Desenvolvimento - HTML

Como ter um site na internet: Colocando o site online no FTP

Neste artigo vamos ver como fazemos para hospedar um site em um servidor ftp e colocá-lo online para todos visualizarem.

por Ricardo Arrigoni



Olá pessoal, muitas pessoas me falam que possuem muitas dúvidas de que após construírem seus sites não sabem como hospedá-lo na internet, então resolvi escrever esse artigo para ajudar quem tenha a mesma dificuldade.

Colocar o site no ar é basicamente fazer o upload dele no ftp. Existem duas maneiras de se fazer isso:

  • Via cPanel
  • Via FTP

O cPanel é uma ferramenta que 99% das hospedagens online oferecem para os usuários, nela é possível fazer diversas coisas em seu site de maneira rápida e fácil.

Fazendo upload pelo FTP

Mas para fazer o upload do site eu acho muito mais prático e rápido fazer diretamente via ftp, mas para isso precisamos de um programa de ftp, eu costumo usar o FileZilla pra isso.

Não vou entrar no mérito de instalação do filezilla, mas é algo bem simples de se fazer, basta ir no next, next, finish.

Após instalar, vamos precisar conectar no seu servidor ftp, com o host, usuário e senha.

Nota.: Normalmente o servidor ftp é composto pelo prefixo "ftp."+ seu dominio, ficando ftp.seusite.com.br.

Nota2.: Usuário e senha são definidos assim que você contrata um serviço de hospedagem.

Para logar basta colocar o seu endereço ftp no campo host, seu usuário e senha nos respectivos campos, não precisa preencher o campo de porta.

Logando no ftp

Figura 1: Logando no ftp

Agora, dentro do seu servidor ftp, procure a pasta "public_html" ou "www"(tanto faz qual usar).

Entrando na pasta public_html

Figura 2: Entrando na pasta public_html

É dentro dessa pasta que você precisa colocar todos os seus arquivos, essa é a pasta raiz do site, por exemplo, se você colocar um arquivo chamado index.html dentro dessa pasta, é ele que será carregado por padrão quando você acessar www.seusite.com.br.

Caso você queira criar diretórios em seu site, deixando www.seusite.com.br/downloads, basta você criar uma pasta chamada downloads dentro da pasta public_html.

Lembrando que primeiro de tudo é necessário ter um domínio registrado no Registro.br e contratar um serviço de hospedagem. Existem diversos serviços dos mais variados valores e das mais variadas qualidades também. Vale a pena pesquisar um pouco sobre antes de contratar alguma.

Eu, particularmente possuo uma revenda de hospedagem e não tenho do que reclamar, nunca me deu problema e nenhum dos meus clientes reclamam, mas eu pesquisei muito antes de contratar, portanto o mais importânte é que vocês pesquisem qual hospedagem vão contratar.

Existem alguns sites que oferecem hospedagens gratuitas também, mas, a não ser que você esteja procurando algo apenas para estudos, eu acho muito mais vantajoso você contratar uma hospedagem, pois só assim você consegue ter total acesso e pode colocar o seu domínio corretamente.

Fazendo upload pelo cPanel

O cPanel, como disse anteriormente é uma ferramenta que as hospedagens fornecem gratuitamente, ela possui uma interface bem mais agradável e mais fácil para leigos utilizarem.

Para entrar nele é preciso colocar no navegador o endereço cpanel.seudominio.com.br, irá aparecer a tela de login a seguir:

Tela de login do cPanel

Figura 3: Tela de login do cPanel

Do mesmo jeito que acontece com o ftp, você precisa colocar o seu usuário e senha definidos na contratação da hospedagem, após se logar, será exibida a seguinte tela:

Página principal do cPanel

Figura 4: Página principal do cPanel

Após logar no cPanel, navegue até a área de arquivos e clique em Gerenciador de Arquivos, como mostra a imagem a seguir:


Figura 5: Gerenciador de Arquivos

Após entrar no gerenciador de arquivos, irá abrir uma tela igual a da Figura 6. Essa tela, corresponde à mesma área dentro da pasta public_html ou www que vimos ao acessar pelo ftp(filezilla).

Tela  de pastas do servidor no cpanel

Figura 6: Tela de pastas do servidor no cpanel

Pelo cPanel, como podemos ver, existe uma interface mais agradável e é possível gerenciar tudo de forma fácil e intuitiva, com um menu de navegação para criar, editar e excluir pastas, sistema de upload de arquivos.

A única coisa ruim que eu acho é que não posso fazer múltiplos uploads, têm que ser enviados um arquivo de cada vez, o que torna o processo bem lento, mas para quem ainda não tem muito conhecimento com ftp, é uma ótima alternativa.

Por ele também é possível gerenciar permissões de pastas e arquivos e editar o arquivo online, com a ajuda de um editor de códigos nativo dele.

Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado e entendido como fazer para hospedar seu site na internet.

Lembre-se sempre de registrar seu domínio e pesquisar bastante para contratar um serviço de hospedagem de qualidade.

Um abraço e até o próximo artigo.

Ricardo Arrigoni

Ricardo Arrigoni - Especialista em SEO com mais de 7 anos de experiência. Para consultorias em SEO visite meu site: www.ricardoarrigoni.com.