Desenvolvimento - CMS

Como esconder e-mail, alterar idioma e inserir posts mais comentados no Wordpress

Neste artigo veremos algumas tecnicas bem simples, mas muito úteis para quem desenvolve algo para o wordpress, veremos algumas coisas como esconder e-mail, alterar idioma e inserir posts mais comentados no Wordpress.

por Rodrigo dos Messias



Escondendo o e-mail no blog

Olá pessoal, no artigo de hoje vou dar algumas dicas sobre o Wordpress, primeiro vamos falar sobre:

Nesta parte do artigo vocês vão aprender a esconder o email para os bots, mas não para os usuários, este código tem a funcionalidade de mascarar o email no código fonte da sua página aplicando um simples shortcode na sua página.

Infelizmente existem os bots que estão varrendo a web procurando emails inocentes para serem vitimas de planos perversos de sites e empresas que não tem uma boa reputação na web e uma vez seu email capturado os spans tomam sua caixa de email com propagandas indesejadas, um telemarketing virtual se não for pior, mas acontece que não podemos deixar de divulgar nosso email, pois é com ele que obtemos nosso primeiro contato com o cliente, principalmente nós que trabalhamos como freelances.

Primeiro temos que adicionar o seguinte código no functions.php do seu tema:

function cwc_mail_shortcode( $atts , $content=null ) {
for ($i = 0; $i < strlen($content); $i++) $encodedmail .= “&#” . ord($content[$i]) . ‘;’;
return ‘<a href=”mailto:’.$encodedmail.’”>’.$encodedmail.’</a>’;
}
add_shortcode(‘email’, ‘cwc_mail_shortcode’);

Agora é só inserir este shortcode nas páginas ou posts que você for inserir algum email:

[email]email@dominio.com.br[/email]

Agora se você pretende adicionar seu email em alguma parte do seu tema como eu fiz no footer.php, é só usar o seguinte código no lugar do seu email, lembrando de substituir o endereço de email pelo seu:

<?php echo antispambot(‘email@dominio.com.br’) ?>

Se você for analisar o código-fonte da sua página verá que seu email esta completamente irreconhecível, mas visível somente para olhares humanos, pronto você esta protegido contra bots!

Alterando idioma do Wordpress

Muitas pessoas instalam o WordPress em Inglês sem saber que existe uma versão oficial em português ou atualizam para a versão mais atual do CMS em inglês, aqui vai um passo a passo bem simples que ensina a alterar o idioma do WordPress para português, é tão simples que você pode traduzir do inglês para o português em apenas 5 minutos.

1º Passo

Faça download da última versão do WordPress em português

2º Passo

Extraia o WordPress e entre na pasta “wp-content” e envie a pasta “languages” para o seu site atual, sempre respeitando a hierarquia das pastas.

3º Passo

Agora no seu site abra o arquivo “wp-config.php” encontre a linha de comando:

define (‘WPLANG’, ”);

e substitua por:

define (‘WPLANG’, ‘pt_BR’);

Salve as modificações e pronto seu tema esta em português! Aproveite!

Exibindo posts mais comentados

Nesta parte do artigo vamos aprender como mostrar os posts mais comentados em uma lista no seu WordPress, isso é bem simples mas ajuda a divulgar as matérias que que foram mais comentadas em seu site, gerando uma curiosidade e consequentemente mais cliques e comentários para a sua postagem.

Vamos ao código:

<ul>
<?php $result = $wpdb->get_results(“SELECT comment_count,ID,post_title FROM $wpdb->posts ORDER BY comment_count DESC LIMIT 0 , 10″);
foreach ($result as $post) {
setup_postdata($post);
$postid = $post->ID;
$title = $post->post_title;
$commentcount = $post->comment_count;
if ($commentcount != 0) { ?>
<li><a href=”<?php echo get_permalink($postid); ?>” title=”<?php echo $title ?>”>
<?php echo $title ?></a> <?php echo $commentcount ?></li>
<?php } } ?>
</ul>

Para alterar a quantidade de posts que será mostrado é só alterar a segunda linha do código onde está o número 10, altere para a quantidade que lhe agrade e o restante do código é bem explicativo:

  • $result = é o resultado exibido após selecionar no banco de dados, listando de forma descendente (ORDER BY comment_count DESC)
  • $postid = ID do post
  • $title = Título do Post
  • $commentcount = Número de Comentários

Se você quiser ir além e utilizar um pouco de criatividade, da para personalizar ainda mais usando imagens, CSS e ícones para tornar mais atrativo seus posts mais comentados, também serve como porta de entrada para seus visitantes conhecerem seus posts mais comentados e de uma certa forma incentiva os comentários em seu blog.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima.

Rodrigo dos Messias

Rodrigo dos Messias - É formado em publicidade e propaganda pela UBC, atua a 7 anos como webdesigner, programador, criativo e curioso. Atualmente trabalha na RPM produtora como analista SEO, entusiasta de SEO, SEM, Otimização de Conversão, WordPress e Magento. www.inspiredme.com.br