Desenvolvimento - Java

Gerenciamento da Integração PMBoK

Veja neste artigo uma introdução ao processo de desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, mais um processo da área de Gerenciamento da Integração.

por Higor Medeiros



O Guia PMBoK é um guia de conhecimentos em gerenciamento de projetos. O Guia PMBoK possui diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para a gerencia de qualquer projeto.

Neste artigo será mostrado uma das áreas de conhecimento do guia PMBoK. Esta área de conhecimento é ainda divida em seis processos. Nas seções seguintes será mostrado o que é essa área e o que é o processo de desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto.

Conceitos

A área de conhecimento Gerenciamento da Integração do Projeto possui diversos processos e atividades dentro de cada um dos processos responsáveis por identificar, definir, combinar, unificar e coordenar as outras diversas atividades e processos de gerenciamento de projetos abordados no guia PMBoK. Portanto, este processo é um integrador ou ainda um consolidador ou articulador que são vitais para gerenciar expectativas dos clientes e atender aos requisitos do projeto.

Veremos no decorrer do artigo quais são os processos dessa área de conhecimento e qual a responsabilidade de cada um desses processos.

Processos

Existem seis processos de gerenciamento da integração, são eles:

  • Desenvolver o termo de abertura do projeto: Desenvolve-se um documento formal autorizando um projeto ou uma fase e documenta os requisitos iniciais com as partes interessadas.
  • Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: Documenta-se todas as ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares que são criados em outros processos em outras área de conhecimento.
  • Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto: Realiza-se o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto.
  • Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto: É feito um acompanhamento e regulação no projeto com o intuito de averiguar se o objetivos previamente definidos no plano de gerenciamento do projeto estão sendo satisfeitos.
  • Realizar o Controle Integrado das Mudanças: Revisa-se toda e qualquer solicitação de mudança e após isso é definida a aprovação ou não das mudanças solicitadas.
  • Encerrar o Projeto ou Fase: Finaliza-se todas as atividades de todos os grupos de processos ou área de conhecimento para finalizar formalmente um projeto ou uma fase.

Na próxima seção analisaremos um dos processos descritos acima que é o processo de desenvolver o plano de gerenciamento do projeto e será possível entender melhor o que requer este processo.

Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

Neste processo é onde documentamos as ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares (planos que são criados em outras áreas). Este plano define como o projeto é executado, monitorado e controlado e encerrado. Pode-se observar que ele define todas as etapas que ocorrem num projeto.

O plano de gerenciamento do projeto é desenvolvido através de uma série de processos integrados até o encerramento do projeto. Além disso, este plano é constantemente elaborado através de atualizações que são controladas e aprovadas pelo processo Realizar o Controle Integrado de Mudanças que será visto posteriormente neste artigo.

Nas próximas seções serão detalhadas as entradas, ferramentas e técnicas além das saídas deste processo.

Entradas

O processo Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto possui uma entrada:

  • Termo de Abertura do Projeto: O termo de abertura do projeto é um documento com as necessidades do negócio, o entendimento atual das necessidades do cliente, e o novo produto, serviço ou resultado que pretende satisfazer, tais como o propósito ou justificativa do projeto, requisitos de alto nível, descrição em alto nível do projeto, riscos em alto nível, resumo do orçamento, etc. O processo Definir o Termo de Abertura do Projeto é mais detalhado no artigo Gerenciamento da Integração Parte I e a sua saída é a entrada para este processo Definir o Plano de Gerenciamento do Projeto.
  • Saídas dos Processos de Planejamento: O processo Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto é todo o planejamento feito através de outras áreas do PMBoK, devemos nos recordar que este processo cria um plano completo através da composição de outros planos feitos em outros momentos. Portanto, temos aqui um plano com a integração de outros planos como planos criados na área de Custos, Tempo, Escopo, entre outras. Assim, a saídas desses outros planos são todas entradas para o Plano de Gerenciamento de Projeto que vai agregar todos esses planos em apenas um.
  • Fatores Ambientais da empresa: Os fatores ambientais são situações que podem ocorrer na organização interna ou externa que cercam ou influenciam o sucesso de um projeto. Estes fatores ambientais podem aumentar ou restringir as opções de gerenciamento de projetos e ainda podem influenciar positivamente ou negativamente no resultado deste projeto. Os fatores ambientais que podem influenciar no Plano de Gerenciamento do Projeto são: padrões governamentais ou industriais, um Sistema de Informação que automatiza algumas tarefas como um software de elaboração de cronograma ou gerenciamento de configuração, estrutura e cultura organizacionais, infraestrutura, administração de pessoal que pode ter diretrizes para contratação e demissão de pessoal ou revisões de desempenhos, além de outros fatores que podem surgir.
  • Ativos de Processos Organizacionais: Os ativos de processos organizacionais são todos os ativos relacionados a processos, de quaisquer ou todas as organizações envolvidas no projeto que podem ser usados para influenciar o sucesso do projeto. Os ativos de processos organizacionais que podem influenciar no processo de desenvolvimento do plano de gerenciamento de projeto podem ser: Diretrizes padrão, instruções de trabalho, critérios para medir desempenho, um modelo de plano de gerenciamento de projeto onde futuros projetos poderiam utiliza-lo, procedimentos de controle de mudanças, arquivos de projetos passados como planos de custos, escopo, cronograma, diagramas de rede, ações contra riscos, informações históricas com lições aprendidas de projetos passados, entre outros.

Ferramentas e Técnicas

O processo Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto possui uma ferramenta e técnica:

Opinião Especializada: A opinião especializada é fornecida por qualquer grupo ou pessoa que tenha conhecimento ou treinamento especializado e está disponível para ajudar na avaliação das entradas necessárias para o desenvolvimento Plano de Gerenciamento do Projeto. Durante este processo a opinião especializada é usada para: Adequar o processo no intuito de atender as necessidades do projeto, desenvolver detalhes mais técnicos para que possam ser incluídas no plano, determinar o nível dos recursos para executar o trabalho planejado no plano, determinar o nível de gerenciamento de configuração necessária no projeto, determinar quais serão os documentos do projeto que necessitam de controle de mudanças.

Saídas

O processo Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto é todo o planejamento feito através de outras área do PMBoK. Ou seja, ele consolida e integra todos os outros planos e linhas de base desenvolvidos incluindo: Ciclo de vida do projeto e os processos executados em cada fase, processos de gerenciamento de projeto selecionados pela equipe, nível de implementação de cada um desses processos selecionados, ferramentas e técnicas que serão usados nos processos selecionados, como esses processos serão utilizados e como será feita a interação entre eles, como o trabalho será efetivamente executado para cumprir os objetivos, um plano de gerenciamento de mudanças documentando como as mudanças serão monitoradas e controladas, um plano de gerenciamento da configuração documentando como esse gerenciamento será feito, necessidades e técnicas para comunicação entre as partes interessadas.

Esse plano pode ser resumido ou bastante detalhado e ser composto de planos auxiliares. Dependendo do projeto esse plano auxiliar poderá ser muito ou pouco detalhado. Após o plano de gerenciamento de projeto ser estabelecido ele somente poderá ser modificado após uma solicitação de mudança ser solicitada e aprovada pelo processo Realizar o Controle Integrado de Mudanças.

O plano de gerenciamento do projeto pode ser composto das seguintes linhas de base:

  • Linha de Base de Cronograma
  • Linha de Base de Custos
  • Linha de Base de Escopo

Elas são melhores detalhadas nas suas respectivas áreas.

Já os planos auxiliares que podem compor o plano de gerenciamento do projeto são:

  • Plano de Gerenciamento do Escopo
  • Plano de Gerenciamento dos Requisitos
  • Plano de Gerenciamento do Cronograma
  • Plano de Gerenciamento dos Custos
  • Plano de Gerenciamento da Qualidade
  • Plano de Melhorias no Processo
  • Plano de Gerenciamento dos Recursos Humanos
  • Plano de Gerenciamento das Comunicações
  • Plano de Gerenciamento dos Riscos
  • Plano de Gerenciamento das Aquisições

Esses planos são realizados em suas respectivas áreas. Por exemplo, o plano de gerenciamento dos custos é elaborado na área de custos, assim como o plano de gerenciamento do escopo é elaborado na área de escopo.

Conclusão

O processo desenvolver o plano de gerenciamento do projeto tem como entrada diversos planos auxiliares que são criados em outras áreas. Esse processo tem como objetivo consolidar todos esses planos e gerencia-los. A saída desse processo é justamente uma integração de todos esses planos que são criados em diferentes momento do projeto.

Bibliografia

  • Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBoK), 4º edição. Pensylvania, PMI, 2008.
  • HELDMAN, Kim. Gerência de projetos, Guia para o exame official do PMI. 5º edição, PMI. Campus, 2009.
Higor Medeiros

Higor Medeiros - Higor Medeiros (higorowen@gmail.com) é aluno da Universidade do Vale do Rio dos Sinos em Ciência da Computação cursando o 4º semestre, onde também trabalha na pesquisa científica na área de inteligência artificial com Processamento de Linguagem Natural, desde 2004. É programador em diversas linguagens, tendo mais experiência em C# onde hoje desenvolve softwares para PLN.