Desenvolvimento - Javascript

Principais Frameworks de Javascript

Neste artigo iremos ver 11 dos principais frameworks em Javascript do mundo.

por Ricardo Arrigoni



Por que frameworks são importantes?

Em primeiro lugar vamos entender o porquê do uso de frameworks ter crescido e ganhado tantos adeptos nos últimos anos de desenvolvimento web.

Quando queremos criar sites responsivos, de fácil manutenção, entre outras funcionalidades, é muito difícil e trabalhoso de se fazer manualmente e é aí que entram os frameworks, facilitando o trabalho do desenvolvedor.

E é exatamente por isso que os desenvolvedores web gostaram tanto de utilizar frameworks.

Em outro artigo eu listei 6 dos principais frameworks para desenvolvimento front-end, nesse artigo irei listar algumas das bibliotecas e dos frameworks mais famosos de javascript.

jQuery - http://jquery.com/

 jQuery Framework

Figura 1: jQuery Framework

Esse, sem dúvida nenhuma é o mais importante de todos, acredito ter sido o pioneiro e mais utilizado em todo o mundo.

O jQuery é um excelente framework pois ele é rápido e leve, podendo ser criadas animações, manipulações de eventos, entre outras. O Ajax também é uma API muito fácil de usar e que é compatível com a grande parte dos navegadores. Sem dúvidas o jQuery definitivamente mudou o jeito de desenvolver na internet e mudou para melhor.

Muito utilizado por grandes empresas e projetos como Wordpress, Wikipédia, etc.

jQuery UI - http://jqueryui.com/

jQuery UI

Figura 2: jQuery UI

O jQuery UI é uma variação no jQuery, ou seja, foi criado em cima da biblioteca jQuery.

É um conjunto de interações de interface dos usuários, efeitos, widgets e temas.

Se você precisa criar um site com uma grande interação com o usuário ou simplesmente inserir um plugin de data(date picker) em algum formulário de contato, por exemplo. jQuery UI é a sua escolha perfeita.

jQuery Mobile - http://jquerymobile.com/

jQuery Mobile

Figura 3: jQuery Mobile

Também feito com base no jQuery, o jQuery mobile é a escolha perfeita para aplicações feitas para dispositivos móveis.

Seu código é também baseado em HTML5 e possui u design bem flexível e facilmente personalizável.

Conheça o curso de jQuery Mobile da DevMedia.

Javascript MVC - http://javascriptmvc.com/

Javascript MVC

Figura 4: Javascript MVC

O JavaScriptMVC é um framework para o lado do cliente(cliente-side) no desenvolvimento em Javascript. É uma das melhores maneiras de se criar com qualidade aplicações de fácil manutenção em um espaço de tempo muito curto.

Framework com muitos recursos de suporte para geração de códigos, testes e gerenciamento de dependências.

Backbone.js - http://documentcloud.github.com/backbone/

Backbone.js

Figura 5: Backbone.js

Esse framework dá estrutura para aplicações web por meio de modelos com valores-chave de eventos personalizados. Conta também com uma rica API com diversas funções por meio de sua interface RESTful JSON.

Ao trabalhar em uma aplicação web que envolve um monte de JavaScript, uma das primeiras coisas que você aprende é parar de colocar todos os seus dados para o DOM. É muito fácil ver aplicações JavaScript que acabam como pilhas com diversos seletores de jQuery e callbacks.

Quando falamos de aplicações ricas cliente-side, é muito mais útil uma abordagem um pouco mais estruturada.

Com Backbone.js, você representa seus dados como modelos, que podem ser criados, validados, destruídos, e salvos no servidor.

Nesse link é possível ver alguns dos exemplos em que são utilizados esse framework.

Exemplos de backbone.js - http://documentcloud.github.com/backbone/#examples

Knockout - http://knockoutjs.com/

Knockout Framework

Figura 6: Knockout Framework

Knockout é uma biblioteca de JavaScript que o ajuda a criar telas ricas e responsivas. Toda vez que você tem seções de interface do usuário que a atualização dinâmica (por exemplo, mudar dependendo das ações do usuário ou quando um muda a fonte de dados externas), podem ser implementadas de uma maneira mais simples e fácil com o Knockout.

Prototype - http://prototypejs.org/

Prototype JS

Figura 7: Prototype JS

O prototype js leva a complexidade de todo desenvolvimento web para fora do lado do cliente. Foi criado para solucionar alguns problemas do mundo real e melhora a interface do Ajax e do DOM.

MooTools - http://mootools.net/

MooTools Framework

Figura 8: MooTools Framework

Como o próprio slogan já diz, se trata de um framework javascript bem compacto, modular e orientado a objetos projetado para usuários intermediários e avançados de Javascript.

Com ele é possível escrever facilmente códigos robustos, flexíveis e que funcionem em qualquer navegador moderno, além de ter uma documentação muito bem estruturada e explicativa.

Dojo - http://dojotoolkit.org/

Dojo Framework

Figura 9: Dojo Framework

O Dojo pode ser baixado a partir do site oficial em diversas versões. Cada uma dessas versões pode ter determinadas partes da biblioteca do Dojo num arquivo Javascript, e permitir que você carregue outras partes da biblioteca dinamicamente usando o método de importação do Dojo.

O Ajax é a versão mais popular do Dojo, e essa versão inclui suporte para operações assíncronas (para chamadas de AJAX), efeitos visuais, manipulações de eventos e as bibliotecas base do Dojo.

Script.aculo.us - http://script.aculo.us/

Script.aculo.us Framework

Figura 10: Script.aculo.us Framework

Criar efeitos visuais em Javascript ficaram bem mais fáceis com o esse framework. O script.aculo.us é uma biblioteca que permite a criação de efeitos de forma simples, sem precisar ser um desenvolvedor com conhecimentos avançados em Javascript.

Kendo UI - http://www.kendoui.com

Kendo UI Framework

Figura 11: Kendo UI Framework

O Kendo UI além de ser um framework javascript, também é HTML5. Com ele é possível criar sites modernos e robustos, além de aplicativos mobile.

Conclusão

Nesse artigo listei 11 dos principais frameworks de javascript. Esses, na minha opinião, são os melhores disponíveis e vocês podem ficar a vontade em usar qualquer um deles que não irão se arrepender.

Espero que tenham gostado, até o próximo artigo.

Ricardo Arrigoni

Ricardo Arrigoni - Especialista em SEO com mais de 7 anos de experiência. Para consultorias em SEO visite meu site: www.ricardoarrigoni.com.