anotado com os nomes das conexões do usuário que marcaram sua página com +1. Se nenhuma das conexões de um usuário marcar sua página com +1, seu snippet poderá exibir o número agregado demarcações +1 que sua página recebeu.

Teoricamente o código é bem simples de implementar, inseri em alguns sites que estou trabalhando e não apresentou nenhum problema.

Vamos implementar este botão no seu WordPress? Então o primeiro passo e colar este código no seu header.php inserindo o script na seção head

<script type=”text/javascript” src=”https://apis.google.com/js/plusone.js”>{lang: ‘<?php bloginfo(‘language’); ?>’}</script>

Agora é só inserir o código do botão no seu loop de posts ou onde preferir, na sua single.php, na marcação de sua home Page, onde você quiser

<g:plusone size=”medium” href=”<?php the_permalink() ?>”></g:plusone>

Pronto! Esta feito, bem simples e fácil de aplicar!

Um abraço e até o próximo artigo.

Rodrigo dos Messias

Rodrigo dos Messias - É formado em publicidade e propaganda pela UBC, atua a 7 anos como webdesigner, programador, criativo e curioso. Atualmente trabalha na RPM produtora como analista SEO, entusiasta de SEO, SEM, Otimização de Conversão, WordPress e Magento. www.inspiredme.com.br