Review - Softwares

MicroOLAP Database Designer – Criação e manutenção de base de dados PostgreSQL

Conheça um pouco sobre a ferramenta MicroOlap Database Designer for PostgreSQL, destinada a modelagem de dados e produtividade em PostgreSQL.

por Renato R. Ricci



Uma das perguntas mais comuns que as pessoas se fazem quando decidem optar por um banco de dados, no caso o PostgreSQL, é: qual ferramenta(IDE) será utilizar para criar tabelas, procedures ou functions? Após inúmeras pesquisas e testes em diversas ferramentas, uma das ferramentas que que mais se destaca devido ao seu custo/benefício, é um software chamado MicroOLAP Database Designer for PostgreSQL, uma ferramenta proprietária, mas que, para muitos, seu valor acaba compensando pelo que a ferramenta é capaz de fazer. Ela também está disponível para o banco MySQL.

Interface

O MicroOlap Database Designer conta com uma interface gráfica muito amigável e intuitiva, como mostra a Figura 1, o que lhe permite construir visualmente uma estrutura de banco de dados clara e eficaz.

A interface apresentada na figura corresponde a versão 1.10.4, que roda no Windows 7, mas também é compatível com Linux.

Após criar os objetos (tabelas, referências, views, etc.) de forma visual, você pode facilmente, através de um simples clique, gerar o banco de dados físico em um servidor e/ou modificá-lo de acordo com as alterações feitas no diagrama.

Interface do MicroOlap

Figura 1. Interface do MicroOlap

Outro recurso é a engenharia reversa de banco, onde você pode importar bases de dados já existentes e transformá-las em um diagrama, e a partir daí fazer qualquer alteração que queira de forma visual, seja ela criar tabelas ou relações entre elas, criar views, ou até mesmo criar/alterar funções de banco.

O que faz a ferramenta ter um diferencial é que a partir do esquema criado ou modificado visualmente, você pode gerar um script com apenas as diferenças (novos objetos e alterações) entre o esquema visual e o banco de dados físico, facilitando assim a atualização de bancos em lote.

Documentação

A ferramenta lhe permite gerar excelentes relatórios que descrevem todos os objetos de banco de dados dentro de seu diagrama. Você pode também exportar uma representação gráfica do diagrama para HTML, EMF, JPEG, PNG, GIF e outros formatos populares ou imprimir o diagrama em uma ou várias páginas.

Características

Dentre as principais características que o MicroOlap Database podemos citar a geração de um script SQL do banco de dados e do próprio fisicamente no servidor, além de poder importar algum banco de dados já existente no servidor e transformá-lo em diagrama. Observe a Figura 2.

SQL Query

Figura 2. SQL Query

Em relação aos diagramas, podemos modificar o banco de dados de acordo com as alterações feitas neles, ou ainda exportar seu banco para formatos gráficos. Além disso, podemos criar relatórios detalhados sobre seu banco.

O MicroOlap Database pode ser baixado se seu site oficial e pode ser utilizada por um período de 30 dias com todos os recursos e sem limitações, mas após este período uma licença de ativação será necessária.

Abraços e até a próxima.

Links

Download MicroOlap
http://www.microolap.com/products/database/postgresql-designer/download/

Renato R. Ricci

Renato R. Ricci - Trabalha com TI a mais de 10 anos, é Consultor de Tecnologia, DBA SQL Server e MongoDB, Bacharelado em Tecnologia em Processamento de Dados, Certificações Microsoft e Oracle, Conhecimentos em PL/SQL, C#, Delphi e PHP.