Desenvolvimento - Javascript

IF em Javascript: Estruturas condicionais em Javascript

Neste artigo veremos como trabalhar com a estrutura IF em Javascript, também veremos como utilizar o else em exemplos do mundo real.

por Ricardo Arrigoni



Olá pessoal, neste artigo iremos ver como trabalhar com algumas estruturas condicionais em javascript. O IF e o ELSE.

If em Javascript

IF é uma estrutura de controle utilizada para tomar decisões. Realiza umas ou mais operações em função de uma expressão na forma de condição. Basicamente primeiro é dada uma condição e caso essa condição seja positiva, ele executa a ação.

A estrutura básica do if em javascript é: if ( condição ) { código a ser executado }

Essa condição é feita por operadores lógicos como: maior, menor, menor igual, igual, maior igual, diferente. Também podem ser usados ou não em conjunto com: e , ou, etc.

Vamos ver como funciona isso na prática? No exemplo abaixo vamos fazer uma condição verificando se um número é igual ao outro, caso seja verdadeira a condição usaremos o document.write para imprimir uma mensagem.

Listagem 1: Exemplo de If em Javascript

<script language="JavaScript" type="text/javascript">

  if (25 == 25) {
    document.write ("Os números são iguais");
  }

</script>

Usando dessa maneira, assumimos que só existe uma chance e que a condição sempre será verdadeira, pois caso seja negativa, nada irá acontecer. Para definirmos um comando para o programa executar caso a condição seja negativa precisaremos do else, no próximo exemplo iremos ver como funciona o else.

Else em Javascript

O Else serve basicamente para suprir a parte negativa da condição do IF, ou seja, quando a condição no IF for falsa, o ELSE assume e executa a ação.

Sua sintaxe é igual a do IF, mas com uma pequena diferença: if ( condição ) { código executado se verdadeiro } else { código executado se falso }

Vamos pegar o exemplo anterior de IF e adicionarmos o ELSE nele, vendo como ele funciona:

Listagem 2: Exemplo de uso do Else em javascript

<script language="JavaScript" type="text/javascript">
if (25 == 35) {
	document.write ("Estes números são iguais");
		} else {
			document.write ("Estes números não são iguais");
		}
</script>

Como podemos ver no código acima, os números não são iguais, então a condição executada será o else, nesse exemplo fica um pouco genérico pois desde o início sabemos que o resultado será negativo, pois são valores setados por nós. Mas isso é muito útil quando utilizamos valores vindos de variáveis, os quais dependem totalmente da interação do usuário.

Vamos ver um outro exemplo onde fica mais evidente a importância do if e do else.

Listagem 3: Exemplo do mundo real de if e else

<script language="JavaScript" type="text/javascript">
var idade;
if (idade >= 18) {
	document.write ("Você é maior de idade");
		} else {
			document.write ("Você não é maior de idade");
		}
</script>

Nesse exemplo, vamos depender de qual será o valor da idade que o usuário inserir para sabermos se a condição a ser executada será a positiva ou a negativa.

Vocês podem utilizar a lógica de vocês e testarem diversas formas diferentes de fazer esse tipo de condição, fiquem à vontade para enviarem suas dúvidas nos comentários que terei o maior prazer em ajudá-los.

Espero que tenham gostado e até o próximo tutorial.

Ricardo Arrigoni

Ricardo Arrigoni - Especialista em SEO com mais de 7 anos de experiência. Para consultorias em SEO visite meu site: www.ricardoarrigoni.com.