Infra - Hardware

Perdendo o medo do seu computador

Veja nesse artigo como lidar, sem medo, com peças internas de um computador.

por Rodney Albuquerque



Este artigo foi feito em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, pelos alunos do Curso de Informática para Internet Eduardo Lima, Eliara de Freitas, Izabela da Silva e Rodolpho Pereira.

Introdução

Ao longo de algum tempo, temos acompanhado pessoas levando seus computadores às lojas de manutenção por apresentarem defeitos simples. E, em muitos casos, esses defeitos poderiam ser evitados ou resolvidos por conta própria se elas possuíssem algum breve conhecimento, sem necessitar da ajuda técnica.

Na verdade, não queremos formar nenhum técnico independente, até porque sabemos que alguns problemas dessas máquinas, cada vez mais sofisticadas, são complexos até mesmo para especialistas nesse assunto. Nosso intuito é ajudar as pessoas para que elas percam o medo de mexer em seu PC (computador).

Iremos abordar algumas peças que compõem o computador e ensinar você a manuseá-las corretamente.

1-Conhecendo os procedimentos adequados

A maioria das peças é manuseada pelas laterais (Figura 01). Isso ocorre nas peças que possuem circuitos eletrônicos. Ao tocar com as mãos ou dedos nos circuitos, podemos queimá-los ou danificá-los, uma vez que todo ser humano possui uma carga eletrostática, prejudicial a esses componentes. Por esse motivo é importante que descarreguemos a energia eletrostática de nosso corpo. Nós fazemos isso tocando por alguns segundos em qualquer peça ou objeto condutor de eletricidade que esteja aterrado, como mostra a figura 02.

Forma de manusear uma placa interna de um computador

Figura 01: Forma de manusear uma placa interna de um computador

Descarregando a energia eletrostática

Figura 02: Descarregando a energia eletrostática

2- Conhecendo as peças internas

2.1-Fonte

Trata-se da fonte de alimentação do computador, pode ser manuseada tranquilamente porque seus circuitos não estão à mostra. Não deve ser violada, pois isso implicaria em defeito ou queima do componente.

Fonte de alimentação do computador

Figura 03: Fonte de alimentação do computador

2.2-Placa-mãe

A maioria das pessoas a definem como a principal peça do computador, porque é nela que são acoplados os outros componentes (placas de vídeo, placas de som, pentes de memória etc).

Placa-mãe de um computador com slots (encaixes) para outras placas

Figura 04: Placa-mãe de um computador com slots (encaixes) para outras placas

2.3-HD (disco rígido)

Nada mais é do que um componente que armazena os dados fixos do computador. É nele que fica, por exemplo, o próprio sistema operacional da sua máquina (Windows, Linux etc). Pode ser manuseado normalmente, desde que você não toque nos circuitos abaixo dele, sempre realizando esse manuseio pela parte metálica do HD (Figura 05).

HD ou disco rígido

Figura 05: HD ou disco rígido

2.4-Memória RAM

É a memória que auxilia na execução de dados e programas, ou seja, ela não armazena dados fixamente. São dados que são executados e retirados dessa memória. Um computador pode conter mais de um pente de memória, que nada mais é do que placas compridas como a da figura abaixo. Sua forma de manuseio, assim como com as outras placas, é sempre pelas laterais.

Pente de memória
Figura 06: Pente de memória

2.5-Placa de Vídeo

É a responsável pelos gráficos do computador e em exibir os dados na tela através do conector do monitor (conector azul).

Placa de vídeo

Figura 07: Placa de vídeo

2.6-Placa de Som

É a responsável pelos sons do computador e em transmiti-los para as respectivas caixas de som ou dispositivos auxiliares. Hoje em dia ela é praticamente indispensável. Em alguns casos, o computador vem com ela embutida (on board) na placa-mãe.

Placa de som nos dois casos (on board embaixo e off board em cima)

Figura 08: Placa de som nos dois casos (on board embaixo e off board em cima)

2.7-Drive de CD/DVD

É a responsável pela leitura e execução de CDs ou DVDs.

Drive de CD e DVD

Figura 09: Drive de CD e DVD

3-Desmontado o computador

Solte os quatro parafusos (Figura 10) da parte traseira do computador de ambos os lados e retire as placas metálicas dos lados do gabinete, correndo-as para trás (Figura 11).

Parafusos localizados na parte de trás do computador/Forma de retirar as placas metálicas laterais do computador

Figura 10: Parafusos localizados na parte de trás do computador/Forma de retirar as placas metálicas laterais do computador

Primeiro contato ao desmontar um computador simples

Figura 11: Primeiro contato ao desmontar um computador simples

4-Aprendendo a limpar

Ao contrário do que se imagina, limpar o computador é uma tarefa fácil, desde que se obedeça a alguns procedimentos. Trabalhe sempre com o computador desligado da tomada.

1º Passo: Basta você inserir um jato de ar (nem quente nem frio demais) em direção às peças do computador, para retirar as sujeiras mais densas. Para tal tarefa utilize um secador, um compressor, ou até mesmo uma lata de ar comprimido como mostra a imagem a seguir. Não se deve permitir que nada úmido e nem molhado entre em contato com as peças e circuitos. Pode-se utilizar um pano seco para limpar as partes que não incluem circuitos, como o dissipador de calor (pequeno ventilador) do computador.

Aplicando um jato de ar comprimido nas peças internas

Figura 12: Aplicando um jato de ar comprimido nas peças internas

2º Passo: Caso você queira limpar peça por peça do computador: retire as peças conforme a figura 14, segurando sempre pelas extremidades com cuidado ao desencaixar e na hora em que você for recolocar.

Como inserir e retirar um componente do computador

Figura 13: Como inserir e retirar um componente do computador

Algumas pessoas utilizam a borracha escolar para realizar a limpeza dos conectores das placas como mostra a imagem a seguir. E para quem acha que é mito: realmente funciona!

Limpeza com borracha escolar nos conectores metálicos de um pente de memória

Figura 14: Limpeza com borracha escolar nos conectores metálicos de um pente de memória

Agora é só por a mão na massa. Não se esqueça dos procedimentos adequados para segurar as placas na hora recolocá-las no lugar. Perca o medo, mas trabalhe sempre com muito cuidado, porque um simples defeito pode virar algo bem maior em caso de condutas incorretas quanto à manutenção preventiva.

Esperamos ter ajudado, bom trabalho!

Rodney Albuquerque

Rodney Albuquerque - Professor Universitário do curso de Ciência da Computação